Navegando por Assunto "Língua portuguesa - Livros didáticos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoReflexões lingüísticas no ensino médio(2004) Santos, Julia Maria Corrêa Lino dosEsta pesquisa apresenta uma investigação sobre os modos de reflexão lingüística no Ensino Médio, a partir da reflexão teórica e da análise de cinco materiais instrucionais distintos disponíveis, hoje, no mercado editorial brasileiro. A primeira parte deste trabalho trata de contextualizar o conceito de reflexão lingüística e para isto faz cinco perguntas a saber: O que significa saber Português? O que significa estudar e aprender gramática? O que se propõe, ainda, quando ensinamos Português? O objetivo da escola deve ser ensinar Português padrão? O que significa refletir língua? Considerando que o alvo das nossas indagações é o Ensino Médio, acrescentou-se um item que discute a especificidade desse ensino. A idéia que aqui se defenderá é a de que a reflexão lingüística é, sim, fundamental no Ensino Médio, como em qualquer nível de ensino. Em nosso ponto de vista, ela não se confunde nem com o que tradicionalmente se chama de Língua Portuguesa, nem com o ensino da gramática, nem mesmo com o ensino de leitura ou escrita, ainda que possa estar a ela associada. Para desenvolver estas idéias o trabalho foi organizado da seguinte maneira: após uma breve introdução, contextualizando o problema da Língua Portuguesa, no capítulo 1, apresentamos novas perspectivas para o ensino da língua no Ensino Médio, dividido nos subitens já anteriormente mencionados No capítulo 2, tratamos especificamente dos materiais instrucionais e a sua relação com a reflexão lingüística no Ensino Médio, apresentando, primeiramente, questões de métodos, depois fazendo o estudo, a análise sobre como a reflexão lingüística é abordada em alguns materiais disponíveis ao professor. Optamos pelo termo materiais instrucionais porque nos parece mais amplo do que livros didáticos ou materiais didáticos, seja na diversidade da forma, seja na diversidade de conteúdos e tratamentos temáticos. Após a análise de cinco tipos de diferentes materiais, apresentamos as nossas conclusões e oferecemos algumas desrecomendações aos colegas professores.