Navegando por Assunto "Ensino profissional - Brasil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseEmpresariado industrial: reflexos do lobby na educação profissional no Brasil(2018) Miranda, Fernando Silveira Melo PlentzA tese verifica a influência dos empresários industriais na regulamentação da educação profissional brasileira a partir do lobby que a entidade de representação sindical destes empresários, qual seja, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) exerce no Estado. Assim, o estudo almeja, a partir da história da CNI, verificar como esta entidade sindical exerce influência no Estado através do lobby, mecanismo através do qual os empresários industriais buscam alcançar as suas metas. Neste sentido, inicialmente o estudo identifica o processo de industrialização brasileira a partir dos anos 1930 e a organização dos empresários industriais brasileiros através da criação da CNI. Em seguida, este estudo rastreia a reestruturação do Estado brasileiro nos anos 1990 sob o signo das novas formas de trabalho e educação que passam a ser exigidas pelo mercado de trabalho, descrevendo as políticas públicas orientadoras de formação para o trabalho, seu processo político de formação em fins do século XX durante o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). Após, apoiado no contexto das mudanças propostas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva no início do século XXI, examina a nova regulamentação da educação profissional brasileira sob a égide do pensamento progressista. Destarte tal pensamento, considerando que as relações entre Estado e sociedade são permeadas de interesses entre os atores sociais, verifica-se que sob o governo Lula a influência dos empresários industriais permanece ativa, pautada em um modelo de desenvolvimento econômico liberalizante, permanecendo a educação profissional brasileira sob o jugo das necessidades do mercado de trabalho. Sob essa perspectiva, analisa-se a criação e a instalação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) a partir de um ideal da “nova” legislação para a educação profissional promulgada, que vincula os cursos de educação profissional segundo os arranjos produtivos locais, compreendendo os reflexos desta política pública da educação profissional na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
- DissertaçãoO lobby dos empresários industriais no congresso nacional: o impacto na política de educação profissional no período de 2006-2019(2021) Botelho, Thaís FernandaO tema de pesquisa é sobre o lobby dos empresários industriais no Congresso Nacional: o impacto na política de educação profissional no período de 2006 a 2019. Vincula-se a linha de Pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação e ao Grupo de Estudo Instituição Escolar: História, Trabalho, e Políticas de Educação Profissional. As perguntas que nortearam esta pesquisa foram: como e de que forma o lobby feito pelos empresários industriais influenciaram o Congresso Nacional e quais as suas consequências nas Políticas de Educação Profissional para a CNI? A hipótese que norteou tais problemas foram de que os empresários industriais utilizam-se do lobby lícito junto ao Congresso Nacional para influenciar os Deputados Federais e Senadores da República na elaboração de legislação para que atendam aos interesses da CNI. Sendo o objetivo geral: verificar os dispositivos de atuação do lobby dos empresários industriais junto ao Congresso Nacional através dos documentos oficiais da CNI. Os objetivos específicos foram: a) verificar a forma como os empresários industriais através da CNI realizam o lobby junto ao Congresso Nacional; b) mensurar os resultados através da comparação entre as Leis de Educação Escolar Profissional e as Agendas Legislativas da Indústria emitidos pela CNI; c) identificar as influências do Congresso Nacional sobre os interesses do empresariado industrial nas políticas públicas educacionais; d) compreender a competência do Congresso Nacional na elaboração das leis de educação escolar profissional brasileira. O procedimento metodológico foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase em uma abordagem analítica dos documentos. Os resultados permitem afirmar que as políticas de educação profissional sofrem influência direta dos empresários industriais devidamente aglutinados em nível nacional por meio da CNI. Os documentos elaborados por essa confederação evidenciam que os interesses dos empresários industriais consistem na vinculação da educação profissional às necessidades do mercado de trabalho, e, para alcançar seus objetivos o empresariado industrial influenciam os agentes do Estado por meio do lobby lícito praticado pela CNI.