Navegando por Assunto "Mídia digital"
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- DissertaçãoComunicação empresarial: a construção de realcionamentos com clientes via mídias digitais(2015) Costa, Carlos Alberto Saraiva daA presente pesquisa visa estudar até que ponto as mídias utilizadas e disponibilizadas por uma empresa auxiliam e contribuem na construção e no relacionamento com clientes. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta na cidade de Sorocaba/SP e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Master. A pesquisa destaca os temas: comunicação empresarial, cultura organizacional, mídias, tecnologia da informação e comunicação e relacionamento com clientes, considerando-os relevantes e emergentes, enquadrando-se na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Com embasamento teórico em Paulo Nassar, Maria Alzira Pimenta, Joseph D. Straubhaar, Margarida Maria Krohling Kunsch, Marlene Regina Marchiori, Manuel Castells, Philip Kotler entre outros, e utilizando-se do método estudo de caso, com técnicas e instrumentos de coleta de dados abrangendo a base de clientes; apresenta como as mídias disponibilizadas pela empresa são utilizadas pelos clientes internos e externos, e em especial a TV via Internet. Os resultados encontrados na pesquisa de campo podem causar estranhamento, mas são mais comuns no mundo corporativo do que a maioria das pessoas acredita.
- DissertaçãoEducomunicação: as mídias móveis na cultura escolar(2013) Lucena, Marcia Maria Cassin deA proposta desta dissertação é pensar o celular como mídia em atividades pedagógicas e suas influências sobre a cultura educacional. Para tanto, apoia-se no referencial teórico da educomunicação, trabalhando os conceitos da aprendizagem e da mediação. Aponta-se a importância de se pensar a comunicação e a educação como áreas convergentes e interrelacionadas. Nesta interface, a relevância da pesquisa reside em contribuir com questões que façam parte da agenda daqueles que pensam nas aplicações das mídias nos ambientes educacionais e se questionam sobre a eficiência das práticas pedagógicas, no sentido de mobilizar uma aprendizagem mais significativa. Entre tantas tecnologias disponíveis, o celular, cuja função era inicialmente a de realizar e receber chamadas, passou a ser uma mídia versátil, com capacidade para fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outros. A comunicação, nessa perspectiva, é percebida por meio das relações com as tecnologias midiáticas, envolvendo interação e interatividade. Deste modo, o objetivo geral é o de compreender como esta mídia afeta o indivíduo no contexto educacional e sua relação com as práticas culturais. O objetivo específico é pensar as possibilidades do uso pedagógico do celular. Por isso, ao trazer à tona não só análises e discussões, como também experiências advindas desse espaço de formação, esta pesquisa utilizou a metodologia qualitativa. Diante dos registros organizados no espaço digital (gravações realizadas pelos estudantes), utilizouse trabalhos com o celular como recurso pedagógico, no ano de 2011, prosseguindo no ano letivo de 2012, na Escola Estadual Profª. Beathris Caixeiro Del Cistia, cidade de Sorocaba, estado de São Paulo. Também foi realizada uma pesquisa documental descritiva e interpretativa, por ter como um dos seus objetivos principais analisar os mecanismos de aprendizagens dos alunos com o uso da TICs, especificamente, o celular e reconhecer a existência de uma lógica de dispositivos e ações, linguagens (mídia) e rotinas de procedimentos e relações que estão presentes na interação tecnológica e humanística do professor e aluno. Em relação aos resultados, a pesquisa buscou envolver o universo descrito pelos alunos em suas práticas cotidianas com o celular, como filmar, gravar, fotografar, enviar mensagens, ouvir músicas e enviar músicas por bluetooth, dentre outras, a fim de possibilitar a construção de novas formas de se dialogar com as aprendizagens.
- DissertaçãoJornalismo longform: uma análise das narrativas do site BBC Brasil sobre o BRICS(2018) Fidelis, Kelly DecaniniEssa pesquisa tem como objeto a produção jornalística do site BBC Brasil, da rede de comunicação British Broadcasting Corporation (BBC), sobre o BRICS - referência ao grupo político-econômico Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As reportagens analisadas foram aquelas publicadas em jornalismo longform, termo utilizado para as reportagens em formato longo, em geral associadas a recursos multimídia, com mínimo de 1.200 palavras, Longhi (2015). O objetivo é examinar se há elementos de jornalismo literário nessa produção. Do ponto de vista metodológico, após a revisão de literatura – que evidenciou que o primeiro artigo científico internacional sobre o tema é de 2008 – delimitou-se o corpus no período entre 2009 e 2017, optando-se por uma reportagem de cada ano (a que continha o maior número de palavras). A análise de conteúdo realizada parte da abordagem de Bardin (2011), buscando elementos dos dez pilares do jornalismo literário na perspectiva de Lima (2009). Os resultados sugerem que o site BBC Brasil, ao retratar o BRICS, não têm a intenção de realizar o jornalismo longform, se considerarmos que este jornalismo teria um texto mais aprofundado, dado o tamanho mais generoso, com recursos multimídia como apontado por Longhi (2015), nem jornalismo literário nos moldes dos dez pilares apontados por Lima (2009). É importante considerar que os jornalistas responsáveis por algumas das reportagens aqui selecionadas, de maneira aleatória, assinaram textos no estilo de jornalismo literário em publicações como a revista piauí!, o que evidencia o conhecimento e o talento para realizar produção mais elaborada. É possível igualmente observar que as pesquisas em jornalismo literário parecem florescer com mais intensidade no Brasil e no exterior (BAK; REYNOLDS, 2011; MARTINEZ, 2016), diferente do que acontece com o jornalismo longform, cujas pesquisas caminham a passos mais lentos.
