Navegando por Assunto "Ensino superior - América Latina"
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- DissertaçãoA internacionalização nas universidades : um estudo sobre Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai(2025) Silva, Ana Laura Pineda Pietrobon daVinculada à linha de pesquisa de Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba (UNISO) e, situada no campo das políticas educacionais das Instituições de Ensino Superior (IES) em países da América Latina selecionados, tais quais Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, esta dissertação tem como tema a internacionalização da Educação Superior. Partindo dessa atividade, busca-se abordar o impacto da mobilidade acadêmica nas universidades latino-americanas, com ênfase no contexto brasileiro. Esta pesquisa tem como pergunta norteadora “Como a mobilidade acadêmica contribui para a internacionalização das universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai?” e objetiva analisar como se deu a mobilidade acadêmica nas universidades dos países em questão nos últimos dez anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve a descrição, sistematização e interpretação de dados coletados, por meio de análise bibliográfica, tendo como base o método comparativo, de caráter internacional, para produção de inovação e conhecimento, pois este tem sido fundamental aos interessados na área da Educação Superior. Os principais resultados da presente dissertação indicam que, nas universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai, na última década, dentre diversas formas de mobilidade, a acadêmica e a estudantil estão aumentando em passo acelerado e em escala global. Além disso, especialmente durante e após o período da pandemia da covid-19, a mobilidade virtual no Ensino Superior tornou-se primordial e incorporou-se a esse avanço. Os resultados indicam também que os diferentes formatos de mobilidade e programas de intercâmbio contribuem e interferem na internacionalização das universidades, além de destacar questões primordiais em relação aos parâmetros e qualidade medida no Ensino Superior latino-americano. Ainda, sugerem ressaltar a escassez de informações dos países selecionados, bem como os motivos pelos quais isso acontece e demais aspectos. A pesquisa é relevante porque os resultados podem ser promissores, devido ao tema estar em curso, ser atual e pertinente à apreciação dos dados mais recentes, em perspectiva comparada sobre as mobilidades acadêmica e estudantil, e como estas impactam na internacionalização das universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai.
- DissertaçãoGlobalização, educação superior e avaliação(2007) Santos, Fábio de PaulaEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba e tem como objetivo discutir o papel e tendências da avaliação institucional nas instituições de nível superior da América Latina. Para tanto, procuramos mostrar a gênese e interdependência dos atores que estudamos: a globalização, a Educação Superior e a avaliação. Procuramos ilustrar estes atores e suas interações com exemplos de instituições do Brasil, América Latina e Europa. Este trabalho também procura apontar as principais tendências da avaliação e da Educação Superior na América Latina baseada na experiência européia a partir da Declaração de Bolonha.