Navegando por Assunto "Medicina Veterinária - TCC"
Agora exibindo 1 - 20 de 72
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCA eficácia da terapia neural como alternativa na medicina integrativa de canídeos domésticos(2022) Torres, Arthur AfonsoA Terapia Neural considera a existência de uma influência mútua entre ambiente, corpo, mente e emoções, que atreladas causam impacto entre o processo patológico e fisiológico, através da utilização de doses de anestésicos específicos, como a procaína, que atuam na repolarização celular, e promove uma autorregulação localizada e a consequente remissão dos sinais e sintomas. De forma geral, avaliar a efetividade da terapia neural como tratamento opcional dentro da medicina integrativa de canídeos domésticos e de forma específica, pesquisar sobre a eficácia da terapia neural dentro da medicina veterinária; verificar a quantidade de sessões necessárias para alta do paciente; e demonstrar que a terapia neural pode acabar sendo uma via primaria dentro da medicina integrativa. Revisão integrativa da literatura para análise e posterior discussão de resultados. Realizou-se a distribuição dos artigos contendo às informações referentes ao número do artigo, título do estudo, autores, revista e ano de publicação e objetivo. Pode-se verificar através do compilado de 10 estudos, a eficácia terapêutica da terapia neural quanto medicina integrativa na reabilitação do quadro de canídeos, que apresentavam no momento da iniciação terapêutica patologias de base que comprometiam a qualidade de vida e sobrevida dos mesmos. Através do compilado de estudos utilizados nessa revisão integrativa, observou-se que a terapia neural se destaca por ser uma técnica intrínseca das terapias integrativas, que atualmente ainda é pouco utilizada do Brasil, mesmo que apresentem efeitos de atuação benéfica sobre um alargado número de caninos na presença de patologias de base.
- Artigo / TCCA importância da teoria do elo na medicina veterinária legal(2022) Sandroni, Dalila Omena; Pissinatti, LorenzoAtualmente o papel do médico veterinário se torna fundamental na identificação precoce de potenciais práticas de maus tratos aos animais, incluindo sua capacitação para identificar os casos suspeitos e notificar as autoridades responsáveis para que possam agir de maneira adequada e eficiente para diminuição do ciclo de violência. Por isso, esse trabalho tem por objetivo mostrar a importância da teoria do elo e descrever como a sociedade pode utilizá-la para auxilio na identificação de agressores potenciais.
- Artigo / TCCA utilização da água de coco como diluente de sêmen canino(2022) Sousa, Fernanda Lessa Manso de; Dias, Lilian M. K.A água de coco sempre foi muito consumida pela população praiana e de fundamental importância na vida e economia das populações do Nordeste do país. Devido às suas substâncias, a utilização da água de coco abrange as mais diversas áreas, evidenciando potencial não só no meio de consumo, mas também como uma biotecnologia, diversos são os trabalhos que demonstram a eficácia da água de coco na manutenção de características “in vivo” e “in vitro” da célula espermática de várias espécies, mantendo assim sua capacidade fecundante. Sua utilização como diluente para o uso na Inseminação Artificial (IA) é diversificado podendo ser utilizado para IA em curtas distâncias e até mesmo em criopreservação, além do seu fácil preparo e baixo custo. Com este trabalho de revisão bibliográfica, tem como objetivo, evidenciar suas propriedades bioquímicas necessárias para seu uso como diluente seminal, difundindo seu conhecimento, bem como as biotécnicas empregadas na utilização deste diluente que possui um grande potencial em programas de inseminação artificial em espécies animais de interesse econômico.
- Artigo / TCCAcupuntura como método de tratamento complementar em casos de cinomose(2023) Fernandes, Gabriela Martins; Evaristo, Victória BocardiA cinomose canina é uma doença grave e altamente contagiosa que afeta cães e outras espécies animais. Causada por um vírus da família Paramyxoviridae, a doença pode afetar cães de todas as raças e idades, resultando em sintomas neurológicos, complicações oculares, respiratórias e gastrointestinais e alta taxa de mortalidade. No entanto, a acupuntura, que é uma terapia complementar baseada na medicina tradicional chinesa, pode ser benéfica no tratamento de sequelas neurológicas da cinomose. A acupuntura é empregada na veterinária para tratar uma variedade de doenças, e seus pontos são escolhidos com base na fisiologia e anatomia do animal. Com seus resultados positivos observados em outras doenças neurológicas, a acupuntura tem o potencial de ser uma terapia complementar eficaz no tratamento de complicações neurológicas da cinomose.