- DissertaçãoMarcas anunciantes e influenciadores digitais: a construção de uma marca própria no ambiente digital(2021) Matielli, NiltonAs mídias sociais, da maneira como são utilizadas hoje em dia, interferem no modo como as pessoas interagem entre si e, também, na forma como consomem e se relacionam com produtos, serviços e mais especificamente com marcas e influenciadores digitais. O ambiente digital oferece um volume de informações nunca antes visto e de uma forma fácil, o que pode trazer confusão e indecisão para o consumidor nos momentos em que precisa tomar uma decisão de compra. O influenciador digital, no papel de líder de opinião, traz uma praticidade para seus seguidores, já que se coloca como fornecedor de informações importantes, de certa forma especializada, sobre marcas, produtos e serviços. A partir daí, questionamos: como se consolida a imagem de um influenciador digital como marca? Como se dá o desenvolvimento de seu nome em uma marca própria? O objetivo geral deste estudo é compreender de que maneira as postagens da influenciadora digital Mariana Sonmcim contribuem para a consolidação de uma marca que leva o seu nome. Os objetivos específicos são contextualizar o aparecimento das redes sociais, onde ocorre a transformação do usuário tradicional em gerador de conteúdo; refletir sobre o conceito de marca neste ambiente, descrevendo de que maneira os conteudos produzidos no ambiente digital contribuem para a consolidação da marca; analisar as mensagens postadas no Instagram da Influenciadora Digital Mariana Sonmcim, e investigar como ela trabalha seus valores e imagem atrelados às marcas anunciantes para potencializar sua autoimagem, buscando, com isso, faturamento e desenvolvimento de seu nome como uma marca. Para tanto utilizamos como base da construção da metodologia a análise de conteúdo de Bardin. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Henry Jenkins, Andrew Keen, Luis M.S. Martino, Raquel Recuero, David Aacker e Philip Kotler. Os resultados da análise evidenciam que o alinhamento de valores e imagem entre o influenciador, o conteúdo postado e a expectativa de seus seguidores contribuem para o sucesso do influenciador digital como marca. Mariana, protagonizando uma história de sucesso, inicialmente não planejada, conseguiu criar uma imagem de si, que depois passou a ser planejada. A relevância desse estudo reside na reflexão sobre a comunicação de influenciadores digitais no desenvolvimento de marcas próprias e no uso das redes sociais para o consumo.
- DissertaçãoProdução jornalística para redes sociais digitais: a notícia em vídeo da BBC News Brasil para o Facebook(2020) Costa, Jenifer NevesEsta pesquisa tem como tema a produção de notícias para redes sociais digitais, com foco no Facebook. Guiamos nossa trajetória através do questionamento: como se dá o processo de produção da notícia em vídeo da BBC News Brasil para o Facebook? Assim, o objetivo deste estudo é observar e descrever as etapas da construção noticiosa da redação brasileira da BBC News. Os objetivos específicos consistem em observar e identificar quais foram as mudanças nos processos tidos como tradicionais na elaboração de notícias e refletir sobre os fatores que impulsionaram essas alterações. Para alcançar tais metas, adotamos a pesquisa de campo, nos moldes da etnografia, atrelada à observação em campo com entrevistas em profundidade na sucursal BBC News Brasil, em São Paulo. A execução da nossa metodologia foi dividida em duas etapas: incursão em campo e, posteriormente, elaboração de um diário de campo com os registros do que foi observado, bem como do que foi relatado pelos jornalistas entrevistados nos momentos de diálogo. O respaldo teórico dessa abordagem metodológica foi elaborado a partir da ideia de observação em campo de Mara Rovida e entrevista em profundidade ou entrevista-diálogo de Cremilda Medina. Para interpretar os dados levantados no trabalho de campo, discorremos sobre os processos tradicionais da produção da notícia a partir de Cremilda Medina, Nilson Lage, Nelson Traquina e Mauro Wolf. O foco dessa reflexão teórica é o conjunto de etapas que conformam a produção jornalística: pesquisa e elaboração da pauta, apuração do fato, entrevista, edição e distribuição. Quanto ao referencial teórico escolhido para abordar a BBC News Brasil, optamos pelos estudos de Laurindo Lalo Leal. Como objeto de análise, identificado como produto da BBC News Brasil observado na pesquisa, escolhemos a produção de vídeos nomeada de “BBC Curtas” cuja particularidade é sua classificação como produto nativo digital criado especialmente para ser veiculado no Facebook. Como resultado da pesquisa, observamos que o processo produtivo jornalístico (prática sociocultural) da BBC News Brasil, no que diz respeito a esse tipo de material nativo digital, engendra etapas que conflitam com a prática jornalística defendida como potencial a ser perseguido pelos autores estudados. Em outros termos, há cada vez mais um favorecimento dos processos tecnológicos digitais, fomentados por bancos de dados cujas informações são geradas a distância, em detrimento da apuração jornalística tradicionalmente embasada pela presença dos jornalistas nos lugares dos acontecimentos noticiados. Com isso, a relevância deste trabalho é a reflexão acerca do aprofundamento na informação e das mudanças nos processos tidos como tradicionais na elaboração de notícias.
