Navegando por Assunto "Formação continuada"
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- DissertaçãoA formação continuada de professores: noção, práticas e memórias(2005) Almeida, Maria Clarete Bueno Silveira Pires deO presente trabalho tem como principal objetivo investigar, no campo da educação e, em especial, no da formação de professores, o tema da formação continuada, tendo como base os contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e políticos; reflexão das diferentes concepções da noção de formação continuada e a formação inicial. A partir da fundamentação teórica, analisa-se a noção de formação continuada e a formação continuada em serviço, tanto à luz dos mecanismos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outras leis e decretos, que regulamentam as políticas públicas de formação continuada, como dos documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Os dados utilizados foram obtidos levando em conta algumas considerações gerais extraídas dos dois momentos principais da investigação; no primeiro a pesquisa literária, e, no segundo, a pesquisa empírica realizada com professoras de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas municipais de Sorocaba, considerando o tempo de serviço de cada uma no exercício da profissão, tendo em vista a motivação e o reconhecimento profissional, no início, no “meio” e no final da carreira. Com o registro das vivências e experiências das professoras, pudemos compreender a noção da formação continuada no ideário da categoria.
- DissertaçãoFormação continuada de professores: análise de teses e dissertações em educação(2007) Figueiredo, VanessaA formação continuada para professores foi o tema desta dissertação, que teve como objetivo geral compreender o que pesquisadores investigaram sobre o tema, identificando as pesquisas em educação que apresentam em seu contexto o professor. O aprofundamento das análises foi feito em 4 teses e 9 dissertações da Universidade Estadual de Campinas, que abordaram o tema sobre formação continuada de professores. A investigação teve como problemática o que as pesquisas em educação já estudaram sobre este tema, quais os problemas, objetivos, tipos de pesquisas e conclusões levantadas por pesquisadores em educação. Adotou-se como procedimento a análise de conteúdo de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2001 a 2006 na área da educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Com o total de 1.545 pesquisas desenvolvidas neste período, investigando o professor, apenas treze tiveram como foco a formação continuada. As análises apontam para uma tendência em pesquisa qualitativa, com análise documental, entrevista, narrativa e estudo de caso, como principais procedimentos investigativos adotados. Os problemas e os objetivos apresentam o foco na eficiência dos cursos de formação relacionado com a prática pedagógica dos professores participantes, e as conclusões reforçam a importância do diálogo com professores para conhecer o contexto de trabalho na escola, a coerência dos planejadores ao elaborar esses cursos e o comprometimento do professor em seu processo formativo.