Navegando por Assunto "Escolas públicas - História - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação profissional nas escolas públicas municipais em Sorocaba (1970-2000)(2017) Mirim, Fernanda Isaura MedeirosEsta dissertação, vinculada à linha de História e Historiografia: políticas e práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como tema a investigação da trajetória da educação profissional nas escolas públicas municipais de Sorocaba. Assim são abordadas as instituições escolares municipais Dr. Getúlio Vargas e Dr. Achilles de Almeida, desde a implantação dos cursos profissionais na década de 1970 até a sua extinção, em razão do Decreto Federal nº 2.208 de 17 de abril 1997. Para tanto, investiga à formação profissional e integral dos estudantes egressos de escolas municipais nas décadas de 1970, 1980 e 1990, visando assim identificar o cumprimento da meta de se formar jovens para o mercado de trabalho, e concomitantemente proporcionar a posterior continuidade de seus estudos em nível superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental ancorada na análise de dados obtidos por meio de questionário eletrônico e de relatos orais. Para subsidiar este estudo, a pesquisa embasou-se em autores tais como Saviani (2008), Ciavatta, Frigotto e Ramos (2005), Ferretti (1997) de modo a apresentar singularidades do contexto sócio histórico e político das instituições educativas profissionais municipais de nível médio em suas principais características, como sua grade curricular, carga horária, projeto pedagógico, regimento, clientela, e suas respectivas demandas, de forma a entender os processos que levaram à criação e posterior extinção dos cursos profissionalizantes da rede municipal de Sorocaba. A pesquisa chegou ao resultado que as escolas municipais formaram nos cursos técnicos cerca de 5000 alunos. Em relação ao perfil dos egressos, constatou-se que o propósito principal dos cursos era o de preparar os alunos para o mercado de trabalho, porém em função de seu nível elevado, principalmente na área técnica, acabou cumprindo o papel de facilitar o ingresso desses alunos no nível superior.
- TeseEntre o monumento idealizado e o realizado: a Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba (1929 a 1967)(2015) Almeida, Adriana Ricardo da MotaEsta Tese de Doutorado tem o propósito de realizar a interpretação histórica e compreender o processo de instalação e organização da Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba no período compreendido entre a sua criação e extinção, respectivamente 1929 a 1967. O foco da pesquisa é a análise do ensino normal nessa instituição, investigando os campos da história da educação, das instituições escolares e cultura(s) escolar(es), considerando as seguintes categorias: origem, arquitetura predial, fontes históricas documentais, tempos, espaços e os sujeitos presentes na trama que organizou a instituição. A Escola Normal Livre de Sorocaba, laica, emergiu num momento de forte tensão sociopolítica entre duas facções do Partido Republicano Paulista e foi mantida pela prefeitura municipal, daí o adjetivo contraditório “livre”, já que era subordinada ao Estado. A equiparação às oficiais estaduais ocorreu somente vinte e cinco anos após a sua criação. Emergiu na condição de “anexa” ao Ginásio Municipal pela Lei Nº 209, de 16 de janeiro de 1929. Em 1931 criou-se a Escola de Aplicação anexa à Escola Normal Livre, a qual funcionou no mesmo prédio. Instituição escolar marco do ensino secundário de humanidades em Sorocaba, formou os primeiros professores primários na cidade e cerca de mil professores durante os trinta e oito anos de história. O papel social da Escola Normal Livre de Sorocaba foi formar professores primários para atuarem nos grupos escolares de Sorocaba e cidades da região, além das escolas rurais e ou isoladas. Apesar dos imensuráveis percalços e resistências por conta dos dispositivos escolares de controle que contribuíram para identificar as características de cultura(s) escolar(es) singular(es), podemos afirmar que a mesma cumpriu seu papel, face ao reconhecimento histórico e social que perdura até os dias atuais.
- DissertaçãoEscola Júlio Bierrenbach Lima: a consolidação de uma instituição escolar (1969-1981)(2014) Soares, Nivaldo LúcioA dissertação tem por objetivo identificar as raízes da Escola Estadual Prof. Júlio Bierrenbach Lima na História da Educação Sorocabana, no período de 1969 a 1981. Por meio de dados bibliográficos, documentos e entrevistas, associados às considerações sobre a temática, a pesquisa delimita seu foco de investigação no estudo de uma das mais tradicionais escolas públicas da cidade de Sorocaba. Na perspectiva desta assertiva a pesquisa sobre a instituição faz uso de fontes primárias e secundárias procurando sedimentar a identificação que se propõe realizar. Apoia-se em obras da área da história e historiografia da educação, em textos específicos sobre instituições escolares de autores como Sanfelice e Buffa entre outros, em documentos internos da escola, na legislação oficial, além de buscar junto aos professores dados da memória que cruzam a vida do Bierrenbach com a vida profissional de anos de trabalho docente. Aborda por meio de entrevistas não só os professores, mas também alunos que cumpriram sua formação escolar na instituição. A dissertação enfoca no período estabelecido a criação, instalação e desenvolvimento dessa instituição escolar, demostrando por meio de dados e registros, o corpo físico da escola, a estruturação dos cursos e o desempenho dos alunos.