Navegando por Assunto "Inovações tecnológicas"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA indústria 4.0 e as mudanças na formação de tecnólogos: implantação do curso superior de tecnologia em manufatura avançada na FATEC José Crespo Gonzales – FATEC Sorocaba-SP(2021) Rampim Filho, NelsonA Quarta Revolução Industrial foi um termo cunhado por Schwab (2016) para sinalizar como a nossa sociedade tende a convergir as tecnologias dos mundos digital, físico e biológico, de modo que não existam mais limites entre os setores e agentes do mundo que hoje conhecemos. Diante dessa que tem sido chamada de Quarta Revolução Industrial, atualmente em desenvolvimento, as instituições de ensino possuem o desafio de preparar os seus alunos para o mercado de trabalho e para o contexto da Indústria 4.0. Isso posto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a implantação do Curso de Tecnologia em Manufatura Avançada da Fatec José Crespo Gonzales em Sorocaba-SP, a partir da perspectiva dos alunos e dos professores desse curso. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa tiveram caráter exploratório, com estudo de caso que envolveu questionários aplicados aos alunos e professores, aliados a levantamento bibliográfico. Os principais resultados apontam para conhecimentos que podem contribuir para identificar possibilidades de aproximação entre as instituições de ensino, em seus planejamentos para atender às novas demandas do mercado de trabalho, e os processos produtivos relativos a inovações tecnológicas, apontando, assim, possíveis aplicações didáticas para a área do ensino.
- DissertaçãoAssimilação das tecnologias da indústria 4.0 por profissionais que exercem funções de controladoria em indústrias de Sorocaba: um estudo de caso(2020) Rezende, João RobertoPara a superação de seus limites naturais a humanidade empreendeu uma caminhada surpreendente nos últimos 10.000 anos, tendo a tecnologia um papel preponderante para a construção de estruturas sociais e econômicas cada vez mais complexas, com as organizações ocupando um papel relevante, requerendo sistemas especializados de gestão e controle, objetivando a contínua melhoria de seus padrões de eficácia e eficiência. Por vezes, forças tecnológicas disruptivas resultaram em revoluções, como as chamadas Revoluções Industriais, sendo já reportadas três. Atualmente, com a integração de diferentes tecnologias de hardwares e softwares, está em curso a 4ª Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. Tais avanços tecnológicos permitem a estruturação dos chamados cyber physical systems e os seus impactos nos sistemas produtivos resultarão em organizações mais complexas, requerendo arranjos de controle e gestão cada vez mais estruturados e especializados, com as funções de controladoria exercendo um papel de maior relevância na gestão organizacional, sendo necessário o domínio do tema para o emprego dessa tecnologias nas estruturas de controle assim como para a avalição de projetos relacionados a sua adoção. Neste estudo de caso, toma-se como questão a assimilação das tecnologias da Indústria 4.0 por profissionais que exercem funções de controladoria em indústrias de Sorocaba, habilitando-os à efetuarem modificações estruturais nos sistemas de coleta e processamento de dados, para a obtenção de informações e sua divulgação, contribuindo assim para a melhoria das decisões e controle das organizações. Do estudo de caso constatou-se a baixa assimilação das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, o que indica uma necessidade da maior qualificação desses profissionais face as potencialidades de aplicação e melhorias nos processos de controle e de tomada de decisão pela alta administração. Busca contribuir, também, para uma maior divulgação do tema para além das fronteiras do chamado chão de fábrica, onde as aplicações da Indústria 4.0 ocorrem com mais frequência, possibilitando, assim, a melhoria da eficácia e da eficiência no controle das organizações ao estimular o estudo e aplicação do tema para a geração de novos conhecimentos organizacionais.
