Navegando por Assunto "Psicologia educacional"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA escola na visão do adolescente em situação de rua(2004) Oliveira, Marilene de AlmeidaEste presente trabalho de pesquisa procura entender as relações entre o adolescente em situação de risco, a escola, o terceiro setor e a complexa rede das políticas que tentam responder ao atendimento dessa população. Estudando o adolescente, que, em algum momento de sua vida, permaneceu nas ruas, se distanciou de seu grupo familiar, conseqüentemente, percorreu várias escolas, procurou-se entender como ele responde quando questionado sobre sua vivência escolar. O objetivo deste estudo, portanto foi investigar como a escola é lembrada por adolescentes que usam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Levantando como hipótese que as lembranças e vivências relacionadas á escola do Adolescente em situação de rua, são vistas como uma história de exclusão, associados a sentimentos de não pertencimento deste direito, não merecedores em participar e permanecer de forma plena nessa Instituição, reproduzindo assim os valores sociais de uma sociedade elitista, não colaborando para a construção de uma identidade cidada. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, entrevistando treze adolescentes, questionando sobre lembranças da escola. As respostas foram agrupadas, realizando uma análise de conteúdo, identificando categorias como: a amizade, a autoridade nas relações escolares e visão de escola ideal. As amizades de modo geral, foram relatadas como lembranças positivas, os amigos e as situações coletivas como atividades divertidas da escola; as relações com professores e com as regras escolares, foram apresentadas de maneira contraditórias, relatando valores sociais das regras, punições que ao mesmo tempo consideraram ruins, com relatos de exclusão da sala de aula, também apontam merecimento das punições em nome de uma suposta ordem; e sobre a visão de escola ideal, os relatam apontam para um olhar que ao mesmo tempo reproduz com mais rigidez as normas da escola, também idealizam como um lugar de ajuda à todas as crianças. Ao focalizar essas questões do processo de escolarização através do olhar do Adolescente em situação de rua, buscamos oferecer subsídios para o debate e a efetivação de políticas educacionais comprometidas com a população infanto-juvenil de nosso País, para que a condição estigmatizante de "adolescentes em situação de rua" seja substituído pela condição de "Adolescente Cidadão".
- DissertaçãoEscola de Pais: um desafio para formação de professores(2017) Hoffmann, Verônica MartinsA Escola de Pais, objeto desta pesquisa, inserida na linha de pesquisa em Educação Superior, é aqui pensada na perspectiva da relação família-escola. A Escola de Pais surgiu de dificuldades identificadas em pais e responsáveis, quanto a orientação da conduta de seus filhos, sob o ponto de vista de educar com base em valores sociais, definir limites e garantir que fossem respeitados. Esta pesquisa situa-se na interface entre psicologia e educação, além de tratar de situações advindas de múltiplas questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Justifica-se por construir subsídios para formação de professores que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental, com atenção àquelas questões. O objetivo geral da pesquisa foi apontar um conhecimento, a partir do trabalho realizado, sobre como professores podem atuar na Escola de Pais. Para tanto, buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes de que os professores precisam para atuar na Escola de Pais, considerando a escuta sensível, a comunicação e a argumentação. O conhecimento apontado nesta pesquisa, observado nas vivências da Escola de Pais, pode fazer parte do conteúdo a ser estudado nos cursos de formação de professores: licenciaturas em geral e, mais especialmente, Pedagogia. O desenho metodológico compreendeu a pesquisa-ação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a técnica de Grupos Operativos, autoscopia, avaliação de programa e coleta de dados. Os resultados e conclusões apontam para as formas de se inserir a discussão sobre Escola de Pais nos cursos de formação de professores. Considera-se que os cursos de formação necessitam atender às demandas por práticas pedagógicas e professores que respondam a uma conjuntura dinâmica e bastante específica, que envolve as novas configurações familiares; as relações de gênero; os modos de viver e de trabalhar; e as relações interpessoais.
- DissertaçãoExperienciar o diálogo: uma ação pedagógica na educação de jovens e adultos(2004) Foramiglio, Maria Cristiane MunhozA present dissertação tem como objetivo indicar alguns pontos que revelam a importáncia de se experienciar o diálogo com oS alunos na Educação de Jovens Adultos-EJA, para a construção do conhecimento. Enquanto professora pesquisadora da própria prática, analisei como a ação pedagógica do diálogo pode levar os alunos da EJA a uma transformação pessoal. Os alicerces do diálogo referido encontram o corne na proposta social politica do filósofo Martin Buber. que entende 0 homem como um ser essencialmente relacional. Os resultados alcançados através da pesquisa em questão permitem dizer que as relações inter-humanas criam intercambio social na sala de aula, favorecendo uma comunicação perfeita entre os participantes de um diálogo autêntico. A franqueza de pensamentos desperta assim a chave que abre o auto conhecimento, através das expoctativas gorais dos alunos com rolação ao ostudo; da interação das relações intor-humanas om sala de aula; da reflexão sobre os valores sociais no grupo e do despertar do olhar crítico. Todo o proposto vai ao encontro de Buber quando afirma que o homem necessita viver no mundo do tu e não no mundo do isso. Ao viver no mundo do isso o homem deixa de ser Homem. E através da educação escolar, via EJA, que jovens e adultos podem chegar a compreensão do homem como um ser-com-o- outro. chegar à idéia de comunidade como a estrutura sócio-politica que melhor permite ao homem realizar a sua natureza relacional.
- TeseMedicalização e educação: o entorpecimento da infância no cotidiano escolar(2016) Perez, Elaine Cristina De Matos FernandezEste trabalho tem o objetivo de relacionar e discutir a contemporaneidade com alguns discursos sobre o processo de medicalização no cotidiano escolar e utilizar da poesia como método para sensibilizar e levar ao estranhamento que se instala no interior das escolas, frente aos alunos que apresentam um padrão de comportamento fora do estabelecido como normal. Outro objetivo é mostrar o entorpecimento da criança pela medicalização. A metodologia usada se dá a partir de uma poética rizomática da argumentação, por uma condição ético-política da relação entre educação escolar e medicalização, relacionada aos conceitos de biopolítica, biopoder, dispositivos e mundo virtual. A tese aponta o processo de medicalização da infância na educação e relaciona o discurso higienista e biologizante do início do século XX e os dispositivos de controle foucautianos, para pensar a medicalização escolar como mecanismo de controle sobre a vida, um biopoder. Esta tese anuncia que a patologização e a biologização, se fazem presentes hoje no cotidiano escolar, por meio de laudos generalistas, “rótulos”, que descrevem a situação de não aprendizagem e dos “comportamentos inadequados" dos alunos e sustenