Navegando por Assunto "Política e educação - Brasil"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseEscola sem partido: políticas de educação, regulação social e formas de consenso(2020) Santos, AndersonA tese aborda as ações do movimento “Escola sem Partido” para a obtenção de consenso em torno de suas ideias, deflagradas pela propositura de Projetos de Lei em ambientes legislativos como: o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas dos Estados Brasileiros e as Câmaras de vereadores nos municípios espalhados pelo país, como o objetivo de provocar uma série de discussões visando a implementação dos preceitos do “Escola sem Partido” como política de regulação social através da educação. Dessa forma, por meio de um levantamento e intrepretação documental das iniciativas legislativas de implementação do movimento, foram analisados os ritos adotados para obtenção do consenso para a manutenção da hegemonia. A pesquisa trouxe os meios utilizados para conquistar a opinião pública, bem como as justificativas para tornar necessária a implementação desse projeto no âmago da escola pública nacional. Nesse sentido, o estudo apresenta o histórico de construção do movimento no Brasil oriundo de iniciativas estadunidenses. Evidencia os apoiadores, bem como os segmentos que fazem frente à proposta, monstrando um nítido campo de disputa, de guerra de posições, existente nas discussões sobre a temática. O poder político do Estado é analisado sob o foco do alcance da juridicidade e legalidade, como instrumentos para obtenção da regulação social e do consenso. A presença do estado educador, intervindo na educação por meio de políticas regulatórias, apresentando um tom segregador, gerando um estado de alerta no ambiente educacional público. Apesar do combate à doutrinação contido no discurso do movimento “Escola sem Partido”, a tese discute a ideológica postura de manutenção da hegemonia política, econômica e cultural, apresentada nas entrelinhas dos Projetos de Lei, bem como sua intenção de retrocesso no processo educacional público brasileiro. Para representar o efeito cascata de propostas de Projetos de Lei propostos em todo o país, será apresentado um recorte de análise nas propostas que tramitam nos Poderes Legislativos da União, do Estado de São Paulo e da cidade de Sorocaba.
Publicação Fios da memória das estudantes sorocabanas durante a ditadura militar: 1964/1984(1999) Vendramini, Leni Palmira PiacitelliEste trabalho visa fazer uma leitura da Escola, na época da 2' ditadura militar (1964/1984), em Sorocaba, Estado de São Paulo, através de depoimentos de pessoas comuns. anônimas. Tecendo os ños da memória e observando experiências relevantes da trajetória das estudantes, isto é, olhando o lado feminino e destacando quais suas observações, sentimentos, reflexões e 0 que restou em suas lembranças, a investigação procura evidenciar o sentido social da vida desses personagens, além de compor diálogos com outras versoes historiográficas de um periodo sombrio da história do Brasil. O enfoque feminino é justificado pelo fato da mulher, nessa época, começar a tomar parte, com um pouco mais de significado, na vida política do país, deixando de ser a parte "frágil" para 0 sair às ruas, reivindicando o direito à democracia, muitas vezes, at pela luta armada. Procura, também. registrar clima do periodo através de músicas, comportamentos e moda, vista como manifestação cultural, e suas possíveis influências nas estudantes sorocabanas. Agregando fragmentos guardados pela memória, este trabalho pretende mostrar como se sentiam as estudantes, num periodo da história do Brasil, em que o medo era a pedra de toque de todas as suas as atitudes. Nessa época, respirava-se a inquietude e era mantido o silêncio. Silêncio diante das injustiças, diante das arbitrariedades manipuladas pela força do autoritarismo, que, definitivamente, negava o espaço necessário para a criatividade de aprender o mundo em que se vivia, fechando os espaços de liberdade.- DissertaçãoRegime militar no brasil e educação: políticas, legislação e material didático(2022) Machado, Tárcia Cristina Nogueira LeiteO presente estudo tem como objetivo caracterizar as determinações da política educacional durante o regime militar (1964-1985). O método de pesquisa escolhido foi o da coleta de dados bibliográficos, colhendo os dados de diferentes fontes. Considera-se que à medida em que a sociedade vai se modificando, a escola precisa se adaptar à realidade. Isso é perceptível pelo estudo entre o contexto social e a educação a partir das mudanças curriculares até as influências na prática pedagógica. Partindo deste entendimento, ao iniciar o mestrado em História da Educação, foi levantado o interesse em responder ao seguinte questionamento: quais os princípios e diretrizes da educação brasileira no período militar de 1964 a 1985? O estudo foi desenvolvido tomando como base teórica autores como René Armand Dreifuss, Thomas Skidmore, Elio Gaspari, Alexandre Tavares do Nascimento Lira e Maria Lúcia de Arruda Aranha, para que se pudesse melhor evoluir em conhecimento em relação à temática estudada. Foram selecionados conteúdos de livros didáticos utilizados no período da ditadura civil militar no Brasil, com vistas a entender como os conteúdos curriculares eram tratados nesse período.