Navegando por Assunto "Professores universitários"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA dimensão estética na formação docente na educação superior(2015) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta tese discute a importância do estudo e da performance da educação Estética como uma das dimensões da formação docente na Educação Superior, tendo como premissa que este é um pressuposto importante para o o processo de formação e para o exercício da cidadania em nossa sociedade. A intenção é mostrar como a educação vem privilegiando o modelo tecnicista, voltado aos interesses do mercado. Esta ideologia mascara a realidade, alijando as pessoas, transformando-as em instrumentos do sistema econômico. A perspectiva do estudo é valorizar a estética tanto na Educação Superior de modo geral, quanto ampliar e redimensionar sua perspectiva na formação docente. Entendemos que se trata de uma dimensão fundamental para a preparação e atuação do professor, seja para a sua atuação propriamente dita, seja para a sua reflexão sobre a práxis pedagógica. Serão apresentados diversos questionamentos a respeito da relevância da dimensão estética no campo educacional, de como ela se reflete na cultura de nossa sociedade. Recorremos a autores como René Girard, com a reflexão sobre o processo mimético; a compreensão do mimetismo permite a saída do estado de deificação, e, em contraposição, a perspectiva de um modelo de educação estética, com a proposta da virtude, do altruísmo. Também sobre os valores que aparecem em nosso cotidiano e sua “validação” pela indústria cultural. Dentro da dinâmica filosófica, a leitura de Gerd Bornheim e Karl Jaspers como contraponto argumentativo nos diálogos e questionamentos. Nesta incursão filosófica e artística, apresentamos um “caminho a percorrer”, tendo como arcabouço filosófico e teórico Roger Scruton, Eric Voegelin, Richard Weaver e Friedrich von Schiller. A tese investe na possibilidade de se recuperar a realidade, de saída do processo ideológico, do estado de “deformação existencial”, tendo como dimensão a formação docente enquanto telos, trazendo para o debate o papel histórico, social e político do professor. A proposta é a dimensão estética como “antídoto” para o estado de “negatividade” e de egocentrismo disseminado em nossa sociedade. Os autores que formam o arcabouço teórico corroboram a reflexão sobre o sentido de nossa grandeza, de nosso legado e dignidade enquanto seres humanos que constroem não somente para si, mas para as gerações futuras.
- TeseAs visões sobre prática pedagógica de professores e formandos do curso de fisioterapia da Uniso(2021) Santos, Aline Alcoforado dosAs profundas mudanças provocadas pela tecnologia trouxeram novos processos de criação e de transmissão de conhecimentos, que acontecem em uma rapidez vertiginosa, desafiando a movimentação permanente das instituições de educação superior. Nessas novas circunstâncias, as formas organizacionais, os objetivos e as práticas pedagógicas necessitam ser reavaliadas. Esta tese baseia-se em uma pesquisa de campo no Curso de Fisioterapia na Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária. Tem como objetivo principal propor diretrizes (recomendações) para o desenvolvimento do profissional docente da área de fisioterapia. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários, um respondido pelos professores e outro pelos estudantes concluintes. A análise das respostas dos questionários foi realizada por categorização. Os professores reconhecem e elucidam as metodologias utilizadas em sala de aula, as necessidades no processo de formação docente, os motivos de satisfação e insatisfação no dia a dia. Os formandos elencaram as metodologias utilizadas pelos professores e a visão sobre o cumprimento das expectativas pessoais e profissionais do curso. Entende-se que há mudanças que precisam ser efetivadas a longo prazo e trazer melhorias no processo de formação, estruturação e reconstrução permanente do curso. Dessa forma, nas considerações finais, sugerem-se algumas diretrizes: para os professores, rever a atitude em relação à prática pedagógica; para a coordenação do curso, sensibilizar o professor para a importância de uma formação continuada, da necessidade de mudanças, adequações e inovações na prática pedagógica e para a gestão institucional, estruturar cursos de formação que ajudem o professor a reconhecer a fragilidade da sua formação pedagógica e criar programas de desenvolvimento profissional docente que tragam a reflexão no dia a dia, bem como uma formação continuada embasada.
