Navegando por Assunto "Identidade de gênero - Aspectos sociais"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAs estratégias subversivas no discurso da youtuber Louie Ponto sobre as relações de gênero: uma análise crítica do discurso(2023) Mattos, Georgia deEsta pesquisa tem como tema as relações de gênero nas mídias sociais digitais, especificamente, no YouTube, norteada pela questão: quais estratégias subversivas são produzidas pelo discurso da youtuber Louie Ponto sobre as relações de gênero? Com isso, nosso objetivo geral é compreender as estratégias subversivas produzidas pelo discurso de Louie Ponto sobre as relações de gênero. Para isso, nossos objetivos específicos se dividem em: discorrer acerca do contexto histórico-social e midiático em que a plataforma YouTube e, mais especificamente, o canal Louie Ponto, encontra-se; discutir sobre as relações de gênero e suas produções discursivas; e analisar as estratégias subversivas presentes no discurso de Louie Ponto sobre as relações de gênero e suas representações. Para alcançar nossos objetivos, fazemos uso da Análise Crítica do Discurso, amparada na Teoria Social do Discurso, que considera três dimensões possíveis de análise: textual, prática discursiva e prática social. Para a realização da análise nestes três níveis, tomamos como base as estratégias discursivas em Luiza Martin Rojo. O referencial teórico é composto pelos estudos de gênero, em Judith Butler, e os estudos de Michel Foucault sobre discurso e sua relação com o poder e o saber. Entre os resultados encontrados, apontamos para a relevância das mídias sociais digitais, principalmente, o YouTube, enquanto plataforma que proporciona um lugar de debate, aconselhamento e compartilhamento de experiências que envolvem as vivências LGBT+. Destacamos a importância do discurso da youtuber Louie Ponto, ao transmitir princípios que asseveram a favor da igualdade, desmistificando estereótipos de gênero e favorecendo para a visibilidade LGBT+, sobretudo, a identidade da mulher lésbica. Desse modo, nossa pesquisa pode contribuir para o avanço dos estudos de gênero, a partir de produções discursivas no âmbito das mídias digitais, ao mostrar as potencialidades que esse contexto sócio-histórico e midiático propicia ao corroborar com as relações de gênero subversivas, bem como, para o aprofundamento da concepção de discurso, tanto teórica quanto metodológica, favorecendo a compreensão dos sentidos e das representações que são construídas socialmente.
- TeseGênero líquido e a formação do policial brasileiro(2020) Ueda, Fernanda dos SantosNo mundo líquido, descrito pelo sociólogo Zygmunt Bauman, reina o caráter liquefeito da contemporaneidade, qualificada por sua fluidez, plasticidade e volatilidade. Neste contexto, os atores sociais terão de experimentar uma nova temporalidade, com redefinição de valores, fato que dificulta um delineamento minimamente inteligível para os sujeitos. Inicialmente este trabalho indaga a amplitude do conceito de gênero, num deslocamento do pensamento de Bauman, para construção da hipótese do Gênero Líquido. Dentro deste cenário, esta tese busca analisar como as questões de gênero refletem na formação do policial brasileiro e verificar se existem políticas institucionalizadas para promover o enfrentamento das discriminações em relação ao tema. Para entender o panorama das questões de gênero na formação de policiais, foi realizado um levantamento nacional e internacional em artigos científicos, o que permitiu entender teoricamente o quanto se precisa discutir o tema gênero no Brasil. Com o entendimento sobre as condições apresentadas pelos artigos, questionou-se como as escolas de formação para policiais estão incorporando as questões de gênero em suas ações pedagógicas. A hipótese é que as ações, no cotidiano escolar, consideram a questão de gênero como parte dos direitos humanos. Dessa forma, definiu-se como objetivo levantar informações sobre: a estrutura das escolas de formação; o perfil dos diretores e alunos; as disciplinas e as possíveis ações pedagógicas sobre questões de gênero. Para tanto, foram investigadas escolas de formação de policiais catalogadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Brasil. Das 70 escolas contatadas ao todo, 22 retornaram, o que configurou a mostra dessa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que colheu dados por meio de um questionário encaminhado on-line a cada uma das escolas policiais brasileiras. Os resultados apontam que a maioria das escolas tem boa estrutura formal e os seus gestores, predominantemente homens, são profissionais com nível superior. Quanto às questões de gênero, há política específica, mas se encontra no grande tema de Direitos Humanos, e ações diferenciadas dependem da equipe responsável pelo pedagógico na escola. Diante dos resultados obtidos, foi possível pensar em proposições de princípios a serem considerados nas ações pedagógicas, tais como o desenvolvimento de situações-problema, para que, por meio do diálogo, as questões de gênero possam ser profundamente entendidas e, quando possível, serem oferecidas disciplinas específicas e individualizadas sobre gênero, com uma carga horária maior.
- DissertaçãoRita Von Hunty: uma análise comunicacional sobre gênero no canal Tempero Drag(2022) Sirtori, José FranciscoEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa mídia e práticas socioculturais e tem como tema o estudo da comunicação e das relações de gênero a partir da categoria drag queen. Nos últimos anos, notamos uma grande ascensão da das drag queens na mídia e especialmente nas redes sociais. As drag queens ainda são enigmáticas para a grande maioria das pessoas, dificultando sua interpretação. Diante disso, o problema que levantamos é: como a categoria drag queen é construída em audiovisuais veiculados pelo Canal Tempero Drag quando abordam as relações de gênero? O objetivo geral foi investigar de que forma a drag Rita von Hunty, apresentadora do canal, contribui para alimentar o debate sobre as relações de gênero e sexualidade. Os objetivos específicos foram: discutir o conceito de gênero e sexualidade, entender a categoria drag queen e o surgimento de Rita von Hunty, sua construção e comunicação; conhecer o contexto sócio-histórico da formação da cultura drag; e, analisar os audiovisuais do Canal Tempero Drag. O referencial teórico foi baseado nos estudos de gênero e sexualidade de Judith Butler (2018, 2019) e Guacira Lopes Louro (2018). Como metodologia de análise, nos apoiamos nos referenciais teóricos e no método de Análise da Materialidade Audiovisual de Coutinho (2016). Como resultados observamos que a drag queen tensiona gênero nos diferentes contextos: sociais, culturais, políticos e históricos. Utiliza a arte drag para desafiar o binarismo, no humor encontra sua arma política, e com seus audiovisuais provoca reflexões nos expectadores. Os conteúdos seguem referências respeitadas, a produção e edição do material, completam a atratividade para a audiência do canal.