Navegando por Assunto "Inclusão digital"
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- DissertaçãoTrabalho docente e inclusão digital: um olhar crítico(2009) Munhoz, Doraci Moron ParraA presente pesquisa pertencente à linha Trabalho Docente pauta-se em examinar possíveis consequências das novas tecnologias na prática docente. Meu pressuposto é o de que as novas tecnologias podem criar boas oportunidades para a prática educativa, entretanto sua simples utilização no espaço escolar não significa inclusão digital. Investigo qual a contribuição das novas tecnologias incorporadas ao trabalho do professor de Ensino Fundamental de Sorocaba para a denominada inclusão digital. Observa-se, com base na pesquisa, que há de se considerar a necessidade da abordagem das novas tecnologias como tema de estudo nos cursos de formação e também o fato de que considerável parcela dos professores que está em serviço não recebeu capacitação para tal. Em ambos os casos, além da necessária formação e capacitação, a utilização de novas tecnologias requer que o instrumento seja pensado e tratado como mediador da prática, como meio para alcançar seus objetivos educativos. A investigação se dá por meio de pesquisa de campo com onze professoras que participaram de um curso de alfabetização e letramento digital, oferecido por uma ONG em um de seus projetos de inclusão digital na cidade de Sorocaba no ano de 2008 em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Os resultados da pesquisa indicam que embora o curso tenha sido bem avaliado, as condições materiais para aplicação dos conhecimentos adquiridos deixam a desejar, e as professoras têm muitos desafios para vencer quanto a sua inclusão digital e também de seus alunos.
- DissertaçãoVisões de letramento digital em projetos de extensão universitária: inclusão e inserção social(2013) Xavier, Silvana Maria GabaldoEste trabalho apresenta uma análise das propostas dos projetos de extensão universitária, da área de Tecnologia e Produção desenvolvidos na Universidade de Sorocaba no período dos anos 2008 a 2012. Trabalhando como Assistente Administrativo da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, faço, há muitos anos, o acompanhamento dos procedimentos de execução dos projetos de extensão, desde sua aprovação até o término de cada um. A ideia desta pesquisa surgiu quando comecei a observar que as justificativas, objetivos e metodologias de cada projeto de extensão da área citada pareciam muito vagas e pouco objetivas e, assim, poderiam comprometer o sucesso e o resultado dos projetos. Assim, comecei a refletir sobre a possibilidade, que agora trago para essa pesquisa como hipótese, que as carências e necessidades do público-alvo desses projetos pareciam não ter sido devidamente apuradas pelos proponentes dos projetos, ou então, que o entendimento sobre as relações entre o desenvolvimento de algumas habilidades no uso do computador, o letramento digital e a inclusão social talvez não estivessem claros para os professores proponentes dos projetos, razão pela qual haveria certa vagueza nas propostas. Partindo dessa hipótese desenvolvi a presente pesquisa, onde procuro identificar as visões de letramento e inclusão social subjacentes aos projetos. Por haver um lapso de tempo entre a realização dos projetos e esta pesquisa, optei realizar uma análise discursiva dos projetos, e não realizar um trabalho de pesquisa de campo junto às comunidades a quem os projetos se dirigiam. Assim, trago para discussão os conceitos de comunidade, inclusão digital, inclusão social, letramento e letramento digital. Foram analisadas, portanto, todas as propostas de projetos de extensão desenvolvidos nos últimos 5 anos. Foi possível verificar que a visões de letramento da maioria dos projetos realmente associava diretamente as habilidades no uso do computador com a inclusão social e que esta se confundia, em quase todos os casos, com a simples inserção no mundo do trabalho. Essas concepções além de simplificarem as questões sociais que envolvem as relações entre tecnologia, bem-estar social e trabalho, contrariam o próprio conceito de extensão e a missão da universidade. Ao final, faço algumas reflexões que podem auxiliar numa possível revisão das políticas de extensão na universidade.