- TeseCompetências digitais de professores da educação superior tecnológica no cenário da quarta revolução industrial(2020) Souza, Marcus Vinícius Branco de SouzaGrandes mudanças na sociedade, no mundo corporativo e na educação criaram o cenário atual, no qual se destaca o surgimento, em junho de 2007, do primeiro “smartphone”. Este fenômeno, como em revoluções anteriores, afeta a Educação Superior enfaticamente. Este trabalho tem como tema as mudanças trazidas pela Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e o trabalho dos Professores de Educação Superior Tecnológica Pública no Estado de São Paulo. Sua relevância está na necessidade de se pensar novas estratégias de ensino para lidar com os estudantes - hoje, nativos digitais (PRENSKY, 2001). O objetivo geral da pesquisa foi conhecer o perfil dos professores respondentes, no que diz respeito às suas percepções e competências para a docência no presente cenário de revoluções dos meios de comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de campo com aplicação de um questionário on-line em ambiente fechado, respondido por 468 docentes. Utilizando-se de ferramentas computacionais, SPSS/IBM (Statistical Package for the Social Sciences/ International Business Machines Corporation) e o IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), foi possível: 1) o levantamento do perfil dos respondentes; 2) conhecer a percepção e sensibilidade quanto a presença da TDIC nos processos educacionais; 3) desenvolver a análise de correlações, verificando os grupos mais sensíveis a presença da TDIC, em sala de aula; 4) usar a análise fatorial para selecionar grupos de interesse entre os respondentes; 5) gerar a análise textual, e obter um gráfico de similitudes e nuvem de palavras. Além disso, a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), foi aplicada em questão aberta sobre como as TDIC colaboram para o processo de aprendizagem. Este estudo fornece, aos Cursos Superiores de Tecnologia Públicos do Estado de São Paulo, subsídios para elaboração de programas de desenvolvimento profissional docente focados em competências digitais tão necessárias, no presente cenário.
- DissertaçãoExperiências pensadas no cotidiano escolar: práticas docentes no curso de gestão de T.I. da Fatec Tatuí(2020) Vieira, Samuel AntonioEsta dissertação se desenvolve a partir do percurso pedagógico do professorpesquisador do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, no estado de São Paulo, com alunos ingressantes no primeiro semestre de 2019, que cursaram os três primeiros semestres nas seguintes disciplinas profissionalizantes: Fundamentos da Tecnologia da Informação, Linguagens de Programação e Banco de Dados. A pesquisa se baseia na observação e reflexões sobre a dimensão estética na educação, que utilizam as tecnologias da informação e comunicação em seu cotidiano, dentro e fora da instituição de ensino. Objetiva-se analisar os dados coletados e refletir sobre práticas pedagógicas próximas à realidade desses educandos. Para tanto, obras de Bauman e Guattari oferecem apoio teórico para entendermos a era pós-moderna e a cultura consumista dentro de uma sociedade deteriorada. O professor-pesquisador dialoga com pensamentos de filósofos da Educação, como Goergen, Freire e Gallo, visando fundamentar suas reflexões sobre a Estética na Educação e suas dimensões humanas. Assim, pretendese pensar práticas libertadoras, democráticas e mais próximas do cotidiano do educando, buscando conexões que lhes permitam criar seus próprios rizomas. O professor-pesquisador, imerso no ambiente estudado, investiga caminhos para melhorar sua prática profissional, constituindo, assim, uma pesquisa participante. Neste sentido, abrem-se novas conexões para o conhecimento, que resultam de práticas pedagógicas que incluem as experiências prévias dos educandos.
