Navegando por Assunto "Ensino superior - Avaliação"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise do perfil discente da Universidade de Sorocaba, mediante a técnica de mineração de dados(2014) Moreno, Rafael Fernando de MoraesNo cenário complexo que constitui a universidade nos dias atuais, impulsionada e pressionada pela lógica do mercado, cabe a perguntar: quem está frequentando a universidade? O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de caso na Universidade de Sorocaba identificando possíveis padrões e classificações no perfil dos discentes que expliquem a sua escolha por determinado curso. Para este feito será realizado uma análise empírica no banco de dados da Universidade fazendo uso de um software de mineração de dados e utilizando um processo denominado KDD (Knowledge Discovery in Databases), que tem a finalidade de descobrir conhecimento em grande volume de dados. Com esta técnica e ferramenta serão analisados os dados socioeconômicos e do questionário informativo dos estudantes ingressantes entre 2006 a 2011, buscando assim, extrair possíveis classificações que expliquem o perfil do estudante que busca determinado curso.
- TeseAvaliação e acreditação no desenvolvimento da educação superior no Brasil(2015) Cardoso, Roberta MurielUm dos grandes desafios a ser enfrentado no âmbito da educação superior atualmente é o de atestar a qualidade das instituições de educação superior e seus cursos, buscando, por meio de processos de garantia de qualidade, internos e externos, repensar as ações institucionais, rever os procedimentos internos e oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas em educação. A avaliação e a acreditação, como instrumentos de garantia de qualidade, são campos abertos a amplo debate epistemológico e conceitual, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado com o objetivo de formar uma cultura de avaliação no País, para melhorar a qualidade da educação superior. A proposta desta tese foi discutir os processos de garantia de qualidade existentes no Brasil, especialmente o SINAES, verificando o que foi proposto e o que ocorre de fato no dia a dia das IES, discutindo em que medida estes processos contribuem para o desenvolvimento da educação superior no País. A pergunta central do trabalho é: Em que medida os processos de avaliação e acreditação, da forma como estão sendo executados, podem atestar a qualidade da educação superior no Brasil? Para responder à pergunta, foi realizada uma pesquisa caracterizada como analítica, de revisão e descritiva. Quanto aos meios, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que o que ocorre no Brasil atualmente é um processo burocrático de fiscalização e controle, com base em uma prática que não pode ser chamada de avaliação educativa, e por isso, não pode atestar a qualidade das instituições e seus cursos, por não contar com elementos de análise suficientes para tanto. Porém, foi feita uma ponderação sobre o fato de que os processos existentes, em certa medida, movimentam as instituições, trazendo alguma melhoria, por razões diversas. Constatou-se que o que dá fé pública da “qualidade” às instituições e aos cursos no Brasil são os Indicadores de Qualidade (CPC, IGC e ENADE), embora não estejam de acordo com a proposta do SINAES, que foi descaracterizada a partir da utilização destes indicadores. A contribuição que este estudo ofereceu foi a de mostrar que a proposta do SINAES, sistema planejado para o desenvolvimento da avaliação, não funcionou e que este fato prejudica as instituições de educação superior e, consequentemente, o desenvolvimento da educação no País.
- DissertaçãoGlobalização, educação superior e avaliação(2007) Santos, Fábio de PaulaEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba e tem como objetivo discutir o papel e tendências da avaliação institucional nas instituições de nível superior da América Latina. Para tanto, procuramos mostrar a gênese e interdependência dos atores que estudamos: a globalização, a Educação Superior e a avaliação. Procuramos ilustrar estes atores e suas interações com exemplos de instituições do Brasil, América Latina e Europa. Este trabalho também procura apontar as principais tendências da avaliação e da Educação Superior na América Latina baseada na experiência européia a partir da Declaração de Bolonha.
- DissertaçãoPárias entre pares: a expansão do ensino superior e a sociologia da educação de Pierre Bourdieu(2011) Gröhs, Luis Fernando MartinsEste trabalho analisa as consequências da inclusão de novas camadas sociais no Ensino Superior e a reestruturação do campo educacional brasileiro, atualizando a distribuição desigual de oportunidades de um estado anterior que abruptamente interrompia a escolaridade para outro que não impõe uma descontinuidade, mas uma desvalorização gradual dos diplomas. Foi abordado, inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu, suas principais críticas teóricas e desenvolvimentos contemporâneos, avaliando a pertinência deste referencial teórico para a compreensão do caso brasileiro, destacando como problema fundamental de pesquisa a escolha da Instituição de Ensino Superior como habitus e mecanismo de reprodução social. Utilizando o curso de Direito como tipo-ideal, e dados do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos resultados e indicadores sociais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), foram relacionadas estatisticamente as chances de sucesso profissional com variáveis como a escolaridade dos pais, faixa de renda familiar e tipo de estabelecimento escolar frequentado, o que possibilitou o comparativo entre o capital cultural, econômico e social dos estudantes e o desempenho dos mesmos em testes objetivos, modelo da avaliação necessária para o avanço na carreira escolhida. Os resultados indicam uma correlação linear entre as variáveis sociais pesquisadas dos ingressantes e os resultados em provas objetivas dos estudantes concluintes do curso de Direito, o que permite prever, estatisticamente, as chances de sucesso profissional a partir de características iniciais e posse de capitais relevantes no campo educacional. A conclusão, a partir da análise dos dados, revela um mecanismo de eliminação branda e progressiva, em que estudantes ingressantes em Direito já possuem fortes propensões significantemente diferentes de sucesso sendo a Universidade um meio incapaz de resolver o problema da desigualdade social e educacional.
