Navegando por Assunto "Pós-modernismo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA comunicação na pós-modernidade: tensões e metamorfoses da subjetividade(2011) Costa, Antonio Paulo SilvaEsta pesquisa tem como escopo esclarecer algumas questões relacionadas à pós-modernidade e ao pós-modernismo, num momento de grande explosão discursiva, pois muitos são os desafios do homem contemporâneo em adaptar-se a tempos tão movediços. A influência dos meios de comunicação, instrumentalizados pelo poder econômico, causa “ruídos” nos processos de subjetivação, que consequentemente provocam tensões e metamorfoses na subjetividade, no ato de impor, suprimir, ditar discursos em todos os níveis de representações sociais. Esta pesquisa trará a luz essa situação de pseudo sujeito e da perversa vontade de sujeição que o homem pós-moderno tem ao necessitar pertencer a um grupo social e sentindo nesse contexto paradoxal, a angústia de “equalizar” melhor suas percepções acerca daquilo que lhe é pertinente ou não, porém de forma mais autônoma. Mas como há um corrente processo de reificação da subjetividade mais assoberbado nos dias de hoje, o homem hodierno está tendo sérias dificuldades em estabelecer metas e limites. No entanto existem núcleos de micro-políticas que tentam se firmar, tirando a velocidade desse período, que aturde a todos nós. Tais políticas, talvez “desfibrilantes”, sejam no momento uma alternativa viável para que possamos sair do vórtice das imposições mercadológicas que nos prostram, sem ao menos termos forças para pensarmos de forma crítica e podermos então gozarmos, enfim, de um momentâneo alívio das tensões na busca de uma existência mais autônoma.
- DissertaçãoComunicação e imagem: as multifaces de Madonna enquanto manifestação do contemporâneo(2011) Antunes, Elton CaramanteEsta dissertação tem como objeto as imagens produzidas pela popstar Madonna. A artista pode ser considerada uma imagem em processo contínuo de construção, altamente ambígua, polissêmica, volátil, efêmera, transitória e em sintonia com os valores contemporâneos, sobretudo no que diz respeito às metamorfoses da sua aparência e às características que reforçam o ideário do sujeito pós-moderno. Nosso propósito é investigar quais valores da contemporaneidade contribuem para a construção da imagem do fenômeno midiático Madonna. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre a sociologia e os conceitos de comunicação e cultura para contextualizar o impacto dessas imagens. A vitalidade do palpável que Madonna reflete na aparência, nos jogos do corpo, na ambiguidade e na intertextualidade de sua expressão como artista, evoca sinais de uma sociedade como a preconizada por Michel Maffesoli, mesclada por contornos arcaicos e novos, delineados por valores latentes que anunciam as relações que envolvem o sujeito contemporâneo, dentre elas o tribalismo, a magia e a ecologia. A partir de análises das imagens de Madonna, buscamos verificar a presença desses valores que tecem a condição pós-moderna. Lançamos mão do instrumental semiótico peirciano para tentar resgatar o potencial significativo das imagens selecionadas. A abordagem percorrerá o caminho por três olhares que balizam essa análise: o contemplativo, que captura qualidades; o observacional, que apreende aspectos existenciais e o generalizante, que abarca o simbólico.
- DissertaçãoO imaginário pós-moderno inscrito em imagens de chill out em eventos de música eletrônica(2014) Acquaviva, Sabrina da SilveiraEsta dissertação tem como objeto de estudo imagens do chill out de eventos de música eletrônica. Trata-se de um ambiente de “descanso” coletivo no interior de festivais de cultura eletrônica caracterizado pela diversidade musical e artística, um lugar marcado pelo multiculturalismo fortemente conectado a um estilo de vida orgânico e que não dispensa, contudo, a tecnologia eletrônica avançada de som e imagem. A natureza de tal temática insere esta pesquisa na interface da Comunicação e Cultura. Do lado da comunicação estão as imagens do chill out que incorporam ou materializam especificidades do imaginário pós-moderno; do lado da cultura, pensamos estarem as concepções pós-modernas que nos levam a redimensionar a importância do imaginário nas relações e práticas sociais. O objetivo geral que daí se depreende é o de compreender aspectos da pósmodernidade incorporados nessas representações que podem caracterizar esse imaginário e explicitar o papel desses eventos em tal contexto, para a comunicação entre as pessoas e das pessoas com o mundo. Buscaremos em teóricos da pósmodernidade como Bauman (1997, 2000), Lipovetsky (2004) e, sobretudo, Michel Maffesoli (1995, 2005, 2007, 2010) concepções contemporâneas culturalmente expressivas do viver junto, do tribalismo, arcaísmo e do mito na pós-modernidade. Para verificar em que medida essas ideias estão impregnadas nas imagens/signos, faremos uso do instrumental metodológico de Santaella (2002) que está alicerçado na semiótica de Peirce (2003). Tal análise visa decantar as camadas de sentido que advém dos fundamentos do signo: qualidades, existentes e a lei. Para nossa fundamentação teórica, além de Maffesoli, Peirce e Santaella, valer-nos-emos de Durand (2002, 2004), Wunenburger (2007) para estudos sobre o imaginário. Esse estudo torna-se relevante no que concerne à compreensão das interações sociais e construção do imaginário dentro desses ambientes.
- DissertaçãoPós-modernidade e corpo: a educação física escolar na sociedade de consumo(2005) Marcolan Júnior, ÁlvaroEste trabalho apresenta um panorama sobre o corpo no atual momento contemporâneo, a partir das práticas corporais realizadas por alunos do ensino fundamental fora da Educação Física escolar. O significado das práticas corporais, do corpo, e da própria Educação Física escolar, se apóia no princípio de que estamos na pós-modernidade, temos corpo, existe Educação Física escolar e vivemos na sociedade de consumo. Buscou-se através da análise de conteúdo conhecer o significado das falas dos alunos sobre os temas entendimento do corpo, das práticas corporais e da Educação Física escolar, numa tentativa de fornecer elementos para uma reflexão contextualizada dentro da própria Educação Física escolar.