- Artigo / TCCAlimentação natural para felinos com afecções geniturinárias: revisão de literatura(2024) Egidio, Siméia Eunice; Rodrigues, Yeda CardenasPercebe-se que a espécie felina tem um grande número de animais acometidos por doenças geniturinárias, além de doenças renais. Salienta-se a importância de alimentos como um dos principais fatores que podem ser associados para previnir essas afecções, logo a alimentação correta tem grande importância para garantir a saúde da espécie, por meio dietas e diferentes cuidados necessários com o tópico. A alimentação vem como uma fonte alternativa para prevenção dessas enfermidades, onde os alimentos naturais surgem como potencial ferramenta terapêutica, a qual essa revisão traz uma abordagem de estudos holísticos e preventivos para as doenças geniturinárias.
- Artigo / TCCAlternativas de prevenção da coccidiose em frangos de corte(2023) Leite, Bruna Naiara Meirelis; Cardozo, Gabriella Fernanda Proença; Lima, Sarah Costa de; Porto, Ana Carolina Rusca CorreaA coccidiose aviária é uma das principais doenças parasitárias que acometem frangos de corte e reduz a capacidade de digestão e absorção dos nutrientes provenientes da alimentação, sendo então responsável por grandes quedas na produtividade, além de perdas econômicas relacionadas ao óbito de muitos animais. Os efeitos da coccidiose nos frangos de corte resultam em uma má qualidade da carne, o que impacta no mercado consumidor, já que o mesmo busca por alimentos com procedências confiáveis desde a criação até a chegada em sua mesa, prezando pelo bem-estar animal em todas as etapas, além de segurança alimentar. Diante das exigências do mercado consumidor, buscam-se alternativas para a prevenção das doenças que afetam a qualidade da carne do frango e não deixam resíduos no produto final. Esta revisão bibliográfica tem o intuito de descrever as diferentes alternativas de prevenção da coccidiose em frangos de corte, apontando os principais métodos atualmente utilizados, bem como seus benefícios e malefícios. Para tanto, foram utilizadas como palavras chaves; coccidiose, frangos de corte, anticoccidianos e produtividade, nas bases de dados GoogleAcadêmico e PubVet. De acordo com os trabalhos relatados nesta revisão, as principais formas de prevenção da coccidiose são por meio da sanitização dos galpões, do uso de aditivos alimentares (anticoccidianos), da vacinação e também do uso do zinco, que vem sendo cada vez mais estudado, porém nenhuma das formas de prevenção deve ser utilizada sozinha, e sim em associação. De acordo com o levantamento, todas formas de prevenção são eficazes, porém é necessário antes da implementação de qualquer uma destas um breve conhecimento para recomendar qual será o melhor método de prevenção para cada produtor.
- Artigo / TCCAmputação de membro pélvico em suíno pós fratura exposta: relato de caso(2023) Lopes, Rafaela Sanchetta; Tardelli, Milena Guimarães; Rusalen, AdrianaNo Brasil, o mercado de pets não convencionais vem crescendo nos últimos anos. Contudo, há uma grande preocupação com relação à falta de conhecimento dos tutores sobre os animais adquiridos, uma vez que acabam por empregar um manejo incorreto, podendo ocasionar acidentes que, muitas vezes, envolvem fraturas. As fraturas expostas exigem tratamentos de grande complexidade, pois detêm contato direto com o meio externo, facilitando as várias formas de contaminação e, consequentemente, dificultando o processo de redução, fixação e cicatrização óssea. Além disso, fraturas em ossos longos ocorrem com maior frequência, necessitando tratamento cirúrgico a fim de melhorar a qualidade de vida do animal. A cirurgia de amputação também pode ser realizada para trazer conforto e bem estar ao paciente, e é recomendada em casos de trauma, necrose, isquemia, infecção ortopédica intratável, entre outros, sendo ponderados seus prós e contras, no caso específico, pelo cirurgião. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de fratura exposta de Salter Harris tipo 1, localizada em região distal da tíbia e confirmada por radiografia, seguido de um procedimento cirúrgico de amputação do membro pélvico esquerdo, em um suíno, sem raça definida, de 1 ano de idade, que teve seu primeiro atendimento na propriedade situada em Ibiúna, São Paulo, e, posteriormente, foi encaminhado para o Hospital Veterinário Universitário (HVU), localizado em Sorocaba, São Paulo. A pesquisa inclui teorias acerca dos aspectos cirúrgicos, citando a utilização de monitorização da pressão arterial através da técnica invasiva ou direta, e anestesia epidural para a realização da amputação do membro, mencionando o pós-cirúrgico e as dificuldades de manejo do animal devido ao seu comportamento.
