Navegando por Assunto "Inovações educacionais"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação a distância (EAD) no SEBRAE-SP: um estudo comparativo da modalidade videoaula versus modalidades tradicionais(2019) Guilherme, Fabricio AndradeA educação e suas formas tem sido alteradas com o passar dos últimos anos devido ao crescimento das novas tecnologias. Com isso a educação a distância, denominadas EADs, também se transforma, evolui e cresce influenciada pelo uso da internet e seus diversos novos formatos. Assim os cursos em EADs via internet, tem atendido e agradado uma grande parcela da população, devido sua facilidade de acesso e ao mesmo tempo seu poder democrático e capilaridade. Um mesmo curso online pode ser acessado em qualquer lugar do planeta. No tocante a essa modalidade, vimos aparecer nos últimos anos formatos diferentes, como animações, áudios, jogos e as videoaulas, todos inovando quanto aos formatos tradicionais que eram e são até hoje utilizados com slides, ou slides com animações, para transmitir o conhecimento para os alunos. Levando em consideração que há uma crescente utilização do formato videoaula e entendendo que há pouca referência acadêmica neste estudo, este trabalho se propôs a analisar diferentes dados comparando os cursos apresentados na modalidade videoaula versus os cursos no formato tradicional. Para realizar este estudo, foi utilizado um banco de dados existente, referente aos alunos do estado de São Paulo, que participaram de cursos oferecidos pelo portal de EAD do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizado a partir de coleta documental dos dados disponibilizados pelo Sebrae São Paulo, para fins acadêmicos, mantendo o sigilo e a não divulgação dos dados. Também foi realizado outros cruzamentos de dados disponíveis para, através dos resultados encontrados, utilizar os indicadores que pudessem ser relevantes, tanto para o conhecimento acadêmico, como para que a instituição Sebrae São Paulo pudesse aproveitá-los no dia a dia da instituição, para possíveis ações que visam melhorar os resultados para a empresa. A metodologia empregada foi realizada através de um estudo de caso, utilizando método comparativo para avaliação de resultados. Os resultados encontrados são interessantes e foram encontrados diferenças entre videoaula e modalidade tradicional, índices sobre taxa de conclusão, relevante informação sobre o tempo de conclusão, taxa e tempo para a desistência, gênero com índices semelhantes, faixa etária predominante entre 20 e 60 anos, com pico entre 40 e 60 anos, entre outros. Os resultados finais servirão para estratégias futuras dos cursos em EAD do Sebrae São Paulo. O processo utilizado para mineração e processamento de dados, bem como os indicadores encontrados poderá ser utilizado por outras entidades, empresas e universidade. Os dados encontrados são relevantes para o tema, bem como para auxiliar futuras pesquisas.
- DissertaçãoEducação tradicional para a digital: um recorte do ensino público estadual no município de Sorocaba-SP(2022) Rodrigues, Paulo HenriqueA vida em sociedade é permeada pela tecnologia desde o princípio dos tempos. No que diz respeito à transformação da sociedade e das suas tecnologias, é imprescindível citar a atual, que se desenvolveu em torno de tecnologias atuando não apenas na vida profissional dos cidadãos, como também na vida pessoal, digitalizando processos e automatizando tarefas. Essa transformação leva à necessidade de mão de obra altamente qualificada, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho. E para suprir essa necessidade, é importante que a Educação esteja preparada para acompanhar os novos paradigmas que são apresentados, pois é ela que formará o cidadão atuante nesse novo mundo que se descortina. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo mapear as condições estruturais e ferramentais, assim como as formações técnicas e pedagógicas de professores do componente curricular “Tecnologia e Inovação” de escolas públicas estaduais do município de Sorocaba-SP. O estudo foi realizado a partir da coleta de dados feita por questionários para o público citado após palestra de formação desenvolvida para ele. Essa palestra teve como tema o desenvolvimento da sociedade que se transforma a cada geração, trazendo evoluções e fazendo a progressão da própria história humana. Assim, foi apresentada a evolução da sociedade, lançando as bases da transição para a Sociedade 5.0. Os dados coletados foram baseados em questões acerca dos conhecimentos e uso de dispositivos ligados à tecnologia e aos temas desenvolvidos nas aulas das escolas, infraestrutura tecnológica dentro das unidades escolares e da residência dos entrevistados, como eles se atualizam em relação à tecnologia, a visão que possuem em relação ao futuro para a área tecnológica e para a sociedade em geral. Como resultado da pesquisa constatou-se que está havendo uma preocupação por parte desses professores no que diz respeito à tecnologia e o seu futuro na sociedade. Eles demonstraram interesse em conhecer cada vez mais novas plataformas, aliando isso à sua vida profissional, sabendo da necessidade do uso da tecnologia por parte de seus alunos e têm estudado cada vez mais para inseri-la em suas aulas.
