Navegando por Assunto "Jornalismo - Aspectos sociais"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicando a saúde: a gripe causada pelo vírus AH1N1 e a cultura do jornalismo em três jornais regionais(2012) Silva, Evenize de Cássia Batista Marques daO presente trabalho analisa o conteúdo publicado em três jornais - Cruzeiro do Sul (de Sorocaba), Diário da Região (de São José do Rio Preto) e Vale Paraibano (de São José dos Campos), todos do interior do Estado de São Paulo - sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A-H1N1 durante a pandemia da doença, ocorrida no ano de 2009. Tendo como base metodológica a Análise de Conteúdo e o Jornalismo Comparado, além do amparo teórico da Agenda Setting, trabalhamos com os textos de Laurence Bardin, Maxwell McCombs e José Marques de Melo, tendo ainda contribuições de Mauro Wolf, Guy Debord e Jean Baudrillard, entre outros. Foram investigadas 322 unidades jornalísticas, publicadas no mês de agosto de 2009, levando em consideração as categorias de jornalismo opinativo e informativo. A análise desse material se mostrou necessária para verificar como se deu a cobertura jornalística a respeito da chamada “nova gripe”, observando critérios quantitativos e qualitativos sobre o conteúdo publicado. Para tal, uma a uma, as matérias publicadas foram analisadas e resultaram no preenchimento de tabelas contendo indicadores estabelecidos para classificar e analisar o universo pesquisado. Essa metodologia aplicada teve como parâmetro os trabalhos dos autores já citados e também as classificações temáticas conceituadas pelas pesquisadoras Luiza Massarani e Flávia Medeiros, com adaptações e ajustes considerados pertinentes à presente pesquisa. O estudo verificou, entre outros itens, a apuração das notícias e as fontes mais utilizadas para o fornecimento de dados; além de quais recursos os jornais utilizaram para a publicação de um assunto de grande interesse da população naquele momento em que uma doença nova avançava pelo mundo. Verificamos ainda qual foi a relação entre os conteúdos publicados e a manifestação dos leitores por meio de cartas enviadas para os periódicos e como o contexto regional foi abordado pelos matutinos pesquisados. Com o levantamento, foi possível concluir que a temática mais abordada pelos jornais pesquisados foi sobre medidas de controle da doença, seguida pelas unidades sobre o alastramento e as mortes provocadas pela gripe. O terceiro tema mais publicado foi o conjunto entre denúncias e situações de medo e insegurança relacionadas à doença. As notícias sobre as mortes foram focadas na contagem, muitas vezes diária, dos óbitos e, em alguns casos, baseadas em informações não oficiais e sem identificar as fontes e a origem dos dados publicados. Por fim, a partir das evidências de espetacularização da notícia e da publicação massiva de números de casos e de mortes, da superficialidade e das contradições encontradas em uma parte das matérias, concluímos que o conteúdo veiculado contribuiu para o pânico na sociedade durante o período da pandemia.
