Navegando por Assunto "Ioga"
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- DissertaçãoConvergências entre yoga e educação no brasil: um caminho para competência e para formação humanista?(2021) Pires, Cristiane SalesO Yoga é considerado uma prática milenar de corpo-mente que se especializou na conscientização da atenção, na regulação do controle do estresse e das emoções por meio de práticas respiratórias, posturas corporais, relaxação e meditação. Há um processo em curso que resulta na fragmentação do ser humano. O contexto escolar atual é caracterizado por declínio da saúde física e mental de estudantes e professores sendo urgente testar e implementar programas de bem-estar. A Educação pode e deve ser espaço de reconhecimento, reflexão e transformação desta realidade. Nesta pesquisa, procurou-se responder à pergunta: quais são as possíveis convergências entre o Yoga e a Educação? Essa pesquisa se justifica porque buscou suprir a lacuna de pesquisa que buscasse os fundamentos que justificariam a integração do Yoga e da Educação sob a ótica da construção de competência e formação humanista. O objetivo primário deste trabalho foi avaliar a relação entre o Yoga e a Educação. Dentre os objetivos secundários estavam comparar os fundamentos do Yoga com o triplo processo da Educação (CHARLOT, 2014), formação humanista (GOERGEN, 2005) e o conceito de competência (PERRENOUD, 1999); descrever diferentes experiências de Programas de Yoga em escolas brasileiras; avaliar se e como os programas podem contribuir para a formação humanista e desenvolvimento de competência. Fazem parte da metodologia: a pesquisa bibliográfica; o estudo de campo, com aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado direcionadas a responsáveis por programas de Yoga no Brasil; e a análise de documentos, como apostilas e anotações feitas em seminários. Dentre alguns resultados, foram encontrados que o Yoga constitui-se um campo de investigação recente, mas em crescimento; não foram localizados trabalhos que relacionam Yoga e Educação Superior com foco nas convergências deste estudo; que a BNCC é mais um vetor de implantação do Yoga em escolas; e - mais relevante – que há aproximações entre o Yoga e a Educação, no que diz respeito ao processo de humanização, socialização e singularização, na origem do conceito de competência, possibilitando a formação humanista.
- DissertaçãoLinguaguem corporal: formas negociadas contra agressões do meio(2004) Moreira, Bernardete SteccaEstudo sobre o corpo que interfere nas instituições escolares. A pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares analisando a linguagem corporal como estratégia de negociação com a violência em escolas das redes municipal e estadual de educação de Sorocaba. Os pressupostos foram construídos durante minha prática docente em Educação Física e buscam aliar o equilíbrio do trabalho corpóreo com a melhoria da qualidade de vida. Yoga, a prática desportiva, o esporte, a caminhada e os exercícios físicos mostraram-se alternativas concretas que permitem decifrar, interpretar e construir ações negociadas com as agressões escolares. A abordagem interdisciplinar permitiu romper com o saber-fazer, inaugurando o saber-ser como pesquisadora. O uso da quadra esportiva continua sendo examinado. Reúne concentração importante de pessoas e deve ser ocupada com atividades da linguagem corporal. O recorte teórico metodológico invade o cerco epistemológico sobre disciplina, indisciplina, interdisciplina e poderes centrados na produção de saberes a partir de Foucault, Bourdieu, Fazenda, Guimarães e outros. Medina, Weil, Feuerstein foram importantes no entendimento, respectivamente, na visão una do homem, a comunicação por intermédio da linguagem do corpo e as questões sobre Yoga. Resultados preliminares apontam para a contextualidade do “corpo” interferindo no aparecimento das violências nas instituições escolares sorocabana. No conjunto das ações de produção de conhecimento e da intervenção concreta, a yoga está em destaque. Representa uma atividade física que provoca a adaptação do organismo às necessidades da vida, um movimento de dentro para fora da pessoa que a pratica. Constrói equilíbrios entre Razão e Emoção dos agressores contra o corpus da escola.
- DissertaçãoPublicização do yoga e a estética e a ética que se delineiam no cotidiano: um estudo com praticantes de yoga(2013) Bernegozi, Luis Antonio LemesA pesquisa tem como objetivo geral compreender a estética e a ética que se delineia no cotidiano de praticantes de yoga. Para alcançar esse objetivo buscamos elencar especificidades do yoga que permeiam o cotidiano desses praticantes com a publicização do yoga; classificar a comunicação que subjaz a esses processos; verificar como esses praticantes jogam com essas especificidades disseminadas pelas mídias na constituição da persona ou formação de “tribos” e identificar como aspectos do hibridismo cultural se manifestam entre esses praticantes. Valemo-nos de Maffesoli (2006; 2010), principalmente, para tratar de aspectos da pósmodernidade; Burke (2003) e Said (1996) para a questão da cultura - hibridismo cultural e o orientalismo; Casaqui (2011) e Sfez (2007), para tratar da publicização e da comunicação; bem como Zimmer (2000) e Eliade (2004) para tratar de aspectos referentes ao yoga. Também valemo-nos da aplicação de questionários e da técnica da observação participativa, aplicadas a quatro grupos de praticantes de yoga, da cidade de Sorocaba (SP). Entre os resultados, enfatizamos que “qualidade de vida” é a palavra de ordem nos grupos praticantes de yoga, o que, para Maffesoli, define bem o espírito do tempo. Essa pesquisa é relevante para a comunicação e a cultura por focalizar o processo de mistura, de trocas, de jogo com valores postos em cena pelas mídias e envolvendo o yoga, a partir de uma pesquisa empírica com praticantes de yoga.