Navegando por Assunto "Narrativa (Retórica)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação, afetos e narrar de si: análise de narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia no Youtube(2021) Silva, Renata de BritoO ato corriqueiro de lavar louças pode resultar em reflexões e desabafos, e o compartilhamento dessa experiência tende a atrair ouvintes e seguidores. É o que se constatou a partir do contato com um canal no qual pessoas aparecem lavando louça e narrando experiências marcantes de suas vidas. Tal fato gerou a seguinte inquietação, que se configura como questão norteadora desta dissertação: de que forma são compostas as narrativas sobre maternagem no canal Ter.a.pia, tendo-se em vista a relação entre comunicação e afetos? A partir desta pergunta, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo geral buscar compreender de que forma são compostas as narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia, considerando a relação entre comunicação, narrar de si e afetos. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa parte da análise de narrativas de Cândida Gancho, que identifica especificidades na narrativa, a partir da análise de sua estrutura (personagens, enredo, narrador, tempo e espaço). Em seguida, desenvolve-se a análise dos relatos de afeto, do narrar de si como mediação da experiência, com foco nas narrativas sobre maternagem. Tal escolha se justifica devido a recorrência do tema “maternagem” nos relatos encontrados no canal. Para o desenvolvimento dessas análises, fazemos uso de reflexões amparadas pelo corpo teórico da pesquisa, composto por autores como Walter Benjamin, no que se refere às narrativas midiáticas e mediação da experiência; Baruch Spinoza e Boris Cyrulnik para aprofundar na questão do afeto, bell hooks e Andrea O´Reilly para o desenvolvimento da questão da maternagem e Bahia, para o narrar de si. Com base nesses autores, podemos afirmar que as narrativas de maternagem aqui avaliadas, como veremos adiante, dispõem sobre um modo de organizar o relato de nossas experiências, portanto, tratase de uma forma comunicacional, gerada pelo que experimentamos e nos afetou. A justificativa deste trabalho se ampara na necessidade de se discutir os novos formatos midiáticos, que ainda oferecem espaço para o narrar de si e para a organização da experiência, abordando questões emergentes e atuais, que requerem discussões constantes, tais como as representações sociais dos modelos de maternagem, que auxiliam a pensar sobre traumas, violências, preconceitos e injustiças promovidas pelas desigualdades sociais e perpetuadas pelas narrativas.
- DissertaçãoConsiderações estilísticas sobre webséries brasileiras: a narrativa midiática no contexto do universo on-line(2014) Hergesel, J. P.; 1992-; (João Paulo)As webséries, muito embora se derivem das – e por isso se assemelhem às –séries de televisão norte-americanas, são narrativas audiovisuais produzidas para a internet e disponibilizadas para acesso exclusivo no meio cibernético. Esse gênero, portanto, contém particularidades que merecem um olhar acadêmico-científico-cultural mais atento quanto às características de estilo presentes no modo como sua linguagem é confeccionada. Após uma pesquisa utilizando mecanismos de busca contemporâneos para levantar referências acerca do estado dessa arte, tornou-se notável a carência de bibliografia no que se diz respeito à sensibilidade pela linguagem aplicada à websérie, supostamente devido à atualidade do tema. Partindo dessa premissa, esta dissertação de mestrado, sustentando como linha temática a análise de processos e produtos midiáticos, com enfoque nas narrativas midiáticas no contexto do universo on-line, trouxe como objeto principal de estudo as webséries brasileiras, em especial Crises Inúteis de um Relacionamento Qualquer, Phil Rocha e Douglas Jansen, 2012-2013. O principal objetivo foi estudar de que forma se estrutura a linguagem das webséries, atentando quanto aos aspectos estilísticos utilizados na produção das falas e dos diálogos, bem como nas imagens visuais e em outros possíveis recursos linguísticos do texto, como gestualidades e enquadramentos. Em outras palavras, buscou-se descobrir, com uma análise de conteúdo, adotando a Estilística como metodologia, como os recursos expressivos da linguagem são aplicados em uma narrativa audiovisual veiculada em meio digital. Num primeiro momento, pretendeu-se discutir a websérie como narrativa midiática e ressaltar a possibilidade de transformação do signo prosaico em comunicação passível de suscetibilidade, além da elaboração de uma análise estrutural todoroviana do tecido narrativo em questão. Em seguida, objetivou-se fazer uma revisão do histórico de websérie e conceituar a característica do gênero, bem como apresentar uma análise estrutural do roteiro de um dos episódios, a fim de destacar as particularidades na produção do formato; por fim, procurou-se defender a Estilística como metodologia para pesquisas em Comunicação e Cultura, relacionando a respectiva disciplina a outros campos, como a Retórica e a Poética aristotélicas, e destacando a utilização de figuras de linguagem em webséries. Ainda se fazem presentes, nos apêndices deste trabalho, algumas pesquisas paralelas, aprovadas e apresentadas em congressos e/ou publicadas em periódicos e/ou anais de eventos, que aplicam a teoria aqui desvencilhada em outras webséries e em outros produtos midiáticos correlatos. Com isso, consolidou-se a hipótese de que, ao acrescentar recursos estilísticos ao texto, a linguagem torna-se mais expressiva, adquire identidade e aumenta o grau de sensibilidade da narrativa. Ademais, constatou-se que o uso de metáboles desvia a uniformidade da linguagem, tanto no nível de conteúdo como no de expressão, interferindo positivamente na sonoridade, na construção, na forma e na lógica dos enunciados, além de estabelecer um laço afetivo entre autor, obra e espectador. Para chegar, pois, a esses resultados, utilizou-se um estudo dirigido às pesquisas de: Iuri Lotman, Tzvetan Todorov, Bóris Uspênskii e Míriam Cristina Carlos Silva, no que se diz respeito às narrativas midiáticas; Doc Comparato, Vicente Gosciola e Guto Aeraphe, sobre narrativas no contexto do universo on-line; e Charles Bally, Nilce Sant’Anna Martins, José Lemos Monteiro, Othon Moacir Garcia e Cláudio Cezar Henriques, sobre Estilística; dentre outros pensadores e textos de livre acesso.
- DissertaçãoProcessos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players(2016) Iuama, Tadeu RodriguesEssa pesquisa objetiva responder questões acerca da possibilidade de um processo comunicacional nos jogos narrativos, aqui compreendidos como o conjunto composto por RPG (Role Playing Games) e larp (live action role play). A intenção, com isso, é interpretar uma possível relação entre o roleplay observado nesses jogos com as histórias de vida dos participantes. Para tanto, é composto por um uma revisão de literatura, que visa compreender os três elementos componentes do objeto estudado, aqui denominados imaginário, narrativo e vincular. Alguns dos principais referenciais teóricos vistos nesse levantamento são Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera e Vilém Flusser. Complementa-se com a observação participante de uma sessão de jogo e com a condução de entrevistas com os participantes do jogo a partir de metodologia proposta por Monica Martinez. A partir desse percurso, considera que, a partir da interpretação da relação vista entre personagens e players no estudo empírico conduzido, os jogos narrativos constituem um processo comunicacional, uma vez que a narrativa tecida nesse objeto concilia a imaginação e a socialização dos participantes.