Navegando por Assunto "Escolas públicas - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação tradicional para a digital: um recorte do ensino público estadual no município de Sorocaba-SP(2022) Rodrigues, Paulo HenriqueA vida em sociedade é permeada pela tecnologia desde o princípio dos tempos. No que diz respeito à transformação da sociedade e das suas tecnologias, é imprescindível citar a atual, que se desenvolveu em torno de tecnologias atuando não apenas na vida profissional dos cidadãos, como também na vida pessoal, digitalizando processos e automatizando tarefas. Essa transformação leva à necessidade de mão de obra altamente qualificada, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho. E para suprir essa necessidade, é importante que a Educação esteja preparada para acompanhar os novos paradigmas que são apresentados, pois é ela que formará o cidadão atuante nesse novo mundo que se descortina. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo mapear as condições estruturais e ferramentais, assim como as formações técnicas e pedagógicas de professores do componente curricular “Tecnologia e Inovação” de escolas públicas estaduais do município de Sorocaba-SP. O estudo foi realizado a partir da coleta de dados feita por questionários para o público citado após palestra de formação desenvolvida para ele. Essa palestra teve como tema o desenvolvimento da sociedade que se transforma a cada geração, trazendo evoluções e fazendo a progressão da própria história humana. Assim, foi apresentada a evolução da sociedade, lançando as bases da transição para a Sociedade 5.0. Os dados coletados foram baseados em questões acerca dos conhecimentos e uso de dispositivos ligados à tecnologia e aos temas desenvolvidos nas aulas das escolas, infraestrutura tecnológica dentro das unidades escolares e da residência dos entrevistados, como eles se atualizam em relação à tecnologia, a visão que possuem em relação ao futuro para a área tecnológica e para a sociedade em geral. Como resultado da pesquisa constatou-se que está havendo uma preocupação por parte desses professores no que diz respeito à tecnologia e o seu futuro na sociedade. Eles demonstraram interesse em conhecer cada vez mais novas plataformas, aliando isso à sua vida profissional, sabendo da necessidade do uso da tecnologia por parte de seus alunos e têm estudado cada vez mais para inseri-la em suas aulas.
- DissertaçãoO programa de desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia(2006) Gianolla, Maria Susie da SilvaO escrito presente propõe-se a contribuir para a constante análise das propostas que são comumente impostas em diversas instituições educacionais, apresentando sua pesquisa que se corrobora nas práticas pedagógicas de uma instituição particular, situada em Sorocaba. Práticas essas que foram inseridas pelas aspirações educacionais do mantenedor da referida escola, fundamentadas na apropriação de seus estudos sobre o cérebro humano e na metodologia de um programa denominado “Filosofia para Crianças”, idealizado pelo filósofo americano Matthew Lipman. A problemática, assim, preocupa-se em compreender como os professores dessa escola receberam a inserção de um método que prometia possibilitar o desenvolvimento da reflexão, análise, argumentação e raciocínio nos alunos. Porém os maiores envolvidos (professores e alunos) consideraram as histórias filosóficas propostas no programa enfadonhas, infantis e fora da realidade do cotidiano da instituição. Contudo os docentes se eximiram de esforços para que aquela prática fosse reexaminada. Por quê? Havia o receio de perderem seus empregos, caso questionassem em demasia? A formação em que se inseriam não lhes dava respaldo para que pudessem manifestar-se ante aos incômodos presenciados naquela metodologia? Pretendemos, dessa maneira, investigar, através de entrevistas com os maiores envolvidos (professores e coordenadores), o motivo que levou o mantenedor a focar sua concepção de formação dos indivíduos em um restrito espaço ao diálogo, sem compartilhar com aqueles que presenciariam, na prática do referido programa, porventura, todas as problemáticas ocorridas. Como desfecho para esse estudo, desejamos que seu resultado venha provocar uma maior análise ante as práticas pedagógicas, não somente para uma dimensão lógica mas também para uma dimensão política. E neste anseio em contribuirmos para uma transformação social é que a Filosofia entra para esta história.
- DissertaçãoO SARESP e suas implicações no ensino de língua portuguesa na rede pública estadual: um relato de experiência(2013) Luz, Zelinda Honorato SoaresEsta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em cinco salas de aula, do 9º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola do ensino fundamental, na cidade de Sorocaba/SP, tendo como objeto analisar os conteúdos abordados na avaliação do SARESP- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, com especificidade os gêneros textuais e as tipologias textuais embasados no conceito bakhthiniano de gênero do discurso, para compreender a relevância desses conteúdos no cotidiano escolar para identificar a defasagem que ocorre entre o processo ensino – aprendizagem e o resultado insatisfatório das provas externas realizadas pela SEESP – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos estão embasados fundamentalmente em Mikhail Bakhtin e trabalhado no Brasil por Luiz Antonio Marcuschi. Os procedimentos adotados seguiram o seguinte ritmo: aulas expositivas contemplando as variantes dos gêneros textuais e as tipologias textuais; sistematização de atividades sobre as questões apresentadas pelos SARESPs anteriores; reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem através do auxilio de protocolos construídos pelos próprios alunos com registro de impressões, medos, angustias e ansiedades antes e depois das provas; considerações sobre os registros redigidos pela professora pesquisadora sobre o desenvolvimento das atividades propostas. Dentro do universo pesquisado e através das intervenções pontuais elencadas houve evolução nos índices de aproveitamento, conforme indicam valores obtidos em 2011 = 224,2 e 2012 = 238,00 referentes ao 9º ano do ensino fundamental.
- DissertaçãoViagem ao fundo da terra à procura da escola pública(2008) Ferreira, Ednilson CelestinoEste trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa “História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, aborda as relações entre Educação Escolar e Movimentos Sociais e foca o movimento organizado por moradores do Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” na década de 1990, em torno da reconstrução da quadra esportiva da Escola Estadual “Antônio Vieira Campos”. O campo investigativo deste tema circunscreve-se ao contexto de crescimento das políticas neoliberais, cujo ideário se estabelece por volta de 1990, norteando o processo de normalização e regulação das políticas públicas do Brasil e, por extensão, das diretrizes pertinentes à educação escolar. O problema pesquisado nesta dissertação visa investigar se o movimento social conduzido por pais, alunos, professores, funcionários e sindicalistas, a partir do ano de 1995, em prol das reformas do prédio escolar, da Escola Estadual “Antônio Vieira Campos” teria relação com a defesa da escola pública, universal e gratuita. Objetiva-se discernir as relações entre movimento social e escola pública resgatando a trajetória histórica da referida unidade escolar. Tratase de apreender a historicidade de um contexto “micro” e local em suas múltiplas mediações por meio: (1) da análise do campo teórico que examina os movimentos sociais e sua categorização; (2) do desenvolvimento econômico do município de Sorocaba na década de 90 do século passado com ênfase na criação do espaço urbano que contextualiza esta pesquisa; (3) da imprensa concebida como fonte documental de pesquisa historiográfica e (4) da entrevista de moradores e participantes do movimento organizado na perspectiva de construção da escola Estadual “Antônio Vieira Campos”, até chegar à queda da quadra esportiva. Constatou-se que os esforços e a organização daqueles que usufruíam da escola localizada no Conjunto Habitacional foram fundamentais para a materialização de um espaço adequado à prática da educação escolar. Sendo assim concluo que no interior das classes populares a escola pública é valorizada e defendida.