- DissertaçãoETEC Fernando Prestes: a formação da descentralizada EE Joaquim Izidoro Marins(2023) Christofan, MarinêsEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata de uma pesquisa histórica e bibliográfica referente a uma política pública do estado de São Paulo, vinculada à expansão das vagas do ensino técnico, projeto este do Centro Paula Souza, intitulado Plano Expansão que culmina na criação de Salas Descentralizadas. Para estudar o período da criação das salas descentralizada da ETEC Fernando Prestes (2009 a 2019), foi necessário conhecer o todo da instituição que a mantém. Assim, foi realizado um retrospecto histórico desde a criação da Escola Mixta em Sorocaba até a transferência das Salas descentralizadas da EE Joaquim Izidoro Marins (JIM) para a escola em que a descentralizada se encontra hoje, EE João Clímaco de Camargo Pires (JC). Foram discutidas as transformações do ensino profissionalizante em Sorocaba, a inauguração do Centro Paula Souza, instituição que supervisiona as ETECs e Fatecs no estado de São Paulo, bem como o período de expansão dos cursos técnicos e tecnológicos e os interesses políticos, que perpassam a época. Dessa forma temos como problemática se de fato o projeto de expansão atende a necessidade da região motivando a sua permanência por muito mais tempo que o planejado pelo CPS. Os cursos técnicos têm passado por grandes transformações, forçando o profissional a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas tecnicista para a compreensão de uma formação multidisciplinar. Dentre as demandas que surgiram para essa transformação, a Industria 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a extensão da ETEC Fernando Prestes – Salas Descentralizadas EE João Clímaco de Camargo passa de um projeto pré-definido de quatro anos para um atendimento de uma demanda existente por mais de 14 anos na região da zona Norte de Sorocaba, buscando verificar qual suas expectativas junto à Indústria 4.0 e como ela se relaciona com os cursos técnicos. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada no Centro de Memória da Instituição e outros documentos do Centro Paula Souza selecionados no recorte desta pesquisa. O resultado da pesquisa remete ao conhecimento dos Projeto de Expansão do Centro Paula Souza – ETEC Fernando Prestes – Sala Descentralizada EE João Clímaco de Camargo, demostrando o descaso e a falta de estrutura enfrentada neste período de existência, mas com contínua demanda de alunos interessados. Identificamos também que como projeto de políticas públicas as Classes Descentralizadas são apresentadas como ferramentas para abastecer o mundo do trabalho, com interesses políticos e mercadológicos. E que na visão dos coordenadores e professores da ETEC entende este, como um programa de inclusão e valorização desse trabalhador, bem como a garantia de aulas para estes professores, que lutam pela continuidade do projeto, superando todos os desafios e buscando um conjunto de soluções junto à comunidade escolar, atendendo assim as expectativas e demandas específicas da região onde se encontra. Essa ação de expansão, faz com que aumente as vagas exponencialmente, mas por outro lado, acaba por denigrir o prestígio e qualidade das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, pois são necessários professores preparados e uma infraestrutura para assegurar a qualidade de ensino celebrado pelo CPS, fato que não ocorre. Concluímos também, que esses professores são muitas vezes os próprios responsáveis para sua capacitação e aprimoramento necessário para acompanhar as demandas desse mercado, como por exemplo, as necessidades das indústrias 4.0.
- DissertaçãoMapeamento do desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Sorocaba e Votorantim(2019) Ferreira, Marcelo De SantisA imagem da situação atual dos empreendimentos brasileiros demonstra que a economia nacional se encontra ainda em estágio inicial de desenvolvimento no que concerne à sua capacidade de gerar empreendimentos inovadores. As condições socioeconômicas, nas quais os indivíduos exercem seu potencial empreendedor, ainda representam fator limitante para o pleno exercício de sua capacidade inovadora. Portanto, o aprendizado como valor central no desempenho produtivo encontra-se modestamente difundido pela população empreendedora. Desta forma o presente trabalho procurou expor os principais conceitos de inovação, empreendedorismo, perfil empreendedor e educação empreendedora. Com base nesta contextualização buscou-se entender a realidade do que está sendo feito como educação empreendedora dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) da Cidade de Sorocaba e Votorantim. O resultado apresentado foi que a maioria das instituições apenas formam os alunos para trabalharem em empresas já existentes, em profissões que provavelmente não existirão em pouco tempo, não sendo diferente do que acontece na grande maioria do país. São cursos que quando proporcionam algo de empreendedorismo, se apresentam apenas em disciplinas isoladas de um único semestre, em sua grande maioria. Foi feito também uma análise para se saber quais áreas de conhecimento apresentam resultados mais intensos da aplicação de disciplinas de empreendedorismo. Cabendo assim uma reflexão diante dos principais tomadores de decisão dentro das IES e do poder público de incentivar que haja não só mais disciplinas relacionadas a empreendedorismo, nos mais diversos cursos, como também transformá-la interdisciplinar, abrangendo assim todo o curso e não apenas mais um único semestre.
