Navegando por Assunto "Ensino superior - Finalidades e objetivos"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA educação na complexidade: aspectos fragmentados do ensino superior(2012) Figueiredo, Maria Auxiliadora Loiola deO presente trabalho aborda um dos temas centrais do pensamento de Edgar Morin, a saber, o pensamento complexo e projeta, na sequência, esta categoria epistêmica sobre a realidade da educação superior. Tenta-se mostrar a riqueza do pensamento de Morin para a compreensão e o encaminhamento de alguns desafios que a realidade contemporânea complexa vem impondo ao campo da educação superior. A reforma das atividades de ensino e pesquisa exigem uma reforma do pensamento. Parte-se da crise do pensamento cientificista moderno, assinalado por muito autores, mostrando seus limites manifestos na persistência do erro, da ignorância e da cegueira. Aspectos esses que compõem a complexidade constituinte do real e que, para serem pensados e analisados, precisam ser abarcados por um novo paradigma, designado por Morin como pensamento complexo. Examina-se essa problemática a partir da obra “O Método”, com apoio em estudo diversos de outros pensadores ligados ao tema. Do “O Método”, deriva-se uma visão de mundo, um pensar, sem mutilação, o todo em suas partes e as partes no seu todo. São muitas as possibilidades de investigação a respeito dessa nova forma de pensar e das práticas e estudos de profissionais que dela brotam. O termo a que se chegou é a necessidade de uma reforma, de uma mudança de postura intelectual e, principalmente, de atitude e responsabilidade quanto ao desafio da complexidade do mundo contemporâneo, central ao pensamento e à prática educativa.
- DissertaçãoEducação superior e sustentabilidade(2016) Tomaz, DanieleO título desta dissertação “Educação Superior e Sustentabilidade” encerra em si, duas de minhas inúmeras inquietações: o que é sustentabilidade, e como é abordada a sustentabilidade nos cursos de Educação Superior. Como base deste trabalho recorri ao recurso da pesquisa e análise bibliográfica e documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura na Graduação de três Instituições Educacionais de Educação Superior da cidade de Sorocaba, sendo uma delas de iniciativa privada, uma de iniciativa pública e uma comunitária, com intuito de ampliar a amostragem e retratar de forma mais contundente a realidade educacional vigente. Esta pesquisa indica que até o presente momento estão sendo empenhados esforços hercúleos da comunidade global principalmente através da Organização das Nações Unidas (ONU), para senão reverter o cenário de degradação do meio ambiente ao menos estabilizar os prejuízos já causados, de modo a dar início a um processo de recuperação que possibilitará às gerações futuras uma vida sustentável, que implica na forte presença da educação. Esta pesquisa indica a dificuldade, de reconhecer e dimensionar a real magnitude que uma educação para o desenvolvimento sustentável deva ter. Este trabalho analisa em que medida a Educação Superior foca nos Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura de três instituições educacionais de Sorocaba, (privada, pública e comunitária) o conceito de sustentabilidade e seus quatro principais pilares (Ambiental | Cultural | Econômico | Social), tendo em vista que cabe à educação como atividade formadora, empoderar o indivíduo para exercer plenamente sua cidadania e este indivíduo enquanto educador, tornar-se um multiplicador de conhecimentos, habilidades e atitudes positivas e propositivas, tendo consolidado em seu arcabouço de saberes os principais pilares da sustentabilidade.
- DissertaçãoEducação superior entre formação e qualificação: uma leitura a partir da filosofia prática de Hans-Georg Gadamer(2019) Bracciali Filho, PedroO objetivo desta pesquisa é discutir a questão da qualificação na formação acadêmica. Neste contexto, examina-se o papel da instituição de ensino superior por seus desafios essenciais, formação e qualificação técnica. O procedimento metodológico adotado, com a expectativa de contribuir para maior compreensão da questão, caracteriza-se por um estudo qualitativo exploratório, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica privilegiando a obra de Hans-Georg Gadamer. Considerando a abrangência que envolve a questão da formação, estabelece-se um recorte delimitando a pesquisa ao escopo das questões que cercam a filosofia prática de Gadamer. Dessa forma, em um sentido amplo, constata-se que a prática preconizada por Gadamer se opõe à construção de conhecimentos para o domínio da ciência e tecnologia, se esse domínio tem como prioridade o interesse das empresas em detrimento das possibilidades que possam favorecer ao homem e sua práxis. Como resultado deste estudo, conclui-se que a aquisição de conhecimentos na formação acadêmica embora voltada para a aplicação na ciência, é inseparável de uma formação de responsabilidade social.