- DissertaçãoPublicidade on-line contemporânea: tecnologia e criatividade(2015) Melo, Fábio RamosEste estudo apresenta a publicidade on-line contemporânea a partir da perspectiva tecnológica e da criatividade. A observação inicial demonstra que houve um crescente e notório aumento no investimento publicitário on-line, por consequência, um alto número de inserções publicitárias de marcas distintas na rede mundial de computadores e, com isso, aflora o campo de estudo para a busca das táticas que mais gerem resultados comunicacionais positivos para os anunciantes. Portanto, faz-se coerente refletir e otimizar as estratégias de divulgação para que as campanhas tenham resultados comunicacionais positivos. A justificativa para este estudo é contribuir no aprofundamento das discussões sobre comunicação e publicidade on-line, tema contemporâneo e ascendente. O percurso metodológico definido para o presente trabalho visou à observação de campanhas publicitárias online em duas categorias: 1) campanhas com orientação para a criatividade, plástica, retórica e inovação perante o mercado; 2) campanhas que tenham orientação para a mídia; pautadas na disseminação da mensagem através do investimento O objetivo principal desta pesquisa foi estudar tais campanhas publicitárias on-line no Brasil, entre os anos de 2012 a 2014, por meio de análise de conteúdo e pesquisa qualitativa, desse modo, objetivando explorar características e linguagens a partir de estudos contemporâneos para destacar os aspectos desejados. Os dois grupos, tecnologia e criatividade, apresentaram características heterogêneas. Enquanto as campanhas de veiculação patrocinada utilizam ferramentas tecnológicas de mídia para encontrar, precisamente, o público-alvo, as campanhas baseadas na criatividade buscam a construção de argumento publicitário criativo para gerar engajamento e, assim, reverberação comunicacional. Como conclusão, as campanhas estudadas, apresentaram resultados comunicacionais satisfatórios ao alcançar níveis de audiência pertinentes aos objetivos traçados pelos anunciantes, porém com estratégias distintas, o que evidencia a pluralidade de caminhos para objetivos diferentes.
- DissertaçãoRita Von Hunty: uma análise comunicacional sobre gênero no canal Tempero Drag(2022) Sirtori, José FranciscoEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa mídia e práticas socioculturais e tem como tema o estudo da comunicação e das relações de gênero a partir da categoria drag queen. Nos últimos anos, notamos uma grande ascensão da das drag queens na mídia e especialmente nas redes sociais. As drag queens ainda são enigmáticas para a grande maioria das pessoas, dificultando sua interpretação. Diante disso, o problema que levantamos é: como a categoria drag queen é construída em audiovisuais veiculados pelo Canal Tempero Drag quando abordam as relações de gênero? O objetivo geral foi investigar de que forma a drag Rita von Hunty, apresentadora do canal, contribui para alimentar o debate sobre as relações de gênero e sexualidade. Os objetivos específicos foram: discutir o conceito de gênero e sexualidade, entender a categoria drag queen e o surgimento de Rita von Hunty, sua construção e comunicação; conhecer o contexto sócio-histórico da formação da cultura drag; e, analisar os audiovisuais do Canal Tempero Drag. O referencial teórico foi baseado nos estudos de gênero e sexualidade de Judith Butler (2018, 2019) e Guacira Lopes Louro (2018). Como metodologia de análise, nos apoiamos nos referenciais teóricos e no método de Análise da Materialidade Audiovisual de Coutinho (2016). Como resultados observamos que a drag queen tensiona gênero nos diferentes contextos: sociais, culturais, políticos e históricos. Utiliza a arte drag para desafiar o binarismo, no humor encontra sua arma política, e com seus audiovisuais provoca reflexões nos expectadores. Os conteúdos seguem referências respeitadas, a produção e edição do material, completam a atratividade para a audiência do canal.