- DissertaçãoJornalismo e espetáculo: uma análise das manchetes de capa e das notícias do dia do jornal popular Super Notícia(2020) Lucchesi, Jennifer SilvaA pesquisa propõe uma reflexão sobre Jornalismo e Espetáculo. A partir da pergunta Como o espetáculo se manifesta na produção noticiosa do jornal popular Super Notícia?, o objetivo geral da dissertação é o de reconhecer a presença e a representatividade do espetáculo nas manchetes de capa e nas notícias do dia do jornal popular Super Notícia a fim de se compreender a produção noticiosa do veículo em estudo. Para isso, delineiam-se os objetivos específicos de refletir sobre os conceitos de Jornalismo e de Espetáculo; identificar, a partir do Super Notícia, as características que o espetáculo assume na produção de um jornal popular na contemporaneidade, demonstrando se ele se manifesta pelo fait divers, pelo grotesco midiático, pelo empobrecimento da função mediadora/reflexiva do jornalismo e/ou de outra forma; verificar se as características do infotenimento presentes no jornalismo popular auxiliam na contextualização da informação ou aproximam-na da espetacularização no sentido debordiano; e, por fim, indicar os valores-notícia que mais se destacam no Super Notícia, comparando os valores-notícia tradicionais com os propostos por Roland Barthes no fait divers, assim como identificar quais são as fontes de informação que aparecem na produção noticiosa do jornal e suas formas de participação. Com o propósito de se alcançar os objetivos, adota-se a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (2004) como a metodologia desse estudo. O recorte da pesquisa contempla os conteúdos que se tornam manchetes de capa e os identificados, na página interna, como a “Notícia do Dia”. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Jorge Pedro Sousa, Marialva Barbosa e Márcia Franz Amaral para a construção do jornalismo popular; Cremilda Medina contribui para se pensar a atividade jornalística em suas premissas, técnicas e potencialidades; Fábia Angélica Dejavite e Carlysângela Silva Falcão fundamentam o conceito de infotenimento; Roland Barthes oferece subsídios para o entendimento da estrutura do fait divers, enquanto Guy Debord é o autor chave para se compreender a espetacularização da informação. Os resultados da análise evidenciam a relação do espetáculo no Super Notícia com os elementos que não têm o propósito de contribuir para a compreensão política, econômica, social e cultural da realidade. Neste contexto em que se apresentam a personalização extrema dos fatos, a dramatização, a estrutura do fait divers bem como o predomínio de assuntos envolvendo conflitos sociais, elimina-se a possibilidade de diálogo entre o jornalista, o contexto social e o leitor. A relevância desse trabalho está em propiciar reflexões acerca da produção jornalística em um veículo popular.
- DissertaçãoPodcast durma com essa: um estudo da produção jornalística do jornal Nexo(2021) Faria, Naiara Albuquerque Melo deEsta dissertação propõe uma reflexão sobre a produção de podcasts da imprensa brasileira. Sabe-se que a distribuição de conteúdo jornalístico por meio deste novo formato midiático tem crescido nos últimos anos e, por isso, a presente pesquisa busca compreender em que grau os podcasts noticiosos guardam relação com as mudanças socioculturais da atualidade. O objetivo é averiguar se há potencial dialógico na produção da coluna Durma com Essa, do Jornal Nexo, com a ajuda da pergunta norteadora: o podcast da coluna Durma com Essa tem elementos que indiquem a presença de potencial de dialogia social? Para isso, a fundamentação teórica estará em Cremilda Medina e Mara Rovida, no embasamento do conceito de Diálogo Social; além de Nelson Traquina, Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari quanto à prática jornalística; John Downing, Dennis de Oliveira e Cicilia Peruzzo, no Jornalismo descentralizado; e Roseli Fígaro sobre Jornalismo Alternativo e novos arranjos econômicos para jornalismo contemporâneo. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo a partir de Laurence Bardin, com o corpus composto a partir da produção de podcasts durante os seis primeiros meses da Pandemia do Novo Coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020. Ao longo do percurso, observa-se que o fazer jornalismo do objeto estudado cumpre com a promessa de promover a contextualização dos fatos no intuito de aumentar o entendimento do público, contudo, não traz elementos que apontam para a presença de dialogia social, quanto à pluralidade de perspectivas, escolha das fontes e presença de protagonistas sociais na narrativa apresentada.
- DissertaçãoTelejornal diário: cultura contemporânea e televisão pública(2008) Martins, Ana CláudiaO objetivo de nossa pesquisa é analisar a instauração do jornalismo televisivo na TV pública brasileira – a TV Cultura de São Paulo – na década de 70 e o modo segundo a qual ele produziu uma determinada ineficácia política. Trata-se de discutir o conceito de espaço público no mundo da informação e a maneira como ele se exerceu no jornal da TV Cultura. Com isso, pretende-se melhor compreender os conceitos básicos da produção e da construção da notícia televisiva e suas implicações no imaginário social contemporâneo. Assim, finalizamos esta pesquisa com uma crítica a atual cultura de massa que, através da tecnologia e da passividade do receptor, consegue manter a ausência do pensamento autônomo.