- DissertaçãoO ensino da matemática e o cotidiano escolar: uma abordagem apoiada no filme Matrix(2011) Lima Junior, Haroldo AleixoEssa pesquisa aborda o ensino de matemática no cotidiano escolar de escolas públicas no município de Salto de Pirapora, interior do Estado de São Paulo, tendo como abordagem a observação das práticas pedagógicas e sociais cotidianas e o filme Matrix como parâmetro de análise da sociedade atual na qual a escola e o ensino de matemática se inserem. Particularmente enfoco os impactos das novas tecnologias, como as originadas da informática e seus programas de computador (“Matrix”), e a sua presença no ambiente escolar. Destaco o papel do professor (a) no processo pedagógico frente a esses desafios contemporâneos dando ênfase ao professor de matemática. Nesse sentido, como professor de matemática, faço uso das observações e análise de minhas próprias práticas pedagógicas e sociais. Procuro através desta pesquisa mostrar como um jovem professor de matemática do interior de São Paulo se vê confrontado cotidianamente com diversos desafios em sala de aula e como é possível explicitar as possibilidades de mudanças sociais através da educação (matemática) utilizando novas tecnologias. A dissertação está fundamentada em referenciais teóricos, entre outros, do ensino de matemática (D‟Ambrosio), do cotidiano escolar (Marcos Reigota), das novas tecnologias (Pierre Levy) e no filme Matrix.
- DissertaçãoO ensino superior de contabilidade diante da revolução 4.0: um estudo na região metropolitana de Sorocaba(2023) Souza, Maria Aparecida SiqueiraEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Superior do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata do ensino da contabilidade nos cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, de Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba. Nos últimos tempos, as ciências contábeis têm passado por grandes transformações, forçando o profissional contábil a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas burocrática para a compreensão de uma formação gerencial. Dentre as demandas que surgiram para a transformação da profissão do Contador, a Revolução 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como os cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, oferecidos por Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba estão abordando em seus Projetos Pedagógicos a questão da Revolução 4.0 no que se relaciona à contabilidade. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) das Instituições selecionadas no recorte desta pesquisa. O resultado esperado no final da pesquisa é o conhecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de Ciências Contábeis das IES da Região Metropolitana de Sorocaba, principalmente no que se relaciona à formação ou não dos estudantes no que se refere às inovações advindas da Revolução 4.0.
- DissertaçãoO papel do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento recente do município de Sorocaba-SP(2021) Boves, Gabriele Katherine BazzoOs Conselhos Municipais são órgãos de tomada de decisões ligados à gestão pública dos municípios estabelecida pela Constituição Federal brasileira de 1988 que possuem a função de intermediação do Estado e sociedade, criando novas ideias e influenciando na dinâmica das políticas públicas que têm grande relevância na democracia. No município de Sorocaba-SP o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) foi instituído em novembro de 2018, com a missão de promover a inovação no município. Neste contexto, foi objetivo deste trabalho identificar qual foi a contribuição do CMCTI no desenvolvimento recente do município de Sorocaba-SP. Para isso, buscou-se investigar a história da Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Sorocaba; identificar as principais leis e decretos que contribuíram para a constituição do atual ambiente de inovação; descrever as ações do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; e discutir como tais ações têm se relacionado com a proposta da formação de um ambiente de inovação no município. Por meio da leitura das atas das reuniões do conselho entre o período de agosto de 2018 a outubro de 2020, a aplicação de uma pesquisa aos membros do CMCTI e a análise de ambas, foi possível evidenciar que a composição do conselho e as diversas ações tomadas pelo mesmo alcançaram o seu objetivo de promover a inovação no município utilizando diversos debates, discussões, análises para encontrar soluções sobre a dificuldade da difusão da ciência, tecnologia e inovação, assim como ações realizadas como a elaboração de projetos, mesas redondas, palestras e a criação da plataforma do Mapa da Inovação. Os resultados do levantamento de dados e das análises comprovam a contribuição e importância do papel desempenhado pelo CMCTI, que por meio da articulação dos diferentes atores sociais e de um bom trabalho de planejamento, tem se tornado um impulsionador para a construção do ecossistema de inovação do município de Sorocaba-SP.
