Navegando por Assunto "História - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA representação étnico-racial do segmento social negro: livros didáticos de história(2010) Souza, Cleonice de Fátima deEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa "cotidiano escolar". O presente trabalho tem como tema de estudo a representação étnicoracial do segmento social negro nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino do Paraná, Brasil. O objetivo da pesquisa foi perceber a relevância dos textos e imagens dos livros disponíveis e em uso na escola escolhida para o estudo de caso. As teorias apresentadas mostram que as imagens presentes em livros didáticos de História são fundamentais para explicar e reforçar a nossa relação com o mundo visual e conseqüentemente para o desenvolvimento intelectual das crianças em situação de aprendizagem. Pretende-se situar as políticas de ações afirmativas de contexto educativo como a lei 10639/003, como um importante elemento de estudo, discussão e reflexão que, por sua vez, corrobora com as tentativas de rompimento dos processos de exclusão no interior da escola, através da hierarquização dos saberes escolares e da valorização de determinadas culturas em detrimento de outras. Buscou-se refletir sobre o papel da escola e a função social da escolarização dos sujeitos, objetivando a reflexão acerca da proposição política e quais princípios a fundamentam. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo de textos e imagens das coleções escolhidas pela SEED do Paraná e professores da unidade escolar no ano de 2007. Com esta pesquisa, pode-se perceber que os livros didáticos não devem ser vistos como referência única ao professor de História no seu trabalho: deve ser objeto de crítica e reflexão, de professores e alunos que são seus principais consumidores. Para análise dos dados foram aplicados questionários a estudantes e professores da instituição.
- DissertaçãoAprender a história, aprender com a história(2007) Silva, Sérgio Marcos Rodrigues daEste estudo discute a educação escolar como uma das mediações possíveis para a formação de um ser social na perspectiva de uma individualidade para-si, apontando para essa proposta educativa escolar referenciais teóricos que discutem, numa concepção marxista, consciência histórica, historicidade, cotidiano e prática pedagógica. Seu foco central optou pelo recorte na disciplina de História, por conta de suas implicações na compreensão da realidade pelo ser humano, também ele um ser histórico. E inserido nesse recorte e na perspectiva de uma determinada educação escolar, procurou-se analisar livros de História indicados para o Ensino Médio e a forma de abordagem dada aos eventos históricos ali presentes, a fim de investigar de que maneira essas abordagens possibilitariam as condições necessárias para a suspensão do cotidiano e a consciência de uma generalidade refletida enquanto tarefa de responsabilidade planetária. O objetivo foi investigar pressupostos para uma educação escolar comprometida com a formação de um ser social capaz de objetivar transformações nas estruturas sociais de dominação e alienação, consciente, portanto, de seu pertencimento ao gênero humano.