Navegando por Assunto "Programas de estágio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEstágio supervisionado na formação de professores: o caso das Faculdades Integradas de Itararé/São Paulo(2013) Oliveira, Giovana Cristina GusmãoDiante das mudanças que vêm ocorrendo no mundo contemporâneo, fruto da era da globalização, onde os contramodelos de sociedade se evaporam, perdendo sua credibilidade e supervalorizando o futuro com superinvestimento, no presente em curto prazo, este trabalho busca compreender o estágio curricular na formação de professores. Possui uma abordagem qualitativa com os seguintes objetivos: compreender as características do mundo contemporâneo analisando o contexto escolar; investigar a importância do estágio na formação de professores. Os referencias teóricos para o desenvolvimento do trabalho apoiam-se no pensamento de Zigmunt Bauman com sua proposta de mundo líquido, da ambivalência e de incerteza; de Gilles Lipovetsky através do pensar uma cultura globalizada, regida pelo hipercapitalismo de consumo, que a concretiza numa grande desorientação; de José Dias Sobrinho que considera a existência de uma complexidade de sentido com relação a universidade; e Selma Garrido Pimenta que entende o estágio como atividade teórica do conhecimento da práxis do professor. Os procedimentos adotados pautaram-se após a formatação do embasamento teórico, na coleta de informações, através de entrevistas com acadêmicos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé/ São Paulo. Os resultados obtidos com o apoio referencial e a análise das entrevistas informam que o estágio tem como possibilidade a superação de modelos de reprodução devendo ser concebido como atividade teórica e instrumentalizadora da práxis do professor que já esta atuando como profissional nas escolas, assim como decorre e é determinado pela práxis dos professores do curso de Pedagogia e pela práxis dos alunos enquanto professor.
- DissertaçãoO estágio na formação do professor: relatos de supervisores de estágio(2004) Cruz, Valdelise RamonEste estudo investigou sobre o estágio supervisionado obrigatório no curso de Pedagogia para formação de professores. Foi uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de analisar relatos de professores que supervisionam estágio em uma universidade federal e preparam professores para atuação na Educação Básica, nas iniciais do Ensino Fundamental; Bducação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Envolveu entrevistas de professores/ supervisores de estágio, colocados diante de identificação pessoal e do resgate de lembranças sobre o estágio durante sua formação docente. Questões sobre teoria e prática estão relacionadas à formação docente e são alvos de inquietações, pois influenciam na educação como um todo. O estágio está em processo de transformação, independendo da época ou do curso, procuram modificar suas práticas, mesmo diante de suas limitações, demandas diferentes e exigentes. Fortalecem o seu papel de professor / supervisor, por terem passado por situações semelhantes às de seus alunos, transformam suas vivências e procuram direcionar com criatividade as atividades consideradas importantes para a aprendizagem profissional, estabelecendo critérios, estudos e regras para os seus estagiários. A qualidade do estágio é determinada pelo desempenho mútuo do estagiário com as fundamentações teóricas reflexivas, possibilitadas através de pesquisas indicadas pelo professor / supervisor e oportunidades práticas obtidas diretamente no campo de estágio. As análises apresentaram aspectos que se mantém, embora a estrutura e as horas de estágio obrigatório aumentaram, com a legislação, isso não garantiu mudancas significativas ou aumento da qualidade dos estágios, ainda pode ser observada a manutenção de algumas queixas como: ausência de acordos oficiais entre escolas campos e universidades, ausência do professor/ supervisor nos locais, durante o estágio; falta de receptividade das escolas e dos estagiários, de integração professor, aluno, escola e momentos para reflexão-crítica da realidade, convergência de saberes e da prática docente ideal. O estágio é fundamental e decisivo para a formação do profissional.