- Artigo / TCCAnálise de gestão de uma clínica veterinária de pequenos animais: estudo de caso(2024) Oliveira, Gerônimo Cicero Alves de; Martins, Giovanna Maria Maraus; Nunes, Kelly Maria da Silva; Lameu, Kelly Aparecida CarlosDevido ao crescimento populacional expressivo de animais de estimação e aos impactos da pandemia de COVID-19 no setor pet, identifica-se um aumento significativo na demanda por serviços veterinários. Nesse cenário competitivo, compreender os custos e lucros torna-se crucial para a sustentabilidade dos negócios. A necessidade de realizar mais pesquisas e desenvolver recursos educacionais voltados para a gestão em clínicas veterinárias é evidente. O estudo tem como objetivo relatar os principais desafios enfrentados pela clínica veterinária escolhida, visando contribuir para a melhoria da gestão e agregação de valor aos serviços oferecidos, bem como ao ambiente de trabalho dos funcionários. Investir nesse campo não apenas beneficiaria os profissionais e gestores do setor, proporcionando-lhes as habilidades e ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mercado, mas também contribuiria para o crescimento e a estabilidade do mercado financeiro da veterinária como um todo. A integração de conceitos de gestão na formação acadêmica dos futuros médicos veterinários poderia resultar em práticas mais eficientes e sustentáveis na administração das clínicas, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados aos animais e seus tutores.
- Artigo / TCCAvaliação da rotulagem de mel comercializado no município de Sorocaba(2022) Di Giulio, Giovanna Melissa Claro; Flauzino, Marcella Segatto; Enomoto, Tatiane Sayuri; Rached, Rana ZahiA indústria alimentícia sofre constantes mudanças e, com isso, legislações que regulem esse setor são necessárias para que a qualidade e segurança dos produtos sejam sempre garantidas. A rotulagem mantém esse controle, esclarecendo ao consumidor informações nutricionais e seus parâmetros de qualidade e segurança ao consumo, porém nem sempre há o cumprimento dessas normas. Levando este fato em consideração, esse trabalho faz um levantamento da disponibilidade de mel na cidade de Sorocaba/SP, em mercados pequenos de bairro até atacadistas, em todas as zonas do município, analisando a rotulagem do produto em questão verificando sua conformidade com a legislação vigente. Ao todo foram analisados 36 produtos, onde todos apresentaram no mínimo uma não conformidade pela legislação em vigor no Brasil. Os resultados sugerem que os méis comercializados no munícipio de Sorocaba/SP não atendem totalmente a legislação de rotulagem vigente, deixando brechas na transparência de dados para o consumidor.
- Artigo / TCCAvaliação das taxas de concepção em vacas pluríparas aneloradas com a utilização de dois análogos de GnRH no momento da inseminação artificial em tempo fixo(2023) Lisboa, Thiago Neder; Custódio, Fábio André Ferreira; Renosto, Igor Djalma; Carmargo, Jéssica Amaral Almeida; Gonçalves, Fernanda de Oliveira; Ferreira, Thiago BeloA Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma das principais biotecnologias responsáveis pelos elevados índices de eficiência reprodutiva dentro das propriedades. A busca pela alta produtividade fomentou uma série de estudos ao longo dos últimos quarenta anos, como é o caso do uso do Hormônio Liberador de Gonadotrofina (GnRH) como segundo indutor de ovulação no momento da Inseminação Artificial (IA). Com isso, o objetivo do trabalho foi avaliar as taxas de concepção utilizando dois diferentes análogos do GnRH (Acetato de buserelina e Lecirelina) no momento da inseminação, em um protocolo para IATF. Os dados obtidos foram correlacionados com as taxas de expressão de estro no momento da IA e com as taxas de concepção avaliadas por diagnóstico de gestação ultrassonográfico aos 30 dias. Ao final, os análogos não apresentaram diferenças numericamente significantes quanto à taxa de concepção e a taxa de expressão de estro, porém quando comparamos a taxa de concepção de acordo com o escore de expressão de estro os resultados tiveram diferenças consideráveis, com expressivo aumento na concepção das fêmeas com manifestação parcial de estro (escore 2) que foram submetidas a aplicação da Lecirelina.
