Navegando por Assunto "Ensino - Inovações tecnológicas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação a distância: história, potencialidades e limites(2012) Shitara, Perla Porto LeiteNas últimas décadas, o aperfeiçoamento contínuo é um requisito fundamental do profissional da sociedade globalizada. A Educação a Distância (EaD), crescentemente, tem-se destacado nas políticas educacionais, para além dos paradigmas do ensino tradicional. Entretanto, muitos questionamentos envolvem desde conceitos de EaD até a efetividade de suas ações. Visando a contribuir para uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino, este estudo apresenta, inicialmente, alguns conceitos fundamentais sobre a EaD e suas principais características e diferenças em relação à modalidade tradicional, ou seja, o ensino presencial. As informações copiladas através desta pesquisa descrevem o panorama mundial e o brasileiro da EaD, a sua história situada ao longo da linha do tempo, a evolução de suas ferramentas e meios de comunicação como os correios, rádio e televisão, até os dias atuais, e destaca alguns dos avanços das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e seus impactos nessa modalidade de ensino. Relativamente à EaD brasileira, são apresentados sua história, dificuldades e avanços. De modo mais destacado, é apresentada a Universidade Aberta Brasileira. Observou-se neste presente estudo que a EaD congrega significativos aspectos positivos e negativos, que delineiam suas potencialidades e limites. Considerando que há uma gradativa expansão da EaD e que ela ainda se encontra em construção e requer contínuas atualizações e ajustes, a inevitável conclusão é pela necessidade de novas análises críticas e ações que tenham por objetivo elevar a qualidade dessa modalidade de ensino, em vista de suas finalidades sociais.
- DissertaçãoEnsino de biologia celular com lâminas digitalizadas: uma proposta de aula em ambiente virtual(2013) Marins, Joseli VergaraEsta dissertação apresenta o desenvolvimento e análise de uma proposta de uma aula virtual, para o ensino de Biologia Celular, para alunos do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. A motivação para a produção do material didático surgiu da necessidade de preservar o material celular utilizado em laboratório para manipulação dos alunos. A digitalização das lâminas abriu a possibilidade de disponibilização das mesmas para consulta e estudo fora do laboratório, em forma de aulas não presenciais. A virtualização do material biológico e sua oferta para acesso remoto exigiu elaborar um sistema multimídia para acesso ao conteúdo curricular da disciplina Biologia Celular, assim como entender a navegabilidade e usabilidade, de forma a explorar pedagogicamente os recursos do meio digital. O material didático foi elaborado e apresentado aos alunos, em sua primeira versão experimental, com o intuito de colher dados sobre navegabilidade, usabilidade e sobre sua qualidade didáticopedagógica. Foram registrados em áudio os comentários dos alunos em sua primeira experiência com o material proposto. A análise dos registros apresenta uma atitude geral positiva, revelando que o material pode servir como apoio e que sua interface é amigável, porém, observa-se que alguns ajustes precisam ser feitos, de forma a torná-lo, não um substituto das aulas presenciais de Biologia Celular, mas um recurso extra para os estudos. Finalmente, os dados sugerem que a digitalização das lâminas e sua oferta em aula virtual auxiliarão não somente nas práticas de estudo dos alunos, mas também na conservação do acervo das lâminas originais.