Navegando por Assunto "Lingua portuguesa (Ensino fundamental)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA formação da consciência e reflexão lingüística no ensino fundamental(2004) Abud, Elisabete FranciscoEste trabalho resulta da minha insatisfação com o ensino da Língua Portuguesa en- quanto professora da rede pública do Estado de São Paulo. Em função disto, referenciando-me em uma corrente da lingüística que vê na construção da consciência lingüística e na formação do usuário da modalidade escrita os objetivos fundamentais da Educação Lingüística, trabalho nas aulas de Língua Portuguesa no sentido de mudar o conteúdo, de modo a levar o aluno à reflexão e à consciência lingüística. Neste sentido, desenvolvi uma pesquisa-participante, com turmas de sétimas séries da E.E. Prof. Ezequiel Machado Nascimento, em que procuro traba- Thar o ensino da língua materna com conteúdos que elejo prioritários, já que o ensino da lín- gua como é não oferece aos alunos habilidades, supostamente específicas da disciplina de Língua Portuguesa, mas que devem ser desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento. Pretendo mostrar ser possível uma professora de formação tradicional, no limite das condi- ções sociais dos sujeitos envolvidos no processo, e tendo, inclusive, suas aulas apoiadas no Livro Didático, modificar o conteúdo da disciplina, de modo a construir um novo modelo pedagógico e uma nova episteme. Com a finalidade de fundamentar a prática e minha opção teórica, apresento situações de aula e a análise que faco dessas situações.