Navegando por Assunto "Pedagogia crítica"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA pedagogia e a teologia da libertação no pensamento freireano(2019) Xavier, Carlos EduardoSurgem na década de 1960, simultaneamente, a Pedagogia Crítica de Paulo Freire e uma teologia latino-americana denominada Teologia da Libertação. Ambas se assemelham nos seus pressupostos metodológicos e no tema central que é a Libertação. O objetivo central desta dissertação é analisar possíveis aproximações entre a pedagogia e a teologia da libertação no pensamento e na práxis freireana. Para tanto foi feito levantamento bibliográfico, a análise de textos pertinentes e relacionados ao tema, além de entrevistas com três personalidades que mantiveram proximidade e afinidade ao pensamento de Paulo Freire: Aldo Vannucchi, Nita Freire e Leonardo Boff. A abordagem metodológica utilizada tem caráter qualitativo, exploratório e analítico. As entrevistas, lançadas em apêndices, foram utilizadas de forma transversal no trabalho como fontes de fundamentação da pesquisa. As referências teóricas mais importantes são, além da obras de Paulo Freire, o trabalho de Gustavo Gutierrez e de Leonardo Boff, bem como de outros teóricos da pedagogia e da teologia da libertação. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam para as seguintes aproximações entre a pedagogia freireana e a teologia da libertação: partem do protagonismo dos oprimidos no seu processo de libertação; são fundamentadas na práxis, ou seja, numa prática refletida; convergem na necessidade de conscientização como forma de superar as opressões; entendem libertação, não como tema periférico, mas tema central do processo de desenvolvimento humano, tanto numa visão pedagógica quanto numa perspectiva teológica. Concluiu-se que as aproximações entre a pedagogia crítica-freireana e a teologia da libertação existem e se dão na ótica da realização plena do ser humano, e em vista da construção de uma sociedade mais humanizada e justa.
- DissertaçãoO anarquismo e seu legado na educação de São Paulo na Primeira República: 1889-1920(2017) Cardoso, Angélica LacerdaA pesquisa trata sobre o Anarquismo e suas contribuições, na área da educação, por meio da concepção pedagógica fundada e propagada pelos anarquistas, chamada Pedagogia Libertária, dando ênfase às considerações de Francisco Ferrer y Guardía. O objetivo da pesquisa é compreender as idéia do Anarquismo no campo educacional por meio da pedagogia libertária nas Escolas Modernas de São Paulo no período de 1889 a 1920. A hipótese de pesquisa considera se O Anarquismo deixou contribuições para a Educação e quais são estas contribuições. A pesquisa desenvolveu-se por meio de bibliografias acerca do tema Anarquismo e Pedagogia Libertária, com referenciais nos autores: Joll (1970), Guardía (1976),Carone (1989),Costa (1990), Rodrigues (1992), Gallo (1995,2000,2001,2007), Proudhon (1998), entre outros, bem como o acervo digital da Unicamp e Usp e consultas ao periódico O Operário (ano 1910) da cidade de Sorocaba.