Navegando por Assunto "Letramento"
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- DissertaçãoA contribuição dos letramentos digital e visual na aprendizagem de língua inglesa(2012) Marques, Daniela MirandaA língua inglesa faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente, nos dias de hoje, com a expansão dos meios de comunicação e da internet. Nas escolas, ela é ensinada com vistas a instrumentalizar os alunos para a crescente demanda de comunicação, interação e inserção no mundo do trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa, realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, é verificar de que maneira o currículo escolar de língua inglesa e o material didático oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEE/SP, estão atendendo às necessidades de uso da língua inglesa dos alunos. Partindo da hipótese de que práticas de ensino mediadas por tecnologias podem auxiliar na aprendizagem da língua inglesa, inclusive quando esta vem acompanhada de linguagem não verbal, trazemos as seguintes questões, que traduzem os objetivos específicos desse trabalho: 1) Quais estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para realizar as tarefas escolares de língua inglesa? 2) Quais as possibilidades do professor inserir atividades em classe que propiciem eventos de letramento digital e visual e que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem da língua inglesa? 3) Que mudanças houveram nas práticas de estudo e na aprendizagem da língua inglesa, com a inserção de atividades que propiciem os letramentos digital e visual? A fundamentação teórica, neste trabalho, baseia-se nos conceitos de letramento digital e visual, multimodalidade e estratégias de aprendizagem de língua inglesa. Inicialmente, foi realizada uma atividade piloto com o objetivo de recolher dados sobre as estratégias de estudo e de aprendizagem dos alunos em ambiente informático. A partir das análises dos dados, foram elaboradas duas apostilas sobre a importância da leitura das imagens quando associadas aos textos em língua inglesa e sobre usos das ferramentas da internet para a aprendizagem da língua. Os dados foram coletados dos blogs dos alunos, criados especificamente para as aulas de língua inglesa. Também foram obtidos registros das atividades dos alunos feitos em papeis avulsos. Os resultados da pesquisa revelam que houve incremento de novas estratégias de estudo no meio digital, que antes se resumiam a adaptações das práticas utilizadas com textos impressos, com fortes indicações de melhoria no conhecimento da língua inglesa, reforçando a ideia inicial de que práticas de letramento digital e visual aliadas ao uso adequado de tecnologia podem favorecer o aprendizado de língua inglesa.
- DissertaçãoA(na)lfabetismo funcional no Brasil: uma análise dos níveis de alfabetismo funcional(2018) Lima, Rodrigo Augusto deO trabalho aborda o alfabetismo funcional, conceito que se refere à condição de pessoas ou sociedades que utilizam a leitura e a escrita. Recupera as origens do Conceito e suas diversas aplicações, inclusive servindo a concepções teóricas divergentes, e sintetiza os principais resultados Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2001 até 2011, e com mais profundidade a pesquisa realizada no ano de 2011 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros com a educação superior completa e incompleta. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados referentes aos níveis de alfabetismo apresentados no Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), além de discutir alguns dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), edição 2011, relacionadas aos respondentes com educação superior completa e incompleta. Os dados foram obtidos através de em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos. Percebe-se neste trabalho que o aluno sai do ensino médio e ingressa na educação superior com níveis baixíssimos de compreensão, leitura e escrita prejudicando assim seu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal.
- DissertaçãoAlfabetização de jovens e adultos: o Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos e os critérios atuais de alfabetização(2005) Falcão, Talita Luci MendesO presente trabalho tem por objetivo investigar alguns aspectos importantes do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, da Universidade de Sorocaba, em especial, a concepção de alfabetização nele contida, tendo em vista os critérios atuais de alfabetização. Por se tratar de pesquisa de cunho histórico, a metodologia utilizada foi estruturada de acordo com essas peculiaridades, ou seja, a análise bibliográfica e documental, dos materiais que constituem a escrituração do referido Programa. A análise bibliográfica diz respeito à contextualização do problema, quando realizamos uma breve retrospectiva histórica, com ênfase na década de 90. Junto às diversas questões de ordem políticas que ocorreram nessa época, verifica- se um novo paradigma educacional, estando à alfabetização inserida nesse panorama. Nesse sentido, entender os termos correlatos à alfabetização (letramento, alfabetismo, cultura escrita), que surgiram concomitantemente com essas novas abordagens educacionais, também servirão de referencial para as análises dos critérios atuais de alfabetização. Dessa forma, finaliza-se a dissertação com o estudo do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, tanto quanto a sua especificidade estrutural, quanto a sua Proposta-Político Pedagógica. Partindo desses critérios de alfabetização, verifica-se, sobretudo, que o estudo de novas medidas deverão ser propostas para ações que envolvam a modalidade Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista a priorização de atendimento diferenciado.
