Navegando por Assunto "Inteligências multiplas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA teoria das inteligências múltiplas na educação física: uma proposta de formação continuada para o cotidiano escolar(2021) Silva, Yara Machado daO presente trabalho teve a intenção de repensar as práticas pedagógicas do professor de Educação Física com base nos resultados obtidos na dissertação de mestrado: “Um olhar sobre a Inteligência Humana manifestada no cotidiano escolar”, que investigou as concepções de agentes escolares e educandos acerca da Inteligência Humana e as possíveis estimulações dos potenciais dos estudantes, oferecidas nas práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório, envolvendo professores, em sua maioria de Educação Física, atuantes na Educação Básica, baseado em uma proposta de um curso de formação continuada, pautado na Teoria das Inteligências Múltiplas, com o objetivo de compreender as concepções e oferecer aos seus participantes subsídios, por meio de estratégias a serem incorporadas em suas práticas, para quebrar seus paradigmas e voltar seus olhares para os potenciais revelados pelos estudantes. Após o contato com os professores de Educação Física sobre a possibilidade e o interesse em participar do curso e uma palestra de apresentação on-line, divulgada e vinculada em redes sociais abertas a todos os interessados, o curso foi efetivado em sete encontros online, com estudos temáticos e sistematizados sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, quando foram fornecidas estratégias e propostas práticas e realizados debates e reflexões sobre a atuação docente e diferentes possibilidades de rotas de acesso ao conhecimento. Essas manifestações foram registradas e transcritas, com as devidas precauções de confidencialidade e conservação para análise. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, investigando aspectos importantes de sua formação e concepções sobre a temática, os registros dos encontros e um questionário final, para verificar possíveis mudanças conceituais. Essas informações foram analisadas em três momentos: indicadores, redução em sinais e interpretação dos indícios, ancorados no método de análise Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). O curso proposto se mostrou eficiente em seus propósitos preestabelecidos, contribuindo com novas concepções acerca da inteligência humana e da ampliação do olhar dos participantes sobre os estudantes. Além disso, deflagrou-se avanços nas práticas pedagógicas descritos pelos professores e uma mudança de paradigma de identidade docente. Os princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas mostraram-se condizentes com os anseios dos agentes escolares em alcançar uma educação com mais equidade e sensibilidade. Recomenda-se que movimentos destinados às reflexões em contexto escolar possam ser aproveitados para cursos como o proposto pela tese.
- DissertaçãoUm olhar sobre a inteligência humana manifestada no cotidiano escolar(2018) Silva, Yara Machado daEste estudo tem como objetivo compreender as concepções e as manifestações da Inteligência Humana em suas diversas possibilidades de expressão, associando-as às rotas de acesso ao conhecimento disponibilizadas aos estudantes no ato de ensinar. Fruto da observação da prática da pesquisadora diante da dificuldade de aprendizagem dos estudantes em determinadas áreas do conhecimento e da discrepância entre as diferentes habilidades cognitivas, foi realizado um estudo qualitativo exploratório em uma escola pública de Sorocaba com estudantes, professores, estagiários e gestores de uma turma do Ciclo I do Ensino Fundamental, tendo como principal referencial teórico a Teoria das Inteligência Múltiplas (GARDNER, 1994, 2000). A pesquisa de campo, – observações das aulas e dos conselhos de classe e entrevistas semiestruturadas com todos os envolvidos com a turma – visaram compreender as concepções que esses sujeitos têm acerca do tema abordado, além de identificar possíveis estimulações dos potenciais das crianças. Todas as observações foram descritas detalhadamente e as entrevistas transcritas na íntegra. O método de análise dos dados seguiu três grandes momentos: descrição dos dados, redução e interpretação das informações obtidas, pautando a análise de dados na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), ou Grounded Theory (GT), pela qual foi possível explorar as diferentes dinâmicas do contexto investigado. A partir da análise, foram geradas: na codificação aberta, 91 subcategorias; na codificação axial, 13 categorias; e na codificação seletiva, 3 grandes categorias, e a partir daí a teoria fundamentada nos dados, no final do estudo. Os resultados mostram que o depoimento dos professores, dos estagiários e dos gestores, em muitos momentos, permeiam as concepções presentes na Teoria das Inteligências Múltiplas, mas, ao confrontá-los com os relatórios desenvolvidos durante as observações, percebe-se que essa visão é pouco contemplada durante as práticas pedagógicas desenvolvidas. Falta-lhes a compreensão de que as múltiplas inteligências podem ser abordadas como um caminho para os conteúdos a serem desenvolvidos. Um conhecimento profundo da teoria e das possibilidades para sua inserção nas práticas pedagógicas seria uma estratégia eficiente para o progresso do sistema de ensino investigado. A expectativa de que a Teoria das Inteligências Múltiplas subsidie a elaboração de novas práticas pedagógicas motiva a continuação dos estudos e a divulgação entre os agentes presentes na escola atual, buscando cada vez mais a compreensão e a valorização da manifestação da Inteligência Humana no cotidiano escolar.