Navegando por Assunto "Livros e leitura"
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- DissertaçãoO que faz a escolha: formas de seleção de livros de literatura por docentes de 5ª a 8ª série(2008) Buria, Doramy GalvimEste trabalho buscou identificar critérios de escolha e indicação de leitura de livros de literatura para alunos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. Interessava reconhecer os referenciais predominantes, entre professores, coordenadores, lideranças escolares, de suas escolhas. A leitura de literatura tem lugar garantido no currículo escolar de primeiro grau e, no segundo grau, passa a ser uma disciplina. Buscou-se no referencial teórico o papel da escola, o significado da formação escolar e o tipo de sujeito que esta escola está pretendendo formar. Centrou-se a investigação na forma como são escolhidos os materiais para a prática formadora de alunos/leitores, o que sugeriu que os professores, com freqüência, supõem partir dos "interesses" dos educandos, sem romper com seu "estado de acomodação", com base em teses que pregam que "o aluno pode escolher o que gosta". A análise dos referenciais teóricos permitiu observar que, a partir da década de 70, embora não se verifique uma tendência única, generalizou-se um discurso da formação do leitor que gira em torno da livre escolha, critério relacionado com a leitura de prazer e de projeção subjetivista: ler levaria a mundos mágicos, de fantasia e aventura. Para verificar de que modo tais tendências repercutem na prática dos professores, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo em que foram entrevistados cinco professores de português pertencentes à rede pública e privada de ensino. Os resultados indicam que, tanto no que concerne aos hábitos de leitura dos professores como nos critérios de escolha e indicação de livros para os alunos, predomina a idéia de leitura livre, que teria supostamente o objetivo de motivar o aluno a gostar de ler. Verificou-se que há, sim, critérios de escolha e indicação de livros de literatura para alunos de 5ª a 8ª série, mas estes se revelam de maneira indireta. As principais fontes de orientação das escolhas são catálogos de editoras, livros recebidos do governo e orientações das secretarias de Educação, sugestões de revistas e programas televisivos. À idéia da grande literatura, da literatura/arte capaz de abalar e de provocar transformações, contrapõe-se um valor de senso comum: o de que ler faz bem, ler é bom, ler por prazer.
- DissertaçãoTeoria comunicacional auditiva e a ocularidade da cultura do impresso: de como o livro se amplifica em audiolivro(2011) Dionísio, César AugustoEste trabalho científico de investigação tem como propósito analisar o audiolivro em sua gênese enquanto um novo suporte comunicacional para o livro, para a palavra oral, escrita, para o autor e para o leitor. A pesquisa busca, assim, explicitar os fundamentos comunicacionais e culturais do audiolivro enquanto medium ainda não investigado. O audiolivro aparece no cenário mediático como uma nova plataforma à leitura, à literatura, à pedagogia, à comunicação e à cultura. Discutir o audiolivro é pensar uma abordagem futurista para o livro impresso, ao mesmo tempo em que é argumentar sobre as origens desse suporte recente como um resgate à oralidade primeva e medieva da comunicação humana, num embate explicitador entre a palavra grafada e a palavra falada, fazendo ressurgir a oralidade como epicentro da discussão comunicacional. De um lado, o som e a indústria fonográfica e, de outro lado, o livro e sua insistente permanência aurática entre os meios de comunicação, fazendo acalorar o debate sobre o surgimento de uma nova veia pulsante no organismo multicomunicacional contemporâneo. Propõe-se, ainda, discutir o futuro do livro bem como o futuro do audiolivro que parecem estar intimamente correlacionados, num momento histórico em que o livro, finalmente, encontra um irmão gêmeo como um adversário que o desafia frontalmente, nos moldes em que o cinema enfrentou o teatro, e a televisão, por sua vez, envolveu-se em embate com o cinema ou até mesmo com a internet. Por vezes, pode-se também pensar no casamento perfeito entre livro e audiolivro, para que possa, finalmente, o homem aprender a ler como o autor imaginara. Assim, o objetivo nuclear do presente estudo é identificar os fundamentos do audiolivro sob o prisma comunicacional e seus impactos culturais, verificando, com este propósito metodológico através do levantamento bibliográfico, fílmico, imagético e sonoro, a mudança na matriz sensorial, do lado do leitor, do olho para o ouvido, e a formação de um novo autor, que embarque oportunamente o cuidado com a oralidade em sua obra.