Navegando por Assunto "Psicanálise"
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- TeseA inveja feminina no Instagram : um estudo sobre comunicação e psicanálise(2025) Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de; Universidade de SorocabaEssa pesquisa apresenta como tema a inveja, especificamente aquela que acontece a partir da interação e consumo de conteúdo nas redes sociais digitais. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a inveja se manifesta nas redes sociais digitais, mais especificamente no Instagram, na perspectiva de usuárias dessa rede? ” O objetivo geral da pesquisa é compreender como a inveja pode se manifestar em usuárias das redes sociais digitais. Como objetivos específicos, buscamos: a) estabelecer pressupostos teóricos sobre a inveja e a comunicação digital; b) identificar situações que geram inveja, na perspectiva de usuárias das redes sociais; c) explicitar especificidades das situações que geram inveja e refletir sobre o quanto o uso das redes sociais digitais pode ser pernicioso ou não. Para responder à nossa pergunta, realizamos uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas. Nosso corpus de pesquisa é composto das transcrições das entrevistas realizadas com as estudantes universitárias dos cursos de graduação presenciais e à distância da Universidade de Sorocaba. Para analisar nosso corpus, adotamos a Análise de Conteúdo Temática. Abordamos a inveja sob o olhar da psicanálise, a partir das teorias de Freud e Klein, que forneceram nossos pressupostos teóricos. Para abordar o Instagram, partimos das ideias sobre a comunicação digital de Byung-Chul Han. Entre os resultados alcançados, destacamos que a inveja que se manifesta entre as entrevistadas nas redes sociais digitais, especificamente no Instagram, é episódica e não é persistente, conforme as descrições da teologia e da filosofia; está muito associada a consumo e pode ou não ser mais perniciosa para mulheres que passam por algum sofrimento emocional. Nosso estudo, que faz parte da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, traz contribuições ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e para a área, na medida em que se debruça sobre questões referentes ao uso das redes sociais digitais e seus impactos, a partir de uma perspectiva teórica multidisciplinar.