- DissertaçãoO trabalho do professor dos cursos de graduação tecnológica(2009) Siqueira, Mary de Cassia Batista deO objetivo deste estudo foi examinar a situação do professor dos novos cursos de graduação tecnológica, sua formação acadêmica, preparação e qualificação profissional. Com essa preocupação, foram aplicados questionários aos professores dos diversos cursos de graduação tecnológica de uma instituição sorocabana e realizadas entrevistas com professores do curso de Tecnologia da Informação da mesma instituição, para uma melhor compreensão de como os professores entendem o seu trabalho, qual a sua formação acadêmica e seu papel junto aos alunos daqueles cursos, e sua aprendizagem. Foi possível verificar que os professores possuem adequada formação acadêmica relativa a seu campo profissional específico, mas, ao mesmo tempo, não têm conhecimento suficiente do campo educacional e não discutem isso, com consequências negativas para a formação dos alunos.
- TeseProdução acadêmica docente na educação superior: exigência, necessidade e critério de qualidade(2017) Carvalho, AlexeyO cenário que envolve a Educação Superior Brasileira foi marcado pela forte expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) com vistas à ampliação da oferta de cursos de graduação, ocorrida até 2012. O foco, quase que exclusivo na atividade de ensino, fez com que a atividade de pesquisa, mesmo sendo requisito legal, fosse relegada a um segundo plano, de forma a desestimular a produção acadêmica docente na graduação. A pesquisa que embasa esta tese teve como objetivo final propor práticas de gestão acadêmica para criar um ambiente propício à pesquisa e à produção acadêmica. Para atingir esse objetivo, partiu-se do referencial teórico sobre a pesquisa acadêmica, o ambiente e as condições que a envolvem. Foi realizado um estudo de campo utilizando questionário on-line, respondido por 315 docentes da Educação Superior, das cinco regiões brasileiras e de IES públicas e privadas. As perguntas possibilitaram identificar a percepção dos professores acerca das condições que favorecem, ou não, a pesquisa acadêmica. Para análise e discussão dos resultados, utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos, dentre eles análise de correlações e análise de conteúdos, buscando principais aspectos que determinam a produção acadêmica docente em IES. Dentre os pontos mais relevantes, evidenciou-se, de forma geral, uma falta de clareza e efetividade das políticas e ações de estímulo à pesquisa e à produção acadêmica das IES. Os resultados do estudo fornecem às IES subsídios para a elaboração de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão para estímulo à pesquisa e à produção acadêmica; e, ao poder público, contribuições para o aprimoramento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
- DissertaçãoPrograma de formação docente na UFSCar (campus Sorocaba)(2014) Madureira, Ofir Paschoalick Castilho deO presente estudo teve como objetivo compreender, a partir das percepções dos docentes da Universidade de São Carlos – Campus Sorocaba, o significado por eles atribuído aos processos formativos desenvolvidos pela PróReitoria de Graduação (ProGrad), no período entre 2009 e 2012. Estas oportunidades formativas se apresentam como espaços de discussão, de reflexão e de socialização dos processos e dificuldades que envolvem a prática docente no magistério superior. Nesse sentido, o objetivo é averiguar quais são, na opinião dos docentes envolvidos, os efeitos concretos das atividades formativas oferecidas pela universidade. Sabendo-se das reais dificuldades enfrentadas no exercício de atividades docentes é importante saber se as tentativas institucionais de contorná-las alcançam ou não seu o objetivo. Os resultados podem fundamentar a revisão, reformulação ou mesmo o abandono de tais iniciativas. Trata-se de assunto de grande relevância tanto para os docentes quanto para, sobretudo, os alunos da universidade. Para a realização da pesquisa optou-se pelo uso de questionários de natureza quanti-qualitativa. O questionário composto de perguntas abertas e fechadas visa detectar o perfil pessoal, acadêmico e profissional, aspectos considerados importantes para o início do estudo a respeito da percepção destes docentes sobre os processos formativos desenvolvidos pela UFSCar Campus Sorocaba. Parte-se do pressuposto de que o desenvolvimento profissional está relacionado, de um lado, com os aspectos pessoais, políticos e sociais do professor e, de outro, com a natureza dos procedimentos e conteúdos dos cursos ofertados pela universidade.