Navegando por Assunto "Mulheres - Educação (Superior)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoTransformações no mundo do trabalho: reflexos no ingresso da mulher no curso de direito da Universidade de Sorocaba(2021) Silva, Kelly Beatriz de Moraes daEsta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa história e historiografia da Educação e ao Grupo de pesquisa instituição escolar: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP da Universidade de Sorocaba – Uniso. Seu tema de pesquisa foi transformações no mundo do trabalho: reflexos no ingresso da mulher no curso de Direito da Universidade de Sorocaba. O objetivo geral foi identificar e analisar as transformações no mundo do trabalho, considerando as possíveis aberturas para o trabalho da mulher. Os objetivos específicos foram: a) descrever o trabalho da mulher a partir da Reestruturação Produtiva decorrente da Terceira Revolução Industrial; b) identificar as consequências das mudanças do mundo do trabalho para a mulher e a divisão sexual do trabalho; c) detalhar a inserção da mulher no campo do trabalho jurídico em comparação com as matrículas do curso de Direito da Universidade de Sorocaba no período 1995 – 2018, juntamente com o banco de dados da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. A pergunta que norteou a pesquisa foi: como e por que ocorreram a motivação e o aumento no ingresso da mulher no curso de Direito da Universidade de Sorocaba entre os anos de 1995-2018. A hipótese sugere, que este aumento se deve às grandes transformações no mundo do trabalho, obtidas através da crise dos modelos de produção fordista/taylorista, as novas formas de trabalho, reestruturação produtiva e o modo de produção Toyotista. No cotidiano acadêmico, de nível superior, é visível o aumento do ingresso da mulher em diversos cursos, mais especificamente no curso de direito, que sempre foi composto em sua maioria por homens. O crescente número do ingresso da mulher no curso em questão, está relacionado com as novas mudanças no mundo do trabalho, como também as novas diretrizes dadas pela divisão sexual do trabalho, e a reestruturação produtiva, período de grandes mutações no mundo do trabalho, pelo qual se estabelecia o uso de novas tecnologias, afetando diversos trabalhadores. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi de caráter documental e bibliográfico de cunho explanatório e analítico visto que a pesquisa buscou compreender e explicar as mudanças do mundo do trabalho através dos modelos de produção, de como essas mudanças atingiram o trabalho da mulher e seu papel na sociedade, na perspectiva da divisão sexual do trabalho. Os resultados da pesquisa demonstram que, através das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, ensejadas pelos modelos de produção e a reestruturação produtiva, abriram-se portas de trabalho e espaços para as mulheres. As mulheres passaram a ocupar vagas reservadas até então para homens, como exemplo, nas linhas de produção das fábricas, dentre outras ocupações que até então eram predominantemente masculinas.
- DissertaçãoVer e ouvir estrelas no cotidiano escolar: narrativas de egressas de pedagogia do Vale do Ribeira/SP(2017) Seimaru, Camila SantosNarrar vidas singulares é uma forma de sensibilizar e dar visibilidade a identidades, que por vezes não são percebidas, ou valorizadas. A presente pesquisa teve como objetivo apresentar narrativas de mulheres que cursaram Pedagogia, na primeira faculdade privada do Vale do Ribeira. Justifica-se a pesquisa, na medida em que foi verificado não haver muitos estudos referentes ao alunado desse curso, especificamente dessa região do estado de São Paulo, e, principalmente com mulheres, com o objetivo primordial de constatar o impacto da graduação em suas vidas. Para obtenção de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com base na história oral realizada com alunas egressas de Pedagogia do último ano da matriz curricular 2012/2016. Ao investigar as histórias foi possível relacionar o cotidiano escolar, mais amplo, a importância para as egressas entrevistadas adquirirem conhecimento em nível superior e as mudanças de entendimento da vida. Essa pesquisa entrevistou cinco mulheres, investigando os motivos da escolha do curso, e as possíveis contribuições pessoais e profissionais. Como resultados gerais as narrativas apresentam histórias de superação, das dificuldades em estudar, os enfrentamentos pessoais, financeiros, familiares que as entrevistadas venceram para conseguirem seus sonhos.