- DissertaçãoEducomunicação: as mídias móveis na cultura escolar(2013) Lucena, Marcia Maria Cassin deA proposta desta dissertação é pensar o celular como mídia em atividades pedagógicas e suas influências sobre a cultura educacional. Para tanto, apoia-se no referencial teórico da educomunicação, trabalhando os conceitos da aprendizagem e da mediação. Aponta-se a importância de se pensar a comunicação e a educação como áreas convergentes e interrelacionadas. Nesta interface, a relevância da pesquisa reside em contribuir com questões que façam parte da agenda daqueles que pensam nas aplicações das mídias nos ambientes educacionais e se questionam sobre a eficiência das práticas pedagógicas, no sentido de mobilizar uma aprendizagem mais significativa. Entre tantas tecnologias disponíveis, o celular, cuja função era inicialmente a de realizar e receber chamadas, passou a ser uma mídia versátil, com capacidade para fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outros. A comunicação, nessa perspectiva, é percebida por meio das relações com as tecnologias midiáticas, envolvendo interação e interatividade. Deste modo, o objetivo geral é o de compreender como esta mídia afeta o indivíduo no contexto educacional e sua relação com as práticas culturais. O objetivo específico é pensar as possibilidades do uso pedagógico do celular. Por isso, ao trazer à tona não só análises e discussões, como também experiências advindas desse espaço de formação, esta pesquisa utilizou a metodologia qualitativa. Diante dos registros organizados no espaço digital (gravações realizadas pelos estudantes), utilizouse trabalhos com o celular como recurso pedagógico, no ano de 2011, prosseguindo no ano letivo de 2012, na Escola Estadual Profª. Beathris Caixeiro Del Cistia, cidade de Sorocaba, estado de São Paulo. Também foi realizada uma pesquisa documental descritiva e interpretativa, por ter como um dos seus objetivos principais analisar os mecanismos de aprendizagens dos alunos com o uso da TICs, especificamente, o celular e reconhecer a existência de uma lógica de dispositivos e ações, linguagens (mídia) e rotinas de procedimentos e relações que estão presentes na interação tecnológica e humanística do professor e aluno. Em relação aos resultados, a pesquisa buscou envolver o universo descrito pelos alunos em suas práticas cotidianas com o celular, como filmar, gravar, fotografar, enviar mensagens, ouvir músicas e enviar músicas por bluetooth, dentre outras, a fim de possibilitar a construção de novas formas de se dialogar com as aprendizagens.
- DissertaçãoEnsino híbrido em aulas de física: um estudo de caso no Instituto Federal de São Paulo da cidade de Itapetininga(2020) Brito, Denise MinozzoTendo em vista a verificação de práticas pedagógicas e de novos métodos de ensino especialmente os métodos que estimulam o estudante a ser mais ativo, a presente dissertação descreve um estudo de caso com o modelo híbrido, uma combinação em que as aulas presenciais complementaram a parte à distância, on-line, com os conteúdos antecipados às aulas presenciais. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do ensino híbrido em aulas no componente curricular Física Aplicada do curso técnico em mecânica do IFSP da cidade de Itapetininga no segundo semestre de 2018. Estão descritas as ações realizadas nesta proposta metodológica, as tecnologias utilizadas, dispositivos eletrônicos, a plataforma educacional, questões de aceitação dos estudantes relativas às explicações de conteúdo curricular por meio de videoaulas que incluíram a tradução para língua dos sinais. O estudo analisou as respostas obtidas por questionário e confrontou com a literatura existente. Os estudantes demonstraram a falta do hábito de estudar os conteúdos antecipadamente, mas aprovaram o novo método, apesar de habituados com um professor fisicamente presente. Houve descontinuidade do método neste curso por alguns fatores limitantes.
