Navegando por Assunto "Ensino superior - Filosofia"
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- TeseA dimensão estética na formação docente na educação superior(2015) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta tese discute a importância do estudo e da performance da educação Estética como uma das dimensões da formação docente na Educação Superior, tendo como premissa que este é um pressuposto importante para o o processo de formação e para o exercício da cidadania em nossa sociedade. A intenção é mostrar como a educação vem privilegiando o modelo tecnicista, voltado aos interesses do mercado. Esta ideologia mascara a realidade, alijando as pessoas, transformando-as em instrumentos do sistema econômico. A perspectiva do estudo é valorizar a estética tanto na Educação Superior de modo geral, quanto ampliar e redimensionar sua perspectiva na formação docente. Entendemos que se trata de uma dimensão fundamental para a preparação e atuação do professor, seja para a sua atuação propriamente dita, seja para a sua reflexão sobre a práxis pedagógica. Serão apresentados diversos questionamentos a respeito da relevância da dimensão estética no campo educacional, de como ela se reflete na cultura de nossa sociedade. Recorremos a autores como René Girard, com a reflexão sobre o processo mimético; a compreensão do mimetismo permite a saída do estado de deificação, e, em contraposição, a perspectiva de um modelo de educação estética, com a proposta da virtude, do altruísmo. Também sobre os valores que aparecem em nosso cotidiano e sua “validação” pela indústria cultural. Dentro da dinâmica filosófica, a leitura de Gerd Bornheim e Karl Jaspers como contraponto argumentativo nos diálogos e questionamentos. Nesta incursão filosófica e artística, apresentamos um “caminho a percorrer”, tendo como arcabouço filosófico e teórico Roger Scruton, Eric Voegelin, Richard Weaver e Friedrich von Schiller. A tese investe na possibilidade de se recuperar a realidade, de saída do processo ideológico, do estado de “deformação existencial”, tendo como dimensão a formação docente enquanto telos, trazendo para o debate o papel histórico, social e político do professor. A proposta é a dimensão estética como “antídoto” para o estado de “negatividade” e de egocentrismo disseminado em nossa sociedade. Os autores que formam o arcabouço teórico corroboram a reflexão sobre o sentido de nossa grandeza, de nosso legado e dignidade enquanto seres humanos que constroem não somente para si, mas para as gerações futuras.
- DissertaçãoA educação na complexidade: aspectos fragmentados do ensino superior(2012) Figueiredo, Maria Auxiliadora Loiola deO presente trabalho aborda um dos temas centrais do pensamento de Edgar Morin, a saber, o pensamento complexo e projeta, na sequência, esta categoria epistêmica sobre a realidade da educação superior. Tenta-se mostrar a riqueza do pensamento de Morin para a compreensão e o encaminhamento de alguns desafios que a realidade contemporânea complexa vem impondo ao campo da educação superior. A reforma das atividades de ensino e pesquisa exigem uma reforma do pensamento. Parte-se da crise do pensamento cientificista moderno, assinalado por muito autores, mostrando seus limites manifestos na persistência do erro, da ignorância e da cegueira. Aspectos esses que compõem a complexidade constituinte do real e que, para serem pensados e analisados, precisam ser abarcados por um novo paradigma, designado por Morin como pensamento complexo. Examina-se essa problemática a partir da obra “O Método”, com apoio em estudo diversos de outros pensadores ligados ao tema. Do “O Método”, deriva-se uma visão de mundo, um pensar, sem mutilação, o todo em suas partes e as partes no seu todo. São muitas as possibilidades de investigação a respeito dessa nova forma de pensar e das práticas e estudos de profissionais que dela brotam. O termo a que se chegou é a necessidade de uma reforma, de uma mudança de postura intelectual e, principalmente, de atitude e responsabilidade quanto ao desafio da complexidade do mundo contemporâneo, central ao pensamento e à prática educativa.
- DissertaçãoEducação superior entre formação e qualificação: uma leitura a partir da filosofia prática de Hans-Georg Gadamer(2019) Bracciali Filho, PedroO objetivo desta pesquisa é discutir a questão da qualificação na formação acadêmica. Neste contexto, examina-se o papel da instituição de ensino superior por seus desafios essenciais, formação e qualificação técnica. O procedimento metodológico adotado, com a expectativa de contribuir para maior compreensão da questão, caracteriza-se por um estudo qualitativo exploratório, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica privilegiando a obra de Hans-Georg Gadamer. Considerando a abrangência que envolve a questão da formação, estabelece-se um recorte delimitando a pesquisa ao escopo das questões que cercam a filosofia prática de Gadamer. Dessa forma, em um sentido amplo, constata-se que a prática preconizada por Gadamer se opõe à construção de conhecimentos para o domínio da ciência e tecnologia, se esse domínio tem como prioridade o interesse das empresas em detrimento das possibilidades que possam favorecer ao homem e sua práxis. Como resultado deste estudo, conclui-se que a aquisição de conhecimentos na formação acadêmica embora voltada para a aplicação na ciência, é inseparável de uma formação de responsabilidade social.
- DissertaçãoO mundo contemporâneo nas falas de professores e alunos(2009) Dilela Filho, GilbertoAs relações de trabalho apresentam em seus discursos, a hegemonia do sistema capitalista, por meio de modelos que priorizam o individualismo e a competição. Tais discursos podem reforçar o poder hegemônico quando ocorre e especialmente no ambiente do ensino superior, na formação de profissionais da área de ciências sociais aplicadas, que se pretende a crítica. Com objetivo de compreender os discursos do mundo contemporâneo, essa dissertação utilizou entre outros referenciais teóricos ligados à sociologia, Bauman e a descrição da modernidade líquida e Deleuze para entender a sociedade do controle. Teve como objetivo específico identificar no ambiente do ensino superior, em cursos de Administração e de Gestão Tecnológica, as falas cotidianas de alunos e professores. Como procedimento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo. Os resultados apontam a incerteza e o medo, individualismo, imediatismo, característicos do mundo contemporâneo. Percebe-se nas falas, uma estreita relação com o comportamento exigido para o trabalhador e para o aluno, com manifestações consumistas contemporâneas e imediatistas de resultados por metas.
- TeseUniversidade e moral: uma leitura crítica a partir da filosofia de Henri Bergson(2013) Cirino, Benedito AparecidoUm dos temas centrais da sociedade contemporânea é a relação entre conhecimento e moral. O objetivo do presente trabalho é estudar esta relação a partir de sua incidência sobre a universidade enquanto instituição produtora de conhecimento e formadora de pessoas à luz do pensamento de Henry Bergson. Como primeiro passo se examina o desenvolvimento da teoria moderna do conhecimento através de Descartes, Hume e Kant. A filosofia de Bergson pretende ampliar a investigação sobre o conhecimento para além da delimitação kantiana na “Crítica da Razão Pura. Tal filosofia, por sua vez, relaciona o desenvolvimento dos conhecimentos filosóficos e científicos com a construção da moral, em suas formas “estática” e “dinâmica”, correspondentes às “sociedades fechadas” e “abertas” na realização da humanidade plena. Os parâmetros epistemológicos e morais da filosofia bergsoniana nos orientam na compreensão do desenvolvimento da universidade contemporânea. A partir disso apresentamos a necessidade que a universidade tem de se estruturar de forma a reconectar entre si os conhecimentos científicos e filosóficos. Com base nos apontamentos bergsonianos apresentamos a universidade como uma instituição que se encontra direcionada por pressupostos estranhos à sua praxis enquanto participante da realização da humanidade em seu aspecto moral, fundamental no desenvolvimento do ser humano.