- DissertaçãoO mundo contemporâneo nas falas de professores e alunos(2009) Dilela Filho, GilbertoAs relações de trabalho apresentam em seus discursos, a hegemonia do sistema capitalista, por meio de modelos que priorizam o individualismo e a competição. Tais discursos podem reforçar o poder hegemônico quando ocorre e especialmente no ambiente do ensino superior, na formação de profissionais da área de ciências sociais aplicadas, que se pretende a crítica. Com objetivo de compreender os discursos do mundo contemporâneo, essa dissertação utilizou entre outros referenciais teóricos ligados à sociologia, Bauman e a descrição da modernidade líquida e Deleuze para entender a sociedade do controle. Teve como objetivo específico identificar no ambiente do ensino superior, em cursos de Administração e de Gestão Tecnológica, as falas cotidianas de alunos e professores. Como procedimento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo. Os resultados apontam a incerteza e o medo, individualismo, imediatismo, característicos do mundo contemporâneo. Percebe-se nas falas, uma estreita relação com o comportamento exigido para o trabalhador e para o aluno, com manifestações consumistas contemporâneas e imediatistas de resultados por metas.
- DissertaçãoUniversidade e inconformismo: a crítica ao pensamento instrumental(2015) Correia, Fábio CairesEste estudo, de cunho teórico exploratório, situa-se no campo da filosofia da educação. Tem por objetivo pensar a Bildung em meio ao atual sistema mercantilista. O problema que se coloca é como se pode pensar a formação com vistas à autonomia do sujeito, dentro de um contexto em-si-mesmo antinômico de emancipação e de plena sujeição às demandas da qualificação rápida e eficaz para o mercado? A dissertação apresenta sua estruturação argumentativa em três capítulos. O primeiro capítulo contextualiza o cenário atual onde a universidade está inserida. Para tal, fim dividímo-lo em três momentos distintos: o enfraquecimento da instituição universidade devido o afastamento do estado, a ideia de uma mercadorização do conhecimento e, por último, em decorrência destes, a crise da universidade. No segundo capítulo, se analisa diagnósticos da época atual com relação à formação. Nosso principal referencial teórico é Theodor Adorno e a teoria crítica. A proposta é pensar, com Adorno, neste contexto do tecnicismo, do consumo e da instrumentalidade da razão, uma possibilidade de crítica a esta suposta hegemonia da racionalidade da eficácia. No terceiro capítulo discuti-se o problema da formação e dos possíveis caminhos a serem trilhados pela instituição Universidade, na tentativa de romper com o império da Halbbildung, da semiformação. Em tese o que propomos é um modelo de universidade capaz de ser crítica e inconformista.
- TeseUniversidade e moral: uma leitura crítica a partir da filosofia de Henri Bergson(2013) Cirino, Benedito AparecidoUm dos temas centrais da sociedade contemporânea é a relação entre conhecimento e moral. O objetivo do presente trabalho é estudar esta relação a partir de sua incidência sobre a universidade enquanto instituição produtora de conhecimento e formadora de pessoas à luz do pensamento de Henry Bergson. Como primeiro passo se examina o desenvolvimento da teoria moderna do conhecimento através de Descartes, Hume e Kant. A filosofia de Bergson pretende ampliar a investigação sobre o conhecimento para além da delimitação kantiana na “Crítica da Razão Pura. Tal filosofia, por sua vez, relaciona o desenvolvimento dos conhecimentos filosóficos e científicos com a construção da moral, em suas formas “estática” e “dinâmica”, correspondentes às “sociedades fechadas” e “abertas” na realização da humanidade plena. Os parâmetros epistemológicos e morais da filosofia bergsoniana nos orientam na compreensão do desenvolvimento da universidade contemporânea. A partir disso apresentamos a necessidade que a universidade tem de se estruturar de forma a reconectar entre si os conhecimentos científicos e filosóficos. Com base nos apontamentos bergsonianos apresentamos a universidade como uma instituição que se encontra direcionada por pressupostos estranhos à sua praxis enquanto participante da realização da humanidade em seu aspecto moral, fundamental no desenvolvimento do ser humano.