Navegando por Assunto "Indústria e educação"
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- DissertaçãoHistória da educação de Votorantim: do apito da fábrica à sineta da escola(2007) Dessotti, Isabel Cristina CaetanoEste estudo buscou construir uma parte da história do Município de VotorantimSP desde a sua origem em fins do século XIX, ainda integrado ao Município de Sorocaba, até a sua emancipação em 1965. Deu-se destaque ao Banco União que com seus empreendimentos alterou de forma significativa as características regionais vigentes até então. O apito da fábrica, as chaminés fumegantes, a movimentação dos operários passam a vigorar e a estabelecer as relações sociais. Estudou-se a trajetória escolar na vila operária de Votorantim surgida a partir da fábrica de tecidos. As escolas seguiam o modelo educacional imposto pela escola republicana que organizou o ensino em escolas isoladas (carregaram as mazelas do tempo do Império) e grupos escolares (incumbência de formar o cidadão republicano moderno). A trajetória educacional da vila operária de Votorantim, iniciada na última década do século XIX, caracterizou-se pelas escolas isoladas e foi contemplada com a criação do Grupo Escolar em 1925. Utilizou-se na pesquisa fontes primárias e secundárias, tais como: a imprensa, especialmente os jornais da época, que contribuíram para o entendimento do contexto da industrialização e do desenvolvimento da educação nos tempos da República. As principais referências teóricas de apoio foram baseadas nas reflexões formuladas por Souza (1998), Carvalho (1989), Fausto (1976) e Basbaum (1976). A análise da documentação e da bibliografia disponíveis permite considerar que as relações trabalho e capital se fizeram num misto de dominação e resistência; inserida nesse contexto, a escola republicana foi incapaz de promover eficazmente a educação popular, mas competente para formar o operário subserviente.
- DissertaçãoParceria universidade-empresa: estudo de caso Uniso-Walter do Brasil no ensino e aprendizado de engenharia(2019) Belchior, AlexandreEste trabalho apresenta uma descrição da parceria firmada entre a Universidade de Sorocaba - Uniso e a empresa Walter do Brasil, no compartilhamento do espaço industrial para realização de atividades práticas relacionadas aos componentes curriculares dos cursos de engenharia com foco na indústria metal mecânica. Segundo o que se observa na literatura boa parte das parcerias entre as universidades e empresas apresentam características voltadas para as áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de produtos e soluções de problemas. No caso da parceria UnisoWalter do Brasil, o foco é a melhoria do ensino de engenharia da universidade. O objetivo deste trabalho foi, portanto, analisar essa parceria através da opinião dos estudantes, professores da Uniso e funcionários da Walter em relação as atividades realizadas dentro da empresa. A metodologia utilizada foi através de pesquisa baseada na escala de Likert, onde utilizou-se questionários pontuando vários aspectos envolvidos no processo. Com o resultado dessa análise foi possível identificar aspectos positivos e negativos sobre esta parceria, como também apontar possíveis dificuldades encontradas no uso do espaço cedido pela empresa. Por fim, essa parceria viabilizou a doação de equipamentos para desenvolvimento de um novo laboratório dentro da universidade.