Navegando por Assunto "Ensino médio"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA formação continuada de professores por meio da utilização de softwares educacionais em um programa de capacitação para o ensino médio, no ano 2002(2007) Rosa, Ana Paula daEste trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Mestrado, da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. O trabalho tem em vista dois objetivos: a) verificar e analisar as objetivações e apropriações das propostas de utilização de equipamentos de informática, por professores da rede pública estadual de ensino de São Paulo, em um curso oferecido pela Secretaria do Estado de São Paulo, na modalidade de formação continuada, no decorrer do ano 2002, curso esse estruturado de acordo com as perspectivas delineadas pela reforma educacional da Educação de Nível Médio; b) verificar e analisar quais apropriações e objetivações dessas propostas foram levadas a termo em suas práticas docentes, posto que a formação continuada oferecida visava a produzir mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, ao utilizarem as salas ambientes de informática implantadas nas escolas, a partir do ano de 1998. O estudo foi desenvolvido com base na proposta do curso de formação continuada, nos softwares educacionais utilizados para desenvolvê-la e nas entrevistas concedidas tanto por professores multiplicadores que atuaram nas oficinas pedagógicas, quanto por professores participantes destas. Todos os professores pertencem a uma mesma área Curricular, qual seja, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A escolha dessa área para fins de investigação deveu-se à grande variedade de tipos de softwares educacionais, se comparada com as outras áreas Curriculares. Para fins de análise, foram empregados os estudos de Newton Duarte (2003) quanto aos processos de apropriação e objetivação como mediações para a prática social humana, bem como os de Marise Ramos (2002a, 2002b) para a discussão do modelo de competências que, além de se fazer presente nas reformas educacionais brasileiras, orientou o enfoque do curso estudado.
- DissertaçãoEducação profissional nas escolas públicas municipais em Sorocaba (1970-2000)(2017) Mirim, Fernanda Isaura MedeirosEsta dissertação, vinculada à linha de História e Historiografia: políticas e práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como tema a investigação da trajetória da educação profissional nas escolas públicas municipais de Sorocaba. Assim são abordadas as instituições escolares municipais Dr. Getúlio Vargas e Dr. Achilles de Almeida, desde a implantação dos cursos profissionais na década de 1970 até a sua extinção, em razão do Decreto Federal nº 2.208 de 17 de abril 1997. Para tanto, investiga à formação profissional e integral dos estudantes egressos de escolas municipais nas décadas de 1970, 1980 e 1990, visando assim identificar o cumprimento da meta de se formar jovens para o mercado de trabalho, e concomitantemente proporcionar a posterior continuidade de seus estudos em nível superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental ancorada na análise de dados obtidos por meio de questionário eletrônico e de relatos orais. Para subsidiar este estudo, a pesquisa embasou-se em autores tais como Saviani (2008), Ciavatta, Frigotto e Ramos (2005), Ferretti (1997) de modo a apresentar singularidades do contexto sócio histórico e político das instituições educativas profissionais municipais de nível médio em suas principais características, como sua grade curricular, carga horária, projeto pedagógico, regimento, clientela, e suas respectivas demandas, de forma a entender os processos que levaram à criação e posterior extinção dos cursos profissionalizantes da rede municipal de Sorocaba. A pesquisa chegou ao resultado que as escolas municipais formaram nos cursos técnicos cerca de 5000 alunos. Em relação ao perfil dos egressos, constatou-se que o propósito principal dos cursos era o de preparar os alunos para o mercado de trabalho, porém em função de seu nível elevado, principalmente na área técnica, acabou cumprindo o papel de facilitar o ingresso desses alunos no nível superior.
- DissertaçãoO processo de implantação do ensino médio integrado ao ensino profissional no Instituto Federal de São Paulo, município de Salto (2007-2014)(2017) Honório, Luis Ricardo OrteiroEsta Dissertação investigou a política de educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, particularmente, o processo de implantação dos cursos de ensino médio integrado no município de Salto, no período de 2007 a 2014. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História Historiografia: Políticas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (UNISO) e se desenvolveu no âmbito do Grupo de Estudos Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. O objetivo geral constituiu em investigar o processo de implantação dos cursos de Ensino Médio Integrado ao ensino profissional do IFSP no município de Salto e suas relações com o novo contexto produtivo da região. O método utilizado foi uma análise documental e crítica. Os resultados permitem afirmar que no período de 2007 a 2014 deu-se continuidade ao processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a implantação do ensino médio integrado, antes inexistente. Os cursos de ensino médio integrado em Informática e Automação Industrial do IFSP de Salto obedeceram às determinações do sistema produtivo local tendo como princípios norteadores essas demandas para a elaboração do currículo desses cursos, nas bases emanadas da década de 1990. Assim, o ensino médio integrado no IFSP e no Brasil de forma geral, constitui-se em um grande desafio, por se tratar de uma política recente e necessária que tem, em suas bases teóricas legais, os elementos da educação politécnica e unitária, que é o seu horizonte. A formação humana e integral no ensino médio, que considera as dimensões da vida e da práxis social, o trabalho, a ciência e a cultura, tem hoje bases legais para que se torne uma realidade concreta neste país.