- DissertaçãoOs mapas do ciberespaço no contexto dos professores de geografia(2006) Silva, César Eugenio Gomes daEste é um trabalho de pesquisa qualitativa. Quer saber como professores de geografia, estabelecidos em escolas públicas estaduais/SP, que possuem Internet – Banda Larga usam-na em suas aulas para a questão do mapa, com vistas a responder como a categoria Ciberespaço é trabalhada sob o efeito da tecnologia da informação. Os objetivos enfatizam a verificação do conhecimento pelos professores dos mapas do Ciberespaço que representam as transformações da sociedade informacional na busca de distinguir entre tipos de leitores navegadores através da solicitação de trabalhos pedagógicos para os alunos. O referencial teórico apoia-se em Milton Santos, Manuel Castells, Pierre Levy e Lúcia Santaella para os seguintes procedimentos adotados: entendimento do mundo numa nova dinâmica espacial; do Ciberespaço; dos tipos de leitores que navegam pelas infovias e dos cibermapas; descrição do NRTE – Núcleo Regional de Tecnologia Educacional – Sorocaba/SP e dos seus projetos; busca de relatos de professores para o uso da Sala de Informática em escolas indicadas pela ATP. Os resultados finais mostram que os professores, mesmo vivendo sob o efeito das tecnologias da informação, desconhecem a existência de mapas no Ciberespaço; revelam que relutam em adentrar mais além das experiências fornecidas pelo NRTE, sendo a Sala de Informática, para eles, um elemento opaco e, ao mesmo tempo, tão óbvio. Em conclusão pode-se afirmar que a escola caminha em Slow Motion com relação à velocidade das mudanças socioculturais atuais.
- DissertaçãoParceria universidade-empresa: estudo de caso Uniso-Walter do Brasil no ensino e aprendizado de engenharia(2019) Belchior, AlexandreEste trabalho apresenta uma descrição da parceria firmada entre a Universidade de Sorocaba - Uniso e a empresa Walter do Brasil, no compartilhamento do espaço industrial para realização de atividades práticas relacionadas aos componentes curriculares dos cursos de engenharia com foco na indústria metal mecânica. Segundo o que se observa na literatura boa parte das parcerias entre as universidades e empresas apresentam características voltadas para as áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de produtos e soluções de problemas. No caso da parceria UnisoWalter do Brasil, o foco é a melhoria do ensino de engenharia da universidade. O objetivo deste trabalho foi, portanto, analisar essa parceria através da opinião dos estudantes, professores da Uniso e funcionários da Walter em relação as atividades realizadas dentro da empresa. A metodologia utilizada foi através de pesquisa baseada na escala de Likert, onde utilizou-se questionários pontuando vários aspectos envolvidos no processo. Com o resultado dessa análise foi possível identificar aspectos positivos e negativos sobre esta parceria, como também apontar possíveis dificuldades encontradas no uso do espaço cedido pela empresa. Por fim, essa parceria viabilizou a doação de equipamentos para desenvolvimento de um novo laboratório dentro da universidade.