- TeseProdução acadêmica docente na educação superior: exigência, necessidade e critério de qualidade(2017) Carvalho, AlexeyO cenário que envolve a Educação Superior Brasileira foi marcado pela forte expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) com vistas à ampliação da oferta de cursos de graduação, ocorrida até 2012. O foco, quase que exclusivo na atividade de ensino, fez com que a atividade de pesquisa, mesmo sendo requisito legal, fosse relegada a um segundo plano, de forma a desestimular a produção acadêmica docente na graduação. A pesquisa que embasa esta tese teve como objetivo final propor práticas de gestão acadêmica para criar um ambiente propício à pesquisa e à produção acadêmica. Para atingir esse objetivo, partiu-se do referencial teórico sobre a pesquisa acadêmica, o ambiente e as condições que a envolvem. Foi realizado um estudo de campo utilizando questionário on-line, respondido por 315 docentes da Educação Superior, das cinco regiões brasileiras e de IES públicas e privadas. As perguntas possibilitaram identificar a percepção dos professores acerca das condições que favorecem, ou não, a pesquisa acadêmica. Para análise e discussão dos resultados, utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos, dentre eles análise de correlações e análise de conteúdos, buscando principais aspectos que determinam a produção acadêmica docente em IES. Dentre os pontos mais relevantes, evidenciou-se, de forma geral, uma falta de clareza e efetividade das políticas e ações de estímulo à pesquisa e à produção acadêmica das IES. Os resultados do estudo fornecem às IES subsídios para a elaboração de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão para estímulo à pesquisa e à produção acadêmica; e, ao poder público, contribuições para o aprimoramento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
- DissertaçãoQualidade da educação superior no Brasil: duas perspectivas contraditórias(2012) Aranha, Élvio Franco de CamargoEste trabalho se desenvolve na linha de Pesquisas da Educação Superior, analisando indicadores de qualidade para esse segmento, e prospectando questões pertinentes aos referenciais que balizam o referido conceito entre duas principais vertentes previamente identificadas: a mercantilista/neoliberal e a humanista/social. Os instrumentos avaliativos utilizados na conceituação de qualidade na Educação Superior apontam para a adoção de sistemáticas e modelos oriundos das relações comuns ao mercado, que conflitam com premissas que se inserem na perspectiva humanista-social, acordadas em conferências internacionais, quais sejam CRES 2008 e CMES-UNESCO 1998; 2009. Nesse sentido, é realizada pesquisa bibliográfica em obras de autores que tratam da temática, dando-se ênfase ao material produzido por reconhecidos pesquisadores nessa área acadêmica que fundamentam o referencial teórico metodológico deste trabalho. Esta pesquisa permite uma análise crítico-descritiva, evidenciando a proximidade e a distância entre parâmetros utilizados como indicadores da qualidade na educação superior brasileira e internacional, com relação a parâmetros vinculados ao desenvolvimento humano e social em uma linha de pensamento, e as influências dos fenômenos da globalização neoliberal em outra, permitindo ao leitor uma reflexão sobre a construção desses indicadores. Na tarefa de identificar os elementos básicos formadores dos sistemas de avaliação institucional na educação brasileira contemporânea, é traçada uma linha cronológica para observância de fatos históricos que a impactaram desde o século XVI. Posteriormente, são pinçados parâmetros internacionais relacionados à realidade da América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos e da Europa, que influenciaram na formação dos indicadores hoje utilizados. Finalmente, os indicadores são questionados quanto à sua real natureza, origem e utilidade perante o que se pretende da educação brasileira.
- TeseRegulação e acreditação de cursos superiores de direito no Brasil(2015) Scorsoline, Ailton BuenoA partir da vigência da Lei nº 9394/1996, a Educação Superior vem suportando uma série de impactos em sua estrutura ocasionados por uma proposta de regulação do Estado sob a linha mestra da avaliação. Sob essa ótica, a presente pesquisa de doutorado tem por objetivo discutir o processo de avaliação e regulação da Educação Superior Brasileira, sob o foco dos cursos de bacharelado em Direito. A partir do debate sobre o conceito de qualidade no cenário educacional brasileiro e mundial, serão analisadas as tensões entre Estado e Ordem dos Advogados do Brasil, no que se refere à convergência de critérios e parâmetros para a formação do futuro profissional da área: acreditação da educação superior. Compreender a relação do ente estatal e a OAB exige uma discussão sobre o atual cenário econômico mundial e brasileiro, cujas transformações nos modos de produção de riquezas têm influenciado decisivamente a formação profissional.