- DissertaçãoExperiências leitoras em classes de 4ª série do ensino fundamental: uma história acerca das condições do letramento(2006) Oliveira, Suely Sanches Rodrigues deEste trabalho é fruto da minha inquietação referente às práticas de leitura, enquanto profissional da educação, mais especificamente ao período em que fui diretora de escola do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ouvi inúmeras vezes, que grande parte dos alunos não gosta de ler e, igualmente, presenciei situações em que as demandas de leitura não foram suficientes para a compreensão de textos e questões. Por outro lado, sempre tive a convicção de que a leitura deve despontar desde a Educação Infantil e a formação de leitores é uma responsabilidade da escola e um desafio que se coloca aos professores. Partindo destes pressupostos desenvolvi esta pesquisa qualitativa com duas turmas de 4ª série, sendo uma rural e outra urbana, cujos objetivos se pautaram em elaborar uma relação do material de leitura disponível em cada uma das classes observadas e no espaço físico escolar como um todo, bem como coletar dados referentes ao trabalho com leitura e em que sentido as experiências leitoras contribuem para o letramento dos alunos. As principais referências teóricas de apoio foram baseadas nos trabalhos de Geraldi (2003), Jolibert (1994), Lerner (2002), Ribeiro (org. 2003), Chartier (1998), Soares (2000). Concluo que as duas realidades observadas tiveram seus trabalhos muito próximos, tanto em oferta de material quanto em práticas, porém a classe da escola rural foi privilegiada no que se refere ao letramento, pois a professora não perdeu a chance de trabalhar a função social dos textos. Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa: “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração privilegia a educação escolar.
- DissertaçãoVisões de letramento digital em projetos de extensão universitária: inclusão e inserção social(2013) Xavier, Silvana Maria GabaldoEste trabalho apresenta uma análise das propostas dos projetos de extensão universitária, da área de Tecnologia e Produção desenvolvidos na Universidade de Sorocaba no período dos anos 2008 a 2012. Trabalhando como Assistente Administrativo da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, faço, há muitos anos, o acompanhamento dos procedimentos de execução dos projetos de extensão, desde sua aprovação até o término de cada um. A ideia desta pesquisa surgiu quando comecei a observar que as justificativas, objetivos e metodologias de cada projeto de extensão da área citada pareciam muito vagas e pouco objetivas e, assim, poderiam comprometer o sucesso e o resultado dos projetos. Assim, comecei a refletir sobre a possibilidade, que agora trago para essa pesquisa como hipótese, que as carências e necessidades do público-alvo desses projetos pareciam não ter sido devidamente apuradas pelos proponentes dos projetos, ou então, que o entendimento sobre as relações entre o desenvolvimento de algumas habilidades no uso do computador, o letramento digital e a inclusão social talvez não estivessem claros para os professores proponentes dos projetos, razão pela qual haveria certa vagueza nas propostas. Partindo dessa hipótese desenvolvi a presente pesquisa, onde procuro identificar as visões de letramento e inclusão social subjacentes aos projetos. Por haver um lapso de tempo entre a realização dos projetos e esta pesquisa, optei realizar uma análise discursiva dos projetos, e não realizar um trabalho de pesquisa de campo junto às comunidades a quem os projetos se dirigiam. Assim, trago para discussão os conceitos de comunidade, inclusão digital, inclusão social, letramento e letramento digital. Foram analisadas, portanto, todas as propostas de projetos de extensão desenvolvidos nos últimos 5 anos. Foi possível verificar que a visões de letramento da maioria dos projetos realmente associava diretamente as habilidades no uso do computador com a inclusão social e que esta se confundia, em quase todos os casos, com a simples inserção no mundo do trabalho. Essas concepções além de simplificarem as questões sociais que envolvem as relações entre tecnologia, bem-estar social e trabalho, contrariam o próprio conceito de extensão e a missão da universidade. Ao final, faço algumas reflexões que podem auxiliar numa possível revisão das políticas de extensão na universidade.