Navegando por Assunto "Ensino a distância - Brasil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA educação à distância nos cursos de graduação em engenharia(2019) Oliveira, Rafael Barbosa deO presente trabalho é baseado em resultados obtidos de uma pesquisa exploratória sobre o que pensam alunos, professores e empregadores sobre a implementação da modalidade de Educação à Distância (EAD) nos cursos de graduação em engenharias. A pesquisa contemplou a aplicação de questionários junto a alunos dos 9º e 10º períodos dos cursos de engenharia que cursaram disciplinas na modalidade presencial e a aplicação de questionários a professores e empregadores. Este estudo visou identificar e analisar as impressões e opiniões sobre a modalidade EAD aplicada nas engenharias e como percebem a formação e capacitação do aluno dentro dessa modalidade para sua atuação profissional. Os resultados indicaram que a maioria dos pesquisados tanto alunos, professores e empregadores aceitaram a implementação da modalidade EAD nas engenharias, mas não para todas as disciplinas, propondo uma opção semipresencial ou híbrida.
- TeseEducação a distância: um mundo sem rosto(2018) Chaves, Amanda PiresA sociedade contemporânea está marcada por situações paradoxais - ora de indiferença e intolerância ao Outro, ora de respeito e luta por direitos iguais. Nesse contexto, marcado por conflituosas transformações sociais, culturais e políticas, caracterizado pela presença e/ou não-presença dos indivíduos, a questão da alteridade e da ética se impõe como tema de incontestável importância para as áreas de filosofia, sociologia, história e, com igual urgência, para a educação. Com o advento da racionalidade e, em seu transcurso, os avanços da ciência e tecnologia, tanto a sociedade, quanto a escola foram afetadas por um novo modelo de racionalidade articulado, na sua versão mais atual, com a lógica e as exigências do mercado. Os avanços tecnológicos aplicados à comunicação permitiram o surgimento da Educação a Distância (EaD). A partir da segunda metade do século XX, implementou-se a EaD no contexto mundial, a qual, assim como os demais espaços educacionais, se enredou com dinâmicas e práticas, ligadas à utilidade econômica e mercadológica, desfocando o Rosto humano da educação. A presente tese tem como objetivo analisar a formação superior a distância e as possíveis implicações da não-presencialidade na constituição da alteridade enquanto fundamento da ética. Com base teórica no pensamento filosófico de Emmanuel Levinas, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de cunho teórico, bibliográfico/documental com abordagem interpretativa crítica. A teoria de Levinas serve de ancoragem para esta pesquisa a partir da concepção de alteridade como infinita e transcendente, manifestada na epifania do Rosto. A relação face a face entre seres humanos rompe o caráter totalizador da relação de indiferença e intolerância e abre caminhos para uma nova relação eu-Outro que considera plenamente a alteridade, respeitando as diferenças. É objeto desta investigação examinar os processos de formação superior a distância, hoje marcados por práticas de ensino padronizadas, replicadas ou instrutivas, na perspectiva dos eventuais prejuízos formativos decorrente da EaD nos moldes como atualmente vem sendo realizada.