Navegando por Assunto "Metaverso"
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- DissertaçãoA ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube(2024) Paiffer, Maikson Junior de OliveiraO Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI), do Programa de Pós-graduação em Educação, e o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura PPGCC, ambos da Universidade de Sorocaba (UNISO), discutiram, ao longo de 2023, como a ética e a verdade têm sido abordadas nas redes sociais. Essa discussão faz parte do projeto de pesquisa Projeto InternÉtica de I+D+i, subvencionado pelo MCINN espanhol (PID 2019-104689RB-I00) e o Projeto Internética_brasil, aprovado pelo CEP, com o parecer número: 5.408.576, em 14 de maio de 2022. A participação nas discussões do grupo levou-me a definir o tema e os procedimentos metodológicos da pesquisa que apresento aqui. Esta pesquisa aborda como a ética e a verdade são representadas nos vídeos presentes no YouTube. O Metaverso foi elencado como recorte deste estudo para compor as análises. As facilidades de acesso à informação e as produções digitais, podem gerar consequências negativas, plurais ou singulares para a sociedade, especialmente quando não há, no conteúdo, a devida consideração com a ética e a verdade. Diante desse contexto, surge a pergunta que esta pesquisa busca responder: como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube? O objetivo geral buscou compreender como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube. O Referencial Teórico é apresentado: a origem e o conceito de Metaverso, segundo Longo e Tavares (2022), Anderson e Rainie (2022) e Ullman (2023); o novo ecossistema, discutindo especialmente, a visão de um mundo que integra as novas tecnologias, como um novo ecossistema, segundo Di Felice (2020), Castells (2000); as questões relacionadas às gerações e à tecnologia, segundo Zanieli, Caldeira e Fonseca (2022), Huelsen (2017), Cavalcante Filho e Francisco (2022); a verdade, na visão de Moscovici (2010), e pós-verdade para Santaella (2018); e a ética, a partir de Vásquez (2010), Cortina e Martínez (2005). Os resultados destacam as pluralidades das representações e percepções sobre ética e verdade no contexto do Metaverso, proporcionando uma compreensão aprofundada desse cenário digital. A relevância deste estudo se dá a sua originalidade sem precedentes. Ao ser pioneira, essa abordagem contribuirá significativamente para uma compreensão mais abrangente desse novo universo virtual. Proporcionará conhecimentos relevantes sobre as percepções, representações e interações dos produtores de conteúdo no YouTube em relação ao Metaverso no ambiente digital das redes sociais, preenchendo uma lacuna significativa na compreensão desse universo virtual.
- DissertaçãoPesquisas sobre o metaverso com foco na área da comunicação: um estado da arte(2024) Peranovich, João Paulo NicolaEsta pesquisa tem como tema o metaverso, uma rede de ambientes virtuais interconectados, na qual os usuários podem interagir em tempo real através de avatares digitais. A pergunta que norteia esta pesquisa assim se configura: como o metaverso é apresentado nas produções acadêmicas, tomando-se por base a produção científica publicada no período de 2008 a 2022? O objetivo geral deste trabalho é o de contribuir com um estado da questão sobre o metaverso na área da Comunicação e os objetivos específicos consistem em apresentar uma base teórica que sustente essa tecnologia; identificar as produções científicas sobre metaverso presentes no banco de periódicos, dissertações e teses da Capes circunscritos no período em questão; organizar e descrever os resultados obtidos, destacando o tema das pesquisas. A relevância desse estudo consiste em trazer para estudiosos do metaverso, sobretudo os da área da comunicação, um mapeamento da produção científica sobre o tema, de modo a permitir a compreensão de como o metaverso permeia as pesquisas dessa área e, de certo modo, destacar os alcances e limites.