Navegando por Assunto "Periódicos para mulheres"
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- DissertaçãoBeleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista Claudia(2016) Ferraz, Walkiria FirmoEsta pesquisa tem como objeto o processo de construção da beleza feminina, no contexto da modernidade tardia e sua ênfase na identidade no discurso das celebridades na Revista Claudia. O objetivo geral é compreender aspectos da relação entre beleza e realização pessoal da mulher contemporânea presentes na publicação e especificamente identificar a representação da beleza feminina e a relação entre beleza e realização pessoal construída pelo discurso da Revista Claudia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico sobre o tema e fundamentação teórica de autores como Gilles Lipovetsky, Anthony Giddens, Denise Beruzzi de Sant’Anna e Alain Ehrenberg. O corpus da pesquisa é constituído por seis exemplares da Revista Claudia, do período entre os meses de julho a dezembro de 2015. Para realizar este estudo, foi feita a análise de discurso proposta por Rosalind Gill. Foram selecionadas entrevistas com celebridades das capas de cada exemplar estudado. Entre os resultados, observamos que o discurso da revista é construído de forma a criar na leitora uma identificação com a celebridade em destaque. A importância conferida aos cuidados com a beleza e o investimento em suas carreiras funciona como uma espécie de guia para a realização pessoal. A relevância desta pesquisa está na percepção de como a Revista Claudia constrói e comunica a beleza da mulher nos tempos atuais.
- DissertaçãoDo bife ao infinito: relações de consumo da revista Cláudia(2010) Fregni, Carla PatriciaA revista Claudia é um veículo de comunicação, um bem simbólico e um produto de mercado. O consumo está presente em todas essas instâncias. Consumir essa revista é vivenciar fruições por meio de processos de significação. A relação da leitora com o consumo é firmada em mediações simbólicas em que mercadorias se traduzem em sensações; pessoas se transformam em produtos; necessidades dão lugar a desejos; o ato de comprar se torna um instrumento para construir a própria identidade. O consumo, na revista Claudia, pode ser visto como o centro de convergência dos interesses da leitora, do anunciante e, por conseqüente missão, do próprio editor que deve atender às expectativas de leitura de sua audiência e estabelecer a viabilidade para a publicação de anúncios nas páginas da revista. O método de pesquisa utilizado se deu pela análise do conteúdo redacional e publicitário das edições impressas e do website dessa revista durante o período de 2009 a 2010. Neste trabalho, as relações com o consumo estão muito mais embasadas na análise dos signos do que na análise econômica; mais voltadas a Barthes do que a Marx; mais atreladas à idéia do poder da agência humana do que à idéia de alienação e domínio do homem. É inegável que as seduções do consumo podem levar uma sociedade ao efêmero, à opressão e ao agravamento das diferenças de classes. Igualmente inegável é que signos do consumo, muitas vezes, se configuram como instrumentos para a comunicação social. As reflexões suscitadas nesta dissertação não convidam ao julgamento do caráter do consumo, mas, sugerem contemplá-lo por meio de alguns signos apresentados pela revista Claudia.