- DissertaçãoPlataforma de estudos para banana verde (Musa spp. AAA): isolamento, caracterização e polimerização e preparação de filmes baseado em amido(2022) Rodrigues, Alex PeresANTECEDENTES: Estudos já foram desenvolvidos usando a banana para extração de amido. Entretanto, há poucas informações disponíveis sobre as propriedades do amido proveniente dos frutos verdes e frescos e de produtos obtidos com esta fonte amido. OBJETIVO: Aprimorar técnicas para extração do amido proveniente do fruto da banana verde, caracterização do amido extraído; preparação e caracterização de filmes hidrogelatinosos baseado no amido da banana verde. MÉTODOS: A extração do amido foi realizada por maceração aquosa da banana verde cortada e triturada seguida de flotação, tamização e liofilização do fruto. A caracterização do amido foi feita calorimetria exploratória diferencial (DSC) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). O filme baseado em amido foi produzido através das dispersões poliméricas do amido de banana verde e alginato de sódio, seguida da adição de polióis (glicerina e PEG 400). A dispersão hidrogelatinosa dos polímeros adicionada dos polióis foi estendida em placa de vidro, seca em fluxo de ar, na temperatura ambiente e sob luz ultravioleta. As propriedades dos filmes foram caracterizadas por testes físicomecânicos, físico-químicos e morfológicos. RESULTADOS: Com o processo de extração utilizado neste trabalho, foi possível obter um rendimento de 11,93% de farinha de banana verde. Analisando as diferentes formulações propostas, cada uma apresentou suas propriedades em função da relação de massas dos polímeros e da massa molar dos polióis. A formulação II apresentou maior plasticidade, quando comparada as outras formulações I e III, característica essa observada através dos testes físico-mecânicos (tração e perfuração), os quais são influenciados pela resistência das cadeias poliméricas. Os testes físico-mecânicos (resiliência e relaxação) são influenciados pela massa molar dos polióis. Neste caso, as propriedades da formulação III foi melhor quando comparado com as demais. CONCLUSÃO: Com os resultados obtidos podemos sugerir algumas possíveis aplicações para as formulações II e III. Sendo que para a formulação II, devido as suas propriedades plásticas, poderia ser utilizada como filme de revestimento de embalagens. Já o filme da formulação III poderia ser indicada para o desenvolvimento de curativos não oclusivos.
- DissertaçãoProjeto de um aplicativo eyeGO voltado à pessoa com deficiência visual utilizando os ônibus urbanos municipais de Sorocaba(2019) Kamada, TetsuoO Projeto de um aplicativo (eyeGO) tema deste estudo, é voltado às pessoas com Deficiência Visual, ou ‘assistidos’, da coparticipante, Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais - ASAC, utilizando os ônibus urbanos municipais de Sorocaba, controlada e fiscalizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, outra coparticipante no projeto. Tem como meta, facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual da ASAC, nos ônibus do sistema de transporte público municipal de Sorocaba. Com o auxílio do aplicativo eyeGO instalado no seu Smartphone poderá selecionar, sem a ajuda de terceiros, a linha ou o ponto de ônibus que deseja. O projeto do aplicativo propõe o desenvolvimento em duas partes: A primeira parte instalada no smartphone do usuário que, acionado, informará sua localização ao motorista do ônibus desejado. A segunda parte do aplicativo instalado no equipamento eletrônico denominado SIGOM VISION de controle e informação dotado em todos os ônibus, avisará o motorista, por meio de 2 lâmpadas Leds, nas cores verde e vermelha instaladas no painel do veículo. Se a luz Led verde acender, indicará ao motorista o desejo de embarque do usuário e se a luz vermelha acender indicará a solicitação de parada para o desembarque do passageiro do ônibus. Algumas das ferramentas para o desenvolvimento do aplicativo eyeGO recomendadas são a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e a Tecnologia Assistiva (TA). Ambas utilizadas como interfaces digitais, no auxílio do desenvolvimento do projeto. Neste trabalho, o objetivo principal foi elaborar o projeto deste aplicativo, que posteriormente poderá ser desenvolvido e testado por uma equipe técnica da área de Tecnologia de Informação. Hipotese: Espera-se reduzir a quantidade e o nível de dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência visual na utilização do transporte público urbano, aumentando a demanda desta utilização para diversas finalidades, como trabalho, estudo e lazer. Espera-se também propiciar maior independência no deslocamento, reduzindo ou dispensando a necessidade de acompanhante. Resultado: Pesquisa junto aos assistidos da ASAC e informações operacionais do sistema de transportes urbano de Sorocaba. Conclusão: O Projeto deste aplicativo pretende que, melhore o conforto e a segurança do usuário e possibilite o deslocamento urbano aumentando a confiança, inclusive com o auxílio do motorista do veículo que exercerá o papel principal no embarque e desembarque mais eficiente das pessoas com deficiência visual da ASAC.