- Artigo / TCCCarcinoma tubulopapilífero grau II em porquinho-da-índia (Cavia porcellus): relato de caso(2022) Duarte, K. P. S.; Teixeira, R. H. F.; Nemer, V. C.Os roedores são pets cada vez mais comuns nas residências das pessoas, dentre os quais destacam-se o porquinho-da-índia, rato twister e cobaia doméstica como animais de estimação populares na atualidade. Assim como as demais espécies animais, para que estes possuam uma vida saudável e de qualidade, é necessário que os tutores se atentem às características biológicas das espécies e busquem acompanhamento médico veterinário especializado. Dentre as enfermidades que podem acometer esses animais estão os diferentes tipos de neoplasias, sobre as quais existem poucos estudos e relatos publicados. Tendo isso em mente, percebe-se a necessidade de incentivar mais pesquisas sobre o tema, visto que o estudo de neoplasias em roedores pode fornecer informações a respeito das causas e formas de tratamento do câncer não só para estes animais, mas também para outras espécies, incluindo seres humanos. Diante do cenário exposto, o presente artigo tem como objetivo relatar um caso de carcinoma tubulopapilífero Grau II em um porquinho-da-índia (Cavia porcellus) atendido no Hospital Veterinário da Universidade de Sorocaba (HOVET/UNISO).
- Artigo / TCCCasuística das alterações do sistema reprodutivo em cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário Universitário - UNISO(2023) Diniz, Gabriela Helena Cheles; Thomazella, Laura AparecidaO exame ultrassonográfico é uma ferramenta importante para auxílio diagnóstico de diversas alterações que podem acometer os pequenos animais, sendo a realização deste exame recomendável na rotina clínica. Este trabalho trás os achados ultrassonográficos do trato reprodutivo dos cães e gatos que foram realizados no Hospital Veterinário Universitário – UNISO, mostrando as afecções que mais acometem esses animais.
- Artigo / TCCCélulas tronco no tratamento de tendinite em equinos(2023) Schmidt, Manoel Aparecido; Wajnsztejn, HenryA tendinite por esforço excessivo é uma enfermidade comum em equinos de trabalho que praticam esportes ou estão inseridos na agropecuária. As medidas terapêuticas convencionais são demoradas e em grande parte sem sucesso. O tendão cicatrizado possui alto risco de reinjúria, já que a cicatriz é funcionalmente deficiente e caracterizada por menor resistência, elasticidade reduzida e rigidez aumentada. Este trabalho tem como objetivo reunir evidências relevantes da literatura sobre a atuação das células tronco mesenquimais no tratamento da doença. A partir de referências obtidas em base de dados científicas, este trabalho descreve o panorama geral dos resultados obtidos com tratamento convencional e avanços em terapia celular para o problema da tendinite em equinos. Seis artigos publicados ao longo da última década são apresentados destacando-se as características do estudo, detalhes do tratamento com células tronco e os resultados obtidos. De um modo geral, os casos estudados mostram um potencial promissor com o uso das células-tronco mesenquimais adiposas para tratamento de tendinites em equinos, apresentando resultados de cura superiores ao tratamento convencional isolado.
- Artigo / TCCComparação do perfil clínico-laboratorial da cinomose canina em diferentes idades: relato de caso(2023) Sales, Arissa; Almeida, Letícia Koga; Padilha, Jéssica; Wajnsztejn, HenryA cinomose é uma doença infectocontagiosa de ampla distribuição com manifestações clínicas inespecíficas. O presente trabalho relata três casos de cinomose em caninos de 3 meses, 6 anos e 12 anos de idade, todos com diagnóstico conclusivo para a doença por meio da presença do corpúsculo de Lentz em esfregaço sanguíneo. Visto que a faixa etária de maior incidência é de 3 a 6 meses de idade, foram encontradas semelhanças relacionadas aos sinais clínicos e leucograma, e também diferenças, principalmente associadas a série vermelha em cada idade.
