Navegando por Assunto "Indústria cultural"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA indústria cultural e os meios de comunicação de massa amplificando a persona(2008) Monteiro, Susi BerbelEste estudo se propõe a aprofundar as análises sobre os impactos da Indústria Cultural e dos Meios de Comunicação de Massa na psique humana e reunir argumentos relativos à questão da influência dos bens simbólicos, veiculados pelos meios de comunicação de massa, na constituição do indivíduo. O comportamento humano frente ao crescente desenvolvimento tecnológico vem se transformando ao longo do tempo. A vida em sociedade mediada pela Indústria Cultural e os meios de comunicação de massa propõe novos modelos e padrões de relações humanas. A construção subjetiva do indivíduo, por conseguinte, também se dá de forma diferenciada diante dos novos estímulos propostos. O indivíduo na sociedade que tem a Indústria Cultural como paradigma de todas as coisas se comporta e se constrói de acordo com padrões previamente estabelecidos. Psiquicamente responde aos estímulos externos de forma a adaptar-se na sociedade. A Persona, um dos arquétipos básicos que compõe a psique, recebeu especial atenção neste estudo. Buscou-se avaliar se as características da sociedade contemporânea facilitam e estimulam de forma mais contundente o desenvolvimento deste arquétipo específico em detrimento dos demais. Analisou-se a amplificação deste arquétipo e as conseqüências na psique como um todo.
- DissertaçãoCinema e imaginário: fragmentos de lembranças(2009) Solla, Ana Maria FidelisEm nossa pesquisa, colocamos as Literaturas junto às outras representações visuais – Teatro, Cinema e Televisão - considerando a todos como meios imagéticos de comunicação, por fazerem uso da Figura como forma de expressão. Este estudo, entre outros objetivos, busca verificar a influência do cinema sobre a formação do imaginário de seus espectadores. Para tanto, voltamos nossa atenção para um grupo restrito de integrantes do CineClube da Terceira Idade da UNISO “Maria José Sodré”, pessoas que testemunharam o processo de consolidação do cinema como grande indústria cultural. Para esta investigação, a metodologia aplicada foi a coleta de depoimentos orais, processo individual de parcela que compõe o todo coletivo. O contato com as lembranças, nas falas dos depoentes, possibilitou o acesso às suas memórias, presentificando, assim, o passado. Pretendemos mostrar, ainda, o cinema como instrumento de fascínio, ilusão e prazer visual, bem como a identificação do cinema como fonte inspiradora de hábitos, costumes e comportamentos.
- DissertaçãoCinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers(2013) Jordão, Alexandre de MedeirosEste trabalho tem como objetivo mostrar, através da análise de duas sequências filmicas como a cultura do corpo masculino com "músculos hipertrofiados e pouca gordura" foi propagada através da narrativa clássica nos filmes de guerra americanos: Rambo First Blood Part II (George P. Cosmatos, 1985) e Capitão América (Joe Johnston, 2011) cujos atores de certa forma atuaram como Personal Trainers nas telas. Também discute a relação da indústria cultural na produção dos filmes e sua contribuição para a construção da identidade cultural física nos EUA. As argumentações presentes neste trabalho baseiam-se na Teoria Critica da Escola de Frankfurt, nos Estudos Culturais Britânicos e no modelo de codificação e decodificação de Stuart Hall. Metodologicamente utilizamos revisão bibliografica e técnicas de análise filmica para comprovar a existência de discursos fisiculturistas nos filmes analisados.
- DissertaçãoTelejornal diário: cultura contemporânea e televisão pública(2008) Martins, Ana CláudiaO objetivo de nossa pesquisa é analisar a instauração do jornalismo televisivo na TV pública brasileira – a TV Cultura de São Paulo – na década de 70 e o modo segundo a qual ele produziu uma determinada ineficácia política. Trata-se de discutir o conceito de espaço público no mundo da informação e a maneira como ele se exerceu no jornal da TV Cultura. Com isso, pretende-se melhor compreender os conceitos básicos da produção e da construção da notícia televisiva e suas implicações no imaginário social contemporâneo. Assim, finalizamos esta pesquisa com uma crítica a atual cultura de massa que, através da tecnologia e da passividade do receptor, consegue manter a ausência do pensamento autônomo.