Navegando por Assunto "Ensino superior - Currículos"
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- TeseO direito na graduação: contribuição para o desenvolvimento da competência e da formação humanística(2023) Corrêa, Vanessa Gurgel GonzalezO processo de formação acadêmica, por meio da aprendizagem alicerçada no conhecimento significativo, pretende motivar o discente a refletir sobre a realidade sociocultural na qual está inserido, orientando-o à noção de ser sujeito de direito. O problema que orientou esta pesquisa em Educação, na linha da Educação Superior, foi: como o Direito pode acontecer nos cursos de graduação para promover, ou auxiliar a continuar promovendo, a partir da dimensão atitudinal propulsora da competência, a formação humanística do estudante? A análise aborda o Direito nos cursos de graduação, o conhecimento significativo, a formação humanística e o ensino por competência. O trabalho se justificou, porque, além da lacuna na literatura sobre o tema investigado, seu resultado interfere no ensino realizado na Educação Superior com a intenção de contribuir para a formação e auxiliar a perceber a ação pedagógica que acontece nos cursos de graduação. A pesquisa descritiva e exploratória, iniciada no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação - GPESTI - e realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foi proveniente de uma abordagem qualitativa orientada por uma revisão bibliográfica e análise documental. O objetivo primário foi compreender como o Direito contribui para promover a formação humanística do estudante de graduação. Os objetivos secundários foram: identificar nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) a referência à formação humanística e a demanda por desenvolver a dimensão atitudinal e o pensamento crítico; descrever um formato para propagar o conteúdo jurídico; e desenvolver uma proposta de componente do Direito. A partir desses objetivos, foram examinados os PDI das cinco Instituições de Ensino Superior selecionadas dentre as que obtiveram, em cada região brasileira, a maior nota no Índice Geral de Cursos de 2019 e, essa análise, foi sobreposta aos apontamentos de especialistas, em Educação e em Direito, permitindo elaborar a proposta do componente jurídico como referencial de estímulo para refletir sobre a formação humanística e a dimensão atitudinal na graduação. Os preceitos desenvolvidos nesta pesquisa foram aplicados em uma proposta curricular para o ‘Projeto Vida & Carreira’ da Universidade de Sorocaba. Os resultados fortaleceram a concepção de que a práxis educacional precisa despontar seu desenvolvimento com a preocupação na formação humanística do estudante, e que devem ser previstos conhecimentos relativos à formação humana e cidadã, dentre eles, os do Direito. O estudo revelou que o acesso ao saber jurídico proporciona recursos para o exercício da cidadania, porque imprime uma conquista para a educação cidadã capaz de promover o acesso ao saber significativo essencial à formação pessoal, ética, integral e profissional do estudante de graduação. Sendo assim, a tese, aqui defendida, afirma que o conhecimento jurídico, oferecido aos estudantes de graduação, quando conciliado com a concepção de ato educativo, pode conduzir à ação de socialização base da formação humanística e da competência, segundo a Teoria do CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, com ênfase no estímulo à dimensão atitudinal.
- DissertaçãoO lugar da arte na educação superior: conflitos e utopia(2010) Abreu, Tatiane MariaO presente trabalho, articulado a uma pesquisa ampla acerca da formação do estudante universitário, realizada pelo Grupo de Estudos em Educação Superior do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), traz uma reflexão sobre as relações entre o ensino da arte e a formação dos estudantes universitários do Município de Sorocaba. Considerando-se o avanço da economia de mercado e a política neoliberal, parte-se da hipótese de que as IES (Instituições de Ensino Superior), ao priorizarem a lógica capitalista, tendem a promover uma educação que privilegia o conhecimento pragmático, instrumental e normativo, formando estudantes estritamente para o mercado de trabalho e para o consumo, relegam a presença da arte a mero passatempo ou distração, banalizando-a e tirando dela seu potencial transformador e crítico. Através de pesquisa bibliográfica, discute-se a necessidade da arte (FISCHER) e algumas especificidades das artes de elite e popular e da arte para consumo (HELLER, LUKÁCS e ADORNO). A presença da arte na cidade de Sorocaba, centro focal deste estudo, e as influências dos poderes público e privado no fomento e patrocínio da arte na cidade e no currículo dos cursos universidades locais são também revistos, a ponto de se questionar se a presença de arte para o consumo representaria uma tensão na formação universitária, uma vez que não colabora para a formação crítica dos estudantes. Por fim, conclui-se que a arte é necessária no currículo universitário mas que, devido à formação voltada para o trabalho e para o encaixe na sociedade de consumo, as formas de arte mais presentes na cidade e na universidade são as formas alienantes, não sendo esse fato, um conflito, já que esse viés se encaixa aos propósitos da formação dos estudantes.