- DissertaçãoFormação continuada docente da rede pública estadual de São Paulo: o uso das ferramentas digitais durante o ensino remoto(2024) Pinto, Cláudia ReginaO presente estudo integra a linha de pesquisa "Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores" da Universidade de Sorocaba (UNISO). O objetivo da pesquisa foi compreender em que medida os cursos de formação continuada oferecidos pela EFAPE para o uso de tecnologias digitais contribuíram para o desenvolvimento docente em suas práticas pedagógicas durante a pandemia de Covid-19. O objetivo secundário buscou mapear a percepção dos professores em relação à formação continuada e à fluência no uso de tecnologias digitais aplicadas às suas práticas no ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. A pesquisa foi feita com docentes que atuaram na cidade de Sorocaba/SP durante o fechamento temporário das escolas, durante o ensino remoto (2020-2021). Como metodologia, foi feita uma pesquisa de métodos mistos, valendo-se tanto do método de abordagem quantitativa quanto qualitativa descritiva, exploratória com análise de conteúdo, usando como principal instrumento de coleta de dados: o questionário. Nas perguntas fechadas foram elaboradas respostas de acordo com a escala de Likert, para compreender a percepção do participante quanto ao uso das tecnologias digitais e a sua própria aprendizagem na formação continuada. Nas perguntas abertas, foram aplicados a análise de conteúdo. Foi realizado, também, a análise dos cursos, voltados para o uso das tecnologias, disponibilizados aos docentes pela EFAPE, e o quanto eles foram relevantes. O aporte teórico trouxe Gatti (2003), Tardif (2011), Bates (2016), Sampaio e Leite (1999), Kenski (2012; 2013), Bardin (2021) além de outros que serviram de suporte no decorrer desta dissertação. Por meio deste estudo, pode-se pontuar a necessidades de uma formação continuada dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas com a finalidade de alcançar e/ou ampliar uma fluência digital, além de apontamentos referentes às políticas públicas nessa área e sugerir melhorias para a formação docente e suas práticas pedagógicas.
- DissertaçãoMetodologias ativas de ensino e taxonomia de Bloom revisada aplicadas no ensino de física moderna(2019) Santos, Graziele BezerraSegundo os documentos oficiais da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e das Diretrizes Curriculares de Engenharia do Ministério da Educação (MEC), é esperado do egresso de engenharia um profissional com perfil dinâmico e sintonizado com a evolução tecnológica. Neste sentido, duas questões têm sido discutidas nesses documentos oficiais: a mudança no processo de ensino e aprendizagem; e a importância da física moderna nos currículos de engenharia. Isto tem levado pesquisadores e professores a discutirem sobre novas metodologias de ensino e buscarem recursos tecnológicos que auxiliem nas aulas. Refletindo sobre esses pontos, uma questão a ser colocada é: “como auxiliar o professor a planejar suas aulas de modo a torná-las mais dinâmicas utilizando a tecnologia? ” Para responder a esta pergunta, este trabalho tem como objetivo apresentar as metodologias ativas de ensino e Taxonomia de Bloom revisada, junto a outras ferramentas e recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor durante suas aulas, criando um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e autônomo para os estudantes. As metodologias ativas abordadas são Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Peer Instruction, Just time Teacher, Sala de Aula Invertida, Problematização e Aprendizagem Baseada em Projetos. Para a organização dos conceitos é apresentado o Mapa Conceitual, utilizado na preparação de aula pelo docente, e nos estudos prévios e subsequentes pelos discentes. Todo o trabalho tem como pano de fundo a física moderna, sendo que as questões aqui tratadas sobre esta área da física são classificadas segundo a Taxonomia de Bloom revisada, facilitando deste modo a aplicação dos exercícios de acordo com o nível cognitivo em que os alunos se encontram. Com isso foi possível desenvolver neste trabalho um material de apoio ao professor (um plano de aula e um banco de questões sobre física moderna), abordando todos esses temas referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
- DissertaçãoO ensino da matemática e o cotidiano escolar: uma abordagem apoiada no filme Matrix(2011) Lima Junior, Haroldo AleixoEssa pesquisa aborda o ensino de matemática no cotidiano escolar de escolas públicas no município de Salto de Pirapora, interior do Estado de São Paulo, tendo como abordagem a observação das práticas pedagógicas e sociais cotidianas e o filme Matrix como parâmetro de análise da sociedade atual na qual a escola e o ensino de matemática se inserem. Particularmente enfoco os impactos das novas tecnologias, como as originadas da informática e seus programas de computador (“Matrix”), e a sua presença no ambiente escolar. Destaco o papel do professor (a) no processo pedagógico frente a esses desafios contemporâneos dando ênfase ao professor de matemática. Nesse sentido, como professor de matemática, faço uso das observações e análise de minhas próprias práticas pedagógicas e sociais. Procuro através desta pesquisa mostrar como um jovem professor de matemática do interior de São Paulo se vê confrontado cotidianamente com diversos desafios em sala de aula e como é possível explicitar as possibilidades de mudanças sociais através da educação (matemática) utilizando novas tecnologias. A dissertação está fundamentada em referenciais teóricos, entre outros, do ensino de matemática (D‟Ambrosio), do cotidiano escolar (Marcos Reigota), das novas tecnologias (Pierre Levy) e no filme Matrix.