Navegando por Assunto "Fisioterapeutas - Formação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAs visões sobre prática pedagógica de professores e formandos do curso de fisioterapia da Uniso(2021) Santos, Aline Alcoforado dosAs profundas mudanças provocadas pela tecnologia trouxeram novos processos de criação e de transmissão de conhecimentos, que acontecem em uma rapidez vertiginosa, desafiando a movimentação permanente das instituições de educação superior. Nessas novas circunstâncias, as formas organizacionais, os objetivos e as práticas pedagógicas necessitam ser reavaliadas. Esta tese baseia-se em uma pesquisa de campo no Curso de Fisioterapia na Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária. Tem como objetivo principal propor diretrizes (recomendações) para o desenvolvimento do profissional docente da área de fisioterapia. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários, um respondido pelos professores e outro pelos estudantes concluintes. A análise das respostas dos questionários foi realizada por categorização. Os professores reconhecem e elucidam as metodologias utilizadas em sala de aula, as necessidades no processo de formação docente, os motivos de satisfação e insatisfação no dia a dia. Os formandos elencaram as metodologias utilizadas pelos professores e a visão sobre o cumprimento das expectativas pessoais e profissionais do curso. Entende-se que há mudanças que precisam ser efetivadas a longo prazo e trazer melhorias no processo de formação, estruturação e reconstrução permanente do curso. Dessa forma, nas considerações finais, sugerem-se algumas diretrizes: para os professores, rever a atitude em relação à prática pedagógica; para a coordenação do curso, sensibilizar o professor para a importância de uma formação continuada, da necessidade de mudanças, adequações e inovações na prática pedagógica e para a gestão institucional, estruturar cursos de formação que ajudem o professor a reconhecer a fragilidade da sua formação pedagógica e criar programas de desenvolvimento profissional docente que tragam a reflexão no dia a dia, bem como uma formação continuada embasada.
- DissertaçãoPercepções dos egressos sobre a formação no curso de fisioterapia da Universidade de Sorocaba(2021) Rossi, Mateus FranciscoO estudo detalha o perfil dos egressos do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e analisa as percepções desses egressos sobre sua formação superior relacionada a atuação profissional. Metodologia: Realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, com questionário autoaplicável, em uma amostragem não probabilística intencional, abordando aspectos como: identificação, percurso na graduação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade educacional, avaliação do processo de formação em fisioterapia e satisfação com o curso e profissão. Objetivos: avaliar como as percepções dos egressos, sobre sua formação, podem contribuir para o aprimoramento do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba. Resultados e discussão: Os egressos do curso de Fisioterapia da UNISO, são em sua maioria mulheres, de cor branca, abaixo de 28 anos, que frequentaram ensino médio em escola pública, cujo os pais não cursaram ensino superior, realizam pós-graduação, consideram-se satisfeitos com a profissão e com o curso de Fisioterapia, especialmente aos conteúdos práticos, específicos e relacionados a uma formação humanista e integral. Entraram rapidamente no mercado de trabalho e obtiveram ascensão social trabalhando como fisioterapeutas, mas referem insatisfação referente a remuneração e sugerem direcionamento do curso em aspectos relacionados ao empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho.