Navegando por Assunto "Ensino superior - Ensino auxiliado por computador"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseProtocolo para gestão de práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação superior(2021) Slavov, RicardoAs tecnologias digitais adentraram as Instituições de Educação Superior (IES). Assim, os professores são desafiados a mudarem e implementarem um processo ensino-aprendizagem diverso daquele em que se formaram e estão habituados. Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI) e teve como tema a gestão da prática pedagógica em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A pergunta que orientou a pesquisa foi: quais são os procedimentos necessários para aprimorar a gestão da prática pedagógica, no AVA? Sua relevância está em oferecer subsídios para fundamentar novas propostas de gestão de práticas pedagógicas em AVA, na educação superior, a partir das percepções de professores e estudantes em relação a seu uso, no processo de ensino-aprendizagem. Teve como objetivo final desenvolver um protocolo de gestão de práticas pedagógicas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Educação Superior. Essa é uma pesquisa de Intervenção com uma abordagem qualitativa, que teve como procedimentos a revisão bibliográfica e um estudo de campo, com intervenção e aplicação de questionário. Foi realizada em três fases, em uma IES privada da cidade de Sorocaba/SP. Na primeira fase, professores e estudantes responderam a questionário, antes de usarem o AVA. Na segunda, os professores refizeram seus planejamentos contendo: cronograma e plano de ensino com ementa, conteúdo programático, objetivos, estratégias, critérios de avaliação, bibliografia básica e complementar, e os disponibilizaram, no AVA. No final do semestre, na terceira fase, estudantes e professores responderam ao segundo questionário para conhecer suas percepções sobre a contribuição do AVA para gestão da prática pedagógica. Em relação à avaliação, a proposta foi realizá-la em sua função Formativa, com a definição dos critérios orientados pela Taxonomia Bloom. Os resultados mostraram que, segundo a perspectiva dos envolvidos (estudantes, professor e instituição), o AVA é um recurso que pode auxiliar na gestão pedagógica por facilitar a organização e a avaliação, permitindo elevar o interesse dos estudantes em acompanhar a sua aprendizagem.