Navegando por Assunto "Professores de ensino técnico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas(2016) Lechugo, Carla PinedaEsta tese vincula-se a linha de pesquisa “Educação Superior” e tem por finalidade analisar as diretrizes do Centro Paula Souza (CEETEPS), a formação acadêmica e a qualidade de vida dos professores de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista e a percepção dos alunos sobre suas práticas pedagógicas. As perguntas que orientaram essa pesquisa são: a) quais práticas pedagógicas os professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista incorporam no exercício da docência? b) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente às expectativas dos alunos? c) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso? e d) como os alunos avaliam a competência dos professores como profissionais da Educação? E os problemas apontados acima, originaram as seguintes hipóteses: a) as práticas pedagógicas incorporadas se constituem em aulas expositivas, centradas no professor e pouco participativas. b) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as expectativas dos alunos. c) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso e d) os alunos avaliam os professores capacitados nas suas áreas técnicas, porém, não qualificados para ensinar. A busca de possíveis respostas aos problemas propostos demandou: a) entendimento do processo de industrialização, das transformações no mundo do trabalho e os reflexos na Educação Superior profissionalizante, b) conhecer o Centro Paula Souza e suas Diretrizes Curriculares, c) analisar a formação dos professores, d) entrevistá-los para compreender a qualidade de vida e seu cotidiano, e) compreender a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas através de pesquisa qualitativa. As conclusões deste trabalho apontam um descompasso entre a Missão, Visão, Valores e as Diretrizes Pedagógicas dos cursos com as práticas exercitadas em sala de aula, pois, tanto nas declarações da Identidade e Imagem Institucionais, como nas diretrizes pedagógicas dos cursos, não se reconheceu nas falas dos alunos e dos professores uma Educação que promova plenamente a criatividade, as competências humanas, o estímulo a discussão e a compreensão dos problemas da sociedade, a formação do ser humano pleno e do cidadão responsável. Os resultados desta pesquisa revelaram uma heterogeneidade nas práticas pedagógicas dos professores e nas expectativas dos alunos. Porém, pode-se perceber que os alunos avaliaram os professores com base nos itens “fale bem” e “reclame” pelos mesmos critérios: conhecimento do professor sobre a matéria a ser lecionada, relacionamento professor-aluno, capacidade de ensinar e motivação do professor. Dos itens mencionados, pode-se concluir que a maior deficiência dos professores está relacionada a capacidade de ensinar, pois os alunos reconhecem que os professores são qualificados em suas áreas, porém, não qualificados para “dar” aula como apontado na hipótese. Esse resultado é consequência da pouca formação dos professores pesquisados nas áreas da Educação, pois a maioria deles têm formação nas áreas técnicas. Também se constatou uma qualidade de vida que prejudica o trabalho docente, pois os professores entrevistados acumulam dois ou três empregos e não tem tempo para aperfeiçoarem o seu trabalho. Ao final desta pesquisa, são elencadas as características do “bom professor” e do “mau professor” e sugere-se uma avaliação de competências a ser utilizada pelo CEETEPS para futuros investimentos na formação dos professores.
- DissertaçãoEducação profissional em turismo e hotelaria: um estudo com professores(2010) Oliveira, Juliana TononEm geral, professores para a formação técnica em Hotelaria e Turismo são profissionais de atuação no mercado, sem formação específica para a docência que exercem. Acreditando que atuar como professor exige uma formação, ou qualificação específica para o ato de ensinar, este presente estudo tem como objetivo compreender a possibilidade da identidade profissional, nos cursos de Hotelaria e Turismo, analisando a trajetória e percepções de professores. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais. Foram realizadas dez entrevistas com professores de escolas técnicas de cidades do interior de São Paulo. Os professores entrevistados falam sobre sua trajetória profissional, motivos de suas escolhas, percepção e avaliação sobre sua atuação como professores. De modo geral, os resultados demonstraram uma trajetória com pouca atuação no trabalho específico de Hotelaria e ou Turismo. A maioria foi para o trabalho docente, mesmo assim, se identificam mais como profissionais da área do que como professores. Embora com percepções positivas sobre a docência, sentem-se mais prestigiados como profissionais liberais. Contudo, apresentam traços de crise com o fato de terem mais de uma identidade profissional. A variedade de identidade reflete o contexto contemporâneo líquido, conceito desenvolvido por Bauman, para mostrar a questão difusa com alto grau de variedade e incertezas, contrapondo a identidades mais estáveis.
- DissertaçãoExperiências pensadas no cotidiano escolar: práticas docentes no curso de gestão de T.I. da Fatec Tatuí(2020) Vieira, Samuel AntonioEsta dissertação se desenvolve a partir do percurso pedagógico do professorpesquisador do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, no estado de São Paulo, com alunos ingressantes no primeiro semestre de 2019, que cursaram os três primeiros semestres nas seguintes disciplinas profissionalizantes: Fundamentos da Tecnologia da Informação, Linguagens de Programação e Banco de Dados. A pesquisa se baseia na observação e reflexões sobre a dimensão estética na educação, que utilizam as tecnologias da informação e comunicação em seu cotidiano, dentro e fora da instituição de ensino. Objetiva-se analisar os dados coletados e refletir sobre práticas pedagógicas próximas à realidade desses educandos. Para tanto, obras de Bauman e Guattari oferecem apoio teórico para entendermos a era pós-moderna e a cultura consumista dentro de uma sociedade deteriorada. O professor-pesquisador dialoga com pensamentos de filósofos da Educação, como Goergen, Freire e Gallo, visando fundamentar suas reflexões sobre a Estética na Educação e suas dimensões humanas. Assim, pretendese pensar práticas libertadoras, democráticas e mais próximas do cotidiano do educando, buscando conexões que lhes permitam criar seus próprios rizomas. O professor-pesquisador, imerso no ambiente estudado, investiga caminhos para melhorar sua prática profissional, constituindo, assim, uma pesquisa participante. Neste sentido, abrem-se novas conexões para o conhecimento, que resultam de práticas pedagógicas que incluem as experiências prévias dos educandos.