Navegando por Assunto "Política pública"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação de tempo integral: entre entraves e possibilidades(2015) Caiuby, Bianca BarrocheloA pesquisa Escola de Tempo Integral busca nos fundamentos e na história da educação elementos que possam responder à necessidade de uma intencional e efetiva ação socialmente integrada que venha representar uma contribuição ao processo de democratização da educação. O trabalho reflete sobre o sentido da educação em tempo integral por meio de fundamentações históricas e da experiência concreta. Esta apresenta o contexto de escola integral possível e, vislumbra o significado dos seus processos educativos para todos que vivenciam a experiência e entendem que essa escola tem mais que um horário estendido, tem sua responsabilidade estendida também. Oscilando entre o passado, o presente e o futuro a fim de costurar a pesquisa, o texto cruza fundamentações, e, traz à tona indagações e análise do que houve, o que se tem e o que se pretende com essa proposta educativa. Justifica-se a pertinência do estudo pelo desenvolvimento da educação em tempo integral sob a perspectiva histórica que permite conjugar o passado com a proposta de uma sociedade realmente educativa. Como problema de pesquisa para guiar a investigação, formula: Quais são as possibilidades e os entraves das escolas de educação em tempo integral atualmente? Quais são as hipóteses e vivências relatadas pelos professores sobre a proposta de educação em tempo integral do estado de São Paulo? Os objetivos específicos buscam: apontar as bases legais da educação em tempo integral e entender como se tem realizado políticas públicas para a implantação de escolas em tempo integral. Nesta perspectiva o texto faz um estudo de caso de uma Escola Estadual de Sorocaba, que aderiu em 2013 a um novo Programa de Ensino Integral. O caminho metodológico desenvolve-se pela pesquisa bibliográfica, pela apresentação de fontes legais e pelo estudo de caso de uma escola estadual. A investigação baseia-se principalmente na reflexão dos seguintes autores: Anísio Teixeira (1968), Jaqueline Moll (2012), Saviani (2006,2011), além de documentos oficiais, como legislações e manuais. Quanto às conclusões, pode-se afirmar que a escola de tempo integral apesar de muitos entraves, aponta para as possibilidades de uma jornada escolar expandida, ampliada em suas responsabilidades, com resultados concretos no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do aluno.
- DissertaçãoPrograma ambiental e de integração social de Sorocaba: uma visão de atores e contextos(2022) Almenara, Valmir de Jesus RodriguesO planejamento urbano tem se mostrado ferramenta fundamental para a compatibilização dos aspectos econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos no desenvolvimento dos municípios, e quando bem conduzido tem a capacidade de trazer melhorias para a qualidade de vida da população. O presente trabalho documenta o Programa Ambiental de Integração Social de Sorocaba, desde os fatores de sua gênese até a conclusão. Compara a proposta inicial de trabalho de trabalho com o resultado. Durante esse trajeto são efetuadas análises e obtidos resultados que ressaltando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios, de abordagem quali-quantitativa, utilizando método hipotético dedutivo onde são adotados procedimentos bibliográficos, documentais e de estudo de caso. O estudo aponta que Sorocaba optou por um modelo que prioriza o planejamento estratégico com a participação da sociedade local, trazendo maior eficiência, modernização, inovação tecnológica e melhorias de qualidade de vida urbana, o que permitiu que o projeto incorporasse diversas ações em benefício da população do entorno das obras executadas. O resultado macro do programa foi a melhoria de qualidade de vida da cidade de Sorocaba, com reflexos em toda a região metropolitana. Um modelo de projeto de desenvolvimento urbano que poderá ser multiplicado e aperfeiçoado em outros municípios no futuro.