- Artigo / TCCComportamento estereotipado em psitacídeos mantidos sob tutela humana: revisão de literatura(2022) Macool, Camila Rodrigues Assad; Rocha, Rafaela Bufalo da; Teixeira, Rodrigo Hidalgo FricielloAs aves estão entre os animais de companhia com maior popularidade, em especial, os psitacídeos, sendo caracterizados pela sua natureza sociável, inteligência, plumagem exuberante e capacidade de imitar sons. O Brasil é considerado um dos países com maior diversidade, com aproximadamente 80 espécies conhecidas. Devido ao grande interesse em manter essas aves como animais de estimação, o entendimento de seus comportamentos naturais e padrões sociais se torna essencial para a prevenção e tratamento de vários comportamentos indesejáveis, que podem surgir quando mantidas em cativeiro. Os transtornos comportamentais nos animais de companhia podem interferir no vínculo humano-animal e afetar o seu bem-estar. Os tipos mais comuns de distúrbios de comportamentos observados e tratados por médicos veterinários são arrancamento de penas, agressividade e vocalização excessiva. O presente trabalho tem o objetivo de reunir informações relacionadas a ocorrência dos transtornos comportamentais de maior prevalência nos psitacídeos mantidos sob tutela humana, assim como os principais fatores causadores destes distúrbios.
- Artigo / TCCCorrelação entre eosinofilia e parasitismo intestinal em parasitismo intestinal em bovinos naturalmente infectados(2022) Almeida, Pablo F. F. B.Helmintos gastrintestinais são patogênicos, podendo acarretar óbitos. O achado característico de eosinofilia muitas vezes pode dissuadir os esforços para identificar outras causas, pois sabe-se da capacidade dos eosinófilos em controlar a carga parasitária. Na espécie bovina, os estudos são escassos, principalmente em infecções naturais. O presente estudo preconiza a realização de exames coproparasitológicos, visando identificar e quantificar o possível parasita correlacionado à eosinofilia, uma vez que essas infecções também correspondem a uma das principais causas de baixos índices de crescimento dos animais e retardo na idade de abate. O objetivo foi avaliar a correlação entre parasitismo intestinal e eosinofilia em bovinos naturalmente infectados, no intuito de diminuir possíveis enganos na conduta terapêutica. O estudo foi realizado no Centro de Treinamento Agropecuário BRAVO, no município de Salto de Pirapora/SP, e contou com 41 bovinos adultos, sem distinção entre sexo e raças. Foram utilizadas amostras de sangue e fezes, sendo que as amostras de sangue foram colhidas por punção venosa e armazenadas em tubos com anticoagulante EDTA e as de fezes, colhidas por palpação retal e armazenadas em coletores universais; as amostras foram encaminhadas ao laboratório de análises clínicas e ao laboratório de parasitologia do HVU – Uniso, para contagem absoluta de eosinófilos e contagem de ovos por grama de fezes, respectivamente. As médias foram comparadas e os dados submetidos ao teste de Correlação de Pearson, em programa computacional. A partir dos resultados obtidos pode-se notar que não houve uma correlação direta entre a presença e quantidade de parasitas, com o número celular de eosinófilos, nos mostrando um resultado que dificultaria para a utilização da patologia clínica em favor da quantificação e presença de parasitas, sendo necessário estudos mais afundo sobre os mecanismos imunológicos do organismo contra esses parasitas.
- Artigo / TCCDescrição anatômica dos ramos terminais da aorta abdominal do gato doméstico (Felis catus)(2023) Solane, Gustavo Gaiotto; Castro, Marcelo Fernandes de Souza; Ferreira, Ronnie Von MateusNeste estudo, foi analisada a anatomia referente às ramificações terminais da aorta abdominal do gato doméstico, descrevendo um padrão anatômico. Além disto, foi realizada a mensuração do diâmetro das artérias em determinados pontos, para avaliar as diferenças entre elas, visando auxiliar em estudos nesta região que possam contribuir com cirurgias, diagnóstico por imagem e no entendimento de doenças locais, como o tromboembolismo aórtico felino, que majoritariamente se aloja nas ramificações terminais da aorta abdominal. Para isto, foram utilizados 15 animais para realizar as descrições anatômicas, sendo 6 machos e 9 fêmeas, treze gatos tiveram as artérias mensuradas. O padrão encontrado foi a formação de uma trifurcação, com a presença das artérias ilíacas externas (esquerda e direita) e pela presença centralizada de uma artéria, que foi denominada de artéria áziga. Esta artéria áziga, por sua vez, se bifurca finalmente em artérias ilíacas internas (esquerda e direita) e em sua face dorsal, dá origem a artéria sacral mediana. Esta descrição é condizente com os autores consultados, apesar de não ser apresentada a sugestão de um nome para esta artéria ímpar, por nenhum autor consultado. Também foi visualizada uma inversão de posição entre as artérias e as veias neste local, tornando as artérias mais ventrais do que as veias, portanto mais próximas das vísceras. Com as mensurações, foi possível notar grande diminuição dos calibres, fato importante que contribuiu para a sugestão de nomenclatura. Conclui-se que há um padrão anatômico, que pela mudança de calibre e variações de origem, as artérias ilíacas internas e a sacral mediana não surgem da aorta abdominal, mas sim de um ramo ímpar desta aorta, que foi denominada de artéria áziga, e que há uma intensa mudança de calibre vascular local, o que obviamente deve influenciar o fluxo sanguíneo nas artérias estudadas.
