Navegando por Assunto "Jogos educativos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEscola lúdica(2004) Ferraz, Ismália CristinaA pesquisa examina a importância de um aprendizado lúdico. Pauta-se pela prática docente no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Educação. Nossa abordagem exploratória valoriza a aprendizagem por intermédio das falas em sala de aula e como seus atores participam no processo. Dúvidas, admiração e oposição marcam a abordagem lúdica que sustenta nossas hipóteses de trabalho. O recorte teórico- metodológico foi construído a partir das observações em sala de aula, bem como, com as ações de intervenção como educadora em Escola Estadual localizada no centro da cidade de Sorocaba. Objetivamente, fizemos uso de jogos pedagógicos e dramáticos, dinâmicas de participação, brincadeiras e improvisos literários. Primeiramente, iniciamos a pesquisa observando o meio escolar, a perspectiva lúdica desejada, os obstáculos a ser transpostos e a necessidade de estender a alegria ao jovem e não somente às crianças nos capítulos iniciais (1-2-3). Num segundo momento as reações à proposta lúdica são abordadas, capítulo 4, bem como, as relações de poder sob a perspectiva docente e suas consequências são apresentadas, no capítulo 5 discute-se a importância da aprendizagem significativa contrariamente a um aprender superficial. O relato de vivências lúdicas em sala de aula e suas apreciações compõem o capítulo 6, e, por fim, as considerações finais apontam para uma realidade de ensino aprendizagem lúdica possível e positiva.
- DissertaçãoJogos e brincadeiras na educação infantil: opinião de professoras(2007) Cardia, Geronimo MiguelEsta dissertação tem como tema os jogos e brincadeiras como atividades lúdicas voltadas para o movimento corporal das crianças na educação infantil. Tomando-se como referência a realidade da Educação Infantil municipal de uma cidade do interior de São Paulo, esta pesquisa pretendeu reunir dados obtidos num curso de formação, para analisar como as professoras utilizam os espaços físicos da escola para o movimento corporal por meio das atividades lúdicas, como são esses espaços e quais as principais atividades oferecidas, lembrando que esses estabelecimentos de ensino não contam com profissionais habilitados em educação física. Dessa forma, a questão principal foi verificar como elas avaliam seus espaços para a escolha das atividades para o movimento, frente às adversidades do espaço. Compreender o espaço da escola pela percepção das professoras e identificar algumas atividades realizadas na educação infantil podem mostrar a distância ou a aproximação entre a legislação que orienta o desenvolvimento do movimento corporal e a prática do cotidiano num espaço físico concreto destinado ao desenvolvimento motor das crianças. Os dados apontam que, na opinião das professoras, os espaços são limitados, têm mais de uma função, as atividades são planejadas sem apoio técnico, os materiais disponíveis na escola não são suficientes para o número de alunos, e de maneira geral, elas avaliam criticamente as potencialidades e limites envolvidos no trabalho com atividades para o movimento corporal.
- DissertaçãoO potencial significativo de games utilizados na educação(2014) Caniello, AngelicaOs games no contexto da cultura da convergência é o tema desta pesquisa, que contempla interfaces entre a comunicação e a educação. Com os objetivos de avaliar os games quanto ao potencial de trazer para o ambiente escolar uma prática interdisciplinar, que possibilita uma aprendizagem lúdica e interativa, bem como refletir sobre aspectos da linguagem que os constitui, esta pesquisa tem como fundamentação téorica a noção de cultura da convergência, a partir de Jenkis (2008), o conceito de ludicidade com Huizinga (1999) e Arlete Petry (2005) e para tratar da noção de interação buscamos reflexões de Fragoso (2001), Primo (2000;2003) e Bairon (1998) entre outros. Orozco (2014) e Soares (2011) nortearamnos no território da educomunicação. Diversos estudos de comunicação sobre games alicerçados, sobretudo, nos trabalhos de Santaella (2004a;2009;2013), em especial, sobre o seu uso no aprendizado dentro e fora da sala de aula também compõem a fundamentação teórica. Para fins de análise, utilizamos os princípios de aprendizagem dos bons games, listados por Gee (2009) e delimitamos este estudo qualitativo na análise da linguagem de três games voltados para adolescentes que cursam o ensino fundamental II: ‘Minecraft’, ‘A Mansão de Quelícera’ e ‘Ludo Radical’. Entre os resultados, destacamos que os games proporcionam diferentes tipos de experiência, aprendizagem e níveis de interação e ludicidade. O nosso estudo corrobora a ideia da inserção, de uma linguagem educacional (formal e informal) dialógica, lúdica, hipermidiática que possibilita que o aluno seja um agente ativo do seu aprendizado, produtor e multiplicador de novos conhecimentos. No contexto da comunicação e cultura, esta pesquisa pode contribuir para pesquisas e estudos sobre a linguagem dos games e a sua utilização no processo de aprendizagem lúdica e interativa.
- DissertaçãoOs jogos e as brincadeiras de rua pulando o muro das escolas públicas da cidade de Maués no Amazonas(2006) Pinto, Raimundo Inácio da CostaEste estudo tem como propósito investigar se a cultura dos jogos e brincadeiras de rua permeada pela cultura indígena sateré-mawé como prática pedagógica da disciplina Educação Física de 1ªa 4ª séries do Ensino Fundamental transpõe o muro das escolas públicas do município de Maués no Amazonas. Para a realização da presente pesquisa recorremos a várias investigações de natureza teórico-empírica por pesquisadores em educação e Educação Física tendo os jogos e brincadeiras de rua na cultura amazônica como foco central da investigação. O trabalho também apresenta contribuições teóricas de autores renomados não vinculados a área de Educação Física que contribuem sobremaneira na compreensão do jogo e da brincadeira enquanto ação pedagógica. Sinaliza um certo descontentamento dos professores entrevistados com a prática tradicional presente na disciplina de Educação Física e os conteúdos da proposta oficial para a Educação Física de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. A partir dos procedimentos teórico-metodológicos adotados pela investigação bibliográfica e da análise dos instrumentos de coleta de dados não temos dúvida alguma do pulo efetuado pela cultura dos jogos e brincadeiras de rua ante ao muro das escolas públicas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental do município de Maués.