Navegando por Assunto "Língua inglesa - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA contribuição dos letramentos digital e visual na aprendizagem de língua inglesa(2012) Marques, Daniela MirandaA língua inglesa faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente, nos dias de hoje, com a expansão dos meios de comunicação e da internet. Nas escolas, ela é ensinada com vistas a instrumentalizar os alunos para a crescente demanda de comunicação, interação e inserção no mundo do trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa, realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, é verificar de que maneira o currículo escolar de língua inglesa e o material didático oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEE/SP, estão atendendo às necessidades de uso da língua inglesa dos alunos. Partindo da hipótese de que práticas de ensino mediadas por tecnologias podem auxiliar na aprendizagem da língua inglesa, inclusive quando esta vem acompanhada de linguagem não verbal, trazemos as seguintes questões, que traduzem os objetivos específicos desse trabalho: 1) Quais estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para realizar as tarefas escolares de língua inglesa? 2) Quais as possibilidades do professor inserir atividades em classe que propiciem eventos de letramento digital e visual e que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem da língua inglesa? 3) Que mudanças houveram nas práticas de estudo e na aprendizagem da língua inglesa, com a inserção de atividades que propiciem os letramentos digital e visual? A fundamentação teórica, neste trabalho, baseia-se nos conceitos de letramento digital e visual, multimodalidade e estratégias de aprendizagem de língua inglesa. Inicialmente, foi realizada uma atividade piloto com o objetivo de recolher dados sobre as estratégias de estudo e de aprendizagem dos alunos em ambiente informático. A partir das análises dos dados, foram elaboradas duas apostilas sobre a importância da leitura das imagens quando associadas aos textos em língua inglesa e sobre usos das ferramentas da internet para a aprendizagem da língua. Os dados foram coletados dos blogs dos alunos, criados especificamente para as aulas de língua inglesa. Também foram obtidos registros das atividades dos alunos feitos em papeis avulsos. Os resultados da pesquisa revelam que houve incremento de novas estratégias de estudo no meio digital, que antes se resumiam a adaptações das práticas utilizadas com textos impressos, com fortes indicações de melhoria no conhecimento da língua inglesa, reforçando a ideia inicial de que práticas de letramento digital e visual aliadas ao uso adequado de tecnologia podem favorecer o aprendizado de língua inglesa.
- DissertaçãoA hipermídia como ferramenta para o ensino de língua inglesa: uma abordagem transcultural(2013) Pinho, Fernanda Maisa Soares dos SantosA presente pesquisa busca refletir sobre as necessidades comunicativas da atualidade e a relevância de uma abordagem transcultural por meio de hipermídia no ensino de língua Inglesa. Preocupado com essa questão, o estudo parte do pressuposto de que as Tecnologias Emergentes encurtam as distâncias, diluem as fronteiras culturais, aproximam as pessoas e modificam as maneiras de se comunicar, ser e estar no mundo. Assim, a presente pesquisa enfoca como a Língua, neste caso a Inglesa, assume novas dimensões, antes apenas imaginadas ou teorizadas, como língua franca e “universal”. O objetivo deste estudo é investigar como um grupo de 40 alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual do município de Sorocaba, aprendizes de Língua Inglesa e usuários-interatores das Tecnologias Emergentes, utilizam as diversas linguagens da hipermídia para expressar seus pensamentos, e como os recursos do meio digital potencializam a interação entre diferentes culturas através de uma abordagem de ensino de inglês transcultural. Para desenvolver esta pesquisa foi realizado um estudo de caso. Foi criado um plano de aula baseado no programa da Adobe Youth Voices, em que os alunos aprenderam como utilizar as linguagens da hipermídia (áudio, imagens e texto), técnicas para manuseio de câmera e produção de vídeos de curta duração utilizando os conteúdos de Língua Inglesa ensinados em sala de aula. Um ambiente virtual (website) foi criado para armazenar as produções de hipermídia. Um grupo de alunos da cidade de Jinja, em Uganda, foi convidado a interagir, e comentar os trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que o uso de hipermídia por meio de uma abordagem transcultural pode contribuir positivamente no ensino de Inglês, bem como possibilitar a comunicação entre diferentes culturas por meio das múltiplas linguagens. Evidenciam também a relevância dessa abordagem para o uso comunicativo atual da Língua Inglesa, permeada pelos audiovisuais que refletem a cultura Brasileira, mas que também têm influência de outras culturas e assim chegam até os interlocutores num constante processo de resignificação e informação.
- DissertaçãoEstudo de erros causados pela influência da sintaxe do português sobre o inglês(2003) Oliveira, Gisele de