- Artigo / TCCDesenvolvimento do andar medular em cão com lesão medular grau V: relato de caso(2022) Acosta, Thamires Nunes; Camargo, Milena Gabriela; Castro, Natália Caroline Nalesso de; Rodrigues, Júlia PachecoA Doença do Disco Intervertebral (DDIV) é uma das principais causas de lesão medular em cães de raças condrodistróficas, pois estes possuem fatores hereditários que contribuem para o surgimento de hérnias de disco, sendo a lesão por extrusão rotineiramente diagnosticada por veterinários neurologistas. Os sinais clínicos variam de um leve desconforto até mesmo paralisia e nocicepção ausente. O prognóstico é relacionado com a gravidade da lesão, em geral pacientes com nocicepção preservada possuem melhor prognóstico que àqueles que não a possui. Porém, para estes últimos é possível desenvolver o andar medular, estimulado a partir da associação de modalidades fisioterapêuticas que contribuem para a retomada da capacidade de locomoção através da estimulação da plasticidade neuronal. Visto a importância deste tema para medicina veterinária, este estudo tem por objetivo relatar o desenvolvimento do andar medular em um cão, Dachshund, 6 anos de idade, macho, castrado, diagnosticado com extrusão de disco gerando uma lesão medular grau V, o qual foi submetido a cirurgia descompressiva e posteriormente encaminhado para o tratamento fisioterapêutico. Alcançou resultado satisfatório em relação ao andar medular e tempo de recuperação, proporcionando melhor qualidade de vida para o mesmo com a retomada da função motora.
- Artigo / TCCDiarreia neonatal por rotavírus em bezerros da raça holandesa: Sítio Santanna(2023) Santi, Marcelo Basile Sales; Calegare, Lorenzzo AlbieroDiarreias neonatais são enfermidades comuns e um dos agentes mais frequentes na criação de bovinos é o rotavírus. A sua prevalência está aumentada quando condições de manejo não são adequadas. Diante disso, o objetivo desse trabalho é relatar um surto de rotavirose em uma fazenda produtora de leite, bem como as medidas de correção instituídas. O diagnóstico do surto foi realizado e as principais mudanças instituídas foram relacionadas ao manejo pré e pós-parto com as vacas, colostragem dos neonatos e limpeza e desinfecção de instalações e equipamentos. Conclui-se que com as alterações realizadas na propriedade foi possível controlar o surto e diminuir os casos de rotavirose em bezerros.
- Artigo / TCCDiferentes métodos na detecção de estro em fêmeas bovinas: revisão de literatura(2023) Amaral, Vivian Albuquerque Branco doO uso de tecnologias que possibilitem uma rápida multiplicação de animais geneticamente superiores pode contribuir para o desenvolvimento da economia, tendo o propósito de criar melhores oportunidades para a reprodução animal, proporcionando uma revolução na multiplicação de animais de elevado potencial genético e econômico, particularmente na espécie bovina. Nesse sentido, os métodos de detecção do estro proporcionam aumento da produtividade, tornando possível o desenvolvimento do setor e a melhoria da produção. Essa condição deve ser buscada, pois as atividades relacionadas à reprodução são muito mais intensas e falhas, e levariam a graves problemas no manejo, com grandes repercussões econômicas. O presente estudo tem como objetivo mostrar que a eficiência na detecção do estro é fundamental para proporcionar a viabilidade na produção animal, com efeito sobre o intervalo de partos (IEP), taxa de concepção e de fertilidade em rebanhos submetidos à inseminação artificial (IA).