Navegando por Assunto "Música - Instrução e estudo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEnsino da música em pauta: contextos e dilemas na educação básica(2010) Costa, Adriano Felício daA presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o ensino da música na educação básica, tendo em vista a nova realidade educacional criada a partir da homologação da Lei 11.769/08, de 18-08-2008, que trata da introdução de forma obrigatória da linguagem artística-música no ensino básico. Para melhor compreender esta relação entre ensino da música e a educação básica, foi realizado um histórico sobre a trajetória desta área do saber nas escolas públicas brasileiras, mediante uma análise bibliográfica à luz de diversos autores, tais como Amato, Fonterrada, Fuks, Goldemberg, Jardim e Lisboa que pesquisam sobre a história do ensino da música nas escolas públicas brasileiras. O panorama histórico contribui para a compreensão das tendências e concepções do ensino da música ao longo da história, tendo em vista as transformações políticas e sociais ocorridas em diversas épocas. Também foi descrito a atual situação do ensino da música nas escolas públicas brasileiras, dialogando com Andraus, Bellochio, Del Bem, Figueiredo, Fonterrada, Penna. Tais autores vêm desenvolvendo questões atuais sobre as diversas tendências e concepções a respeito do ensino da música inserido na educação básica. Foi necessário analisar os documentos legais, tais como LDB, mais especificamente a Lei 11.769, que trata da obrigatoriedade da linguagem artística-música no ensino básico, e também do PCN/Arte, na seção sobre a linguagem artística-música. O ensino da música ficou praticamente ausente por mais de 30 anos das escolas públicas e recentemente está sendo inserido como conteúdo obrigatório na disciplina Arte. Desta forma, este trabalho busca compreender como vem se configurando esta área do saber, primeiro através da sua história e posteriormente por meio dos documentos legais, além de uma revisão bibliográfica de autores que pesquisam sobre a atual situação da música inserida no ensino básico.
- Dissertação"Eu sou da Lyra não posso negar": a educação pela música(2013) Ramazzini, LeandroO contexto contemporâneo, descrito por Zygmunt Bauman, como modernidade líquida, apresenta como consequência de vidas para o consumo, o refugo humano. Pessoas descartadas por não se adequarem as regras do consumismo, sem identidade numa lógica de mercado. Dessa forma, este trabalho utiliza a representação do refugo humano para entender a situação de vida de crianças e ou adolescentes, envolvidos em um projeto social, da cidade de Bragança Paulista/SP.Esta dissertação descreve o projeto social denominado de Orquestra de Metais Lyra Bragança, como uma ação alternativa de educação, através da musicalidade, com o ideário de afirmar a cidadania e a identidade dos participantes enquanto membros da sociedade. Para tanto, foi organizado em capítulos nos quais são apresentadas, as características do mundo contemporâneo, o mundo líquido, as vidas desperdiçadas, demonstrando, também, as possibilidades e ações que podem reverter o processo de desperdício de vidas por meio da educação pela música. Os resultados analisados, mostram mudanças de comportamentos dos jovens com relação à escola, no cotidiano escolar, ganham mais disciplina para os estudos e sentimento de pertencimento a um grupo. A Banda de metais, constituída pelos jovens do projeto Lyra, ganhou destaque e reconhecimento nacional e internacional. O aprendizado de um instrumento musical e o trabalho em grupo realizado no projeto pesquisado demonstrou que esses jovens aprendem cidadania e descobrem na linguagem artístico-musical uma capacidade de expressar e criar uma identidade mais positiva.