Navegando por Assunto "Entretenimento"
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- DissertaçãoDesenho animado: entretenimento, ideologia e comunicação de massa(2012) Lamas, Cristiane GiglioO sucesso do desenho animado deve-se muito não apenas à técnica de reprodução do movimento ou à sua primorosa produção, mas, principalmente, às características peculiares que a narrativa possui em captar a atenção do receptor e levá-lo a um estado de distração. Falar de desenho animado é levar em consideração que o desenho foi a primeira linguagem do homem e deu origem às relações sociais. A animação, por estar atrelada à publicidade, uma vez que grande parte dos personagens dos desenhos animados teve sua imagem licenciada, tornou-se uma grande disseminadora de ideologia, por meio do medo e da violência presente em suas narrativas. A proposta a seguir apresenta o desenho animado como responsável também pela construção de valores na sociedade e a disseminação de ideologia por meio do entretenimento.
- DissertaçãoMarketing cultural: o entretenimento como construção de marcas(2009) Farah, Michele CesarEste trabalho de pesquisa versa sobre três aspectos principais: a esfera pública, a construção de marcas e a transferência do elo social para o de consumo. Ao compreender o que é a esfera pública, na qual os interesses são comuns e a cultura realiza-se como feito pelo homem e apreendido por ele, observamos as transformações ocorridas nas relações entre as pessoas, ou seja, é possível analisar como os laços de sociais e emocionais foram alterados para um espaço privado, no qual há inúmeras oportunidades para o consumismo instituir-se como força que torna tudo em mercadoria, inclusive a cultura. Assim, nos capítulos dessa dissertação, a tríade apresentada indica as preocupações que devemos ter sobre as políticas culturais, diante da inversão de valores e enfraquecimento dos laços sociais promovidos pelo capital e pela sedução do marketing cultural, uma ferramenta de exímio retorno financeiro, bem como estratégico para empresas e o Estado.