Navegando por Assunto "Planejamento estratégico"
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- DissertaçãoA comunicação interna e a estratégia corporativa: um estudo da organização General Motors no Brasil(2010) Camolesi, Fabiana Pereira de MoraesO estudo apresenta a comunicação interna na organização e oferece contribuições para a aplicabilidade de suas ferramentas no segmento automotivo, tomando como foco a prática na organização General Motors do Brasil. Explicitamos inicialmente as ações que as organizações adotam diante do mercado globalizado. Com o propósito de identificar a relevância da comunicação interna nas metas e projetos é objetivado responder como a comunicação interna poderia ser estratégica no momento de competir. Para tanto, tratamos de conceitos de comunicação organizacional, estratégia corporativa, bem como o estudo de uma organização para certamente fundamentar o objetivo da referida pesquisa. As referências em comunicação e administração, utilizadas para os estudos sobre a comunicação interna na organização, mostraram que pesquisas nesta área crescem velozmente, e os departamentos que compõem essa estrutura da comunicação, trabalham cada vez mais na sistematização do processo, para que as informações sejam elaboradas e repassadas aos contatos internos e externos, com sua devida qualidade e veracidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos, sendo apresentado no primeiro, A Comunicação e a Organização, como se relaciona à administração com a comunicação e o papel que desempenham os setores a ela ligados, o setor e/ou Departamento de Recursos Humanos, por exemplo. Para tanto, foram essenciais as contribuições de autores como Paulo Nassar, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Marlene Marchiori entre outros e encaminho para o próximo capítulo, abordando, nessa passagem. O segundo capítulo, A Estratégia Corporativa, contextualiza a economia mundial do pós-guerra ao período atual, reconhecido como Globalização, com o auxílio de autores como José Vesentini, David Harvey, Pankaj Ghemawat. As práticas da organização globalizada são analisadas no terceiro capítulo, a partir do estudo da organização General Motors do Brasil. Aqui foi possível alinhavar a teoria dos capítulos anteriores, com a prática da corporação escolhida utilizando autores como David Hampton, Marina Marconi, dados do LIMC/USP, Antonio Maximiano e Alfred Sloan. Esclarecemos que, em alguns momentos, a descrição foi necessária para demonstrar com maior clareza como a comunicação interna da GMB opera e quais os suportes utilizados para atingir os objetivos e metas propostas. O estudo considera, portanto, as mudanças ocorridas no mercado global e a quantidade de ferramentas criadas na divulgação das informações e enfatiza a adoção e revisão de técnicas a todo instante, tendo em vista o melhor procedimento. Já com relação à comunicação interna, para se tornar corporativa e estratégica, é preciso reunir as idéias das estruturas da organização na elaboração da informação e, principalmente, contar com o apoio da alta direção que, empenhada diante dos acontecimentos, planos e ações participaria nas decisões que a organização precisa adotar diante das imprevisibilidades econômicas mundiais.
- TeseUma aplicação combinada do design thinking e a estratégia prospectiva (foresight) como subsídio ao planejamento estratégico de cursos de nível superior(2024) Gonçalves, ArnaldoA imprevisibilidade, a complexidade, a ambiguidade e as incertezas experimentadas nos tempos atuais crescem exponencialmente em direção ao futuro. Este trabalho aborda a importância premente de um plano estratégico efetivo para um curso tecnológico de nível superior, levando se em conta as observações mencionadas. Para tanto, propõe-se combinar a utilização das metodologias de design thinking e estratégia prospectiva, buscando a adaptação inovadora como tática para adequação a este ambiente caótico. O objetivo geral da pesquisa é determinar, no presente, estratégias com vistas ao futuro e, de forma proativa, antecipar-se às tendências nos campos da política, economia, sociedade, legislação e, principalmente, da tecnologia, tornando o curso viável sob todos os pontos de vista. O método utilizado segue uma abordagem de estudo de caso único com um enfoque incorporado, uma vez que se concentra em curso tecnológico de nível superior específico. As metodologias contemplam entrevistas com especialistas e usuários (Brainstorm/Delphi), pesquisas desk, mapas de empatia e de personas, combinadas com técnicas de estratégia prospectiva, como análise de impacto nas tendências, matriz de Incerteza e Impacto, análise estatística de Monte Carlo, roda de futuros e cenários alternativos. Os resultados obtidos reconhecem a importância de uma abordagem centrada no ser humano, tônica da ferramenta de design thinking, associadas às ferramentas de exploração de futuros plausíveis (foresight), para aumentar o valor percebido na relação ensinoaprendizagem, fornecendo subsídios para um plano estratégico robusto e confiável com um horizonte de cinco anos. Este trabalho conclui que a utilização do conjunto de ferramentas é relevante na busca de ações presentes e futuras que assegurem o sucesso e a perenidade do curso tecnológico em estudo, contribuindo para um avanço no campo da educação tecnológica, podendo ser, eventualmente, utilizado por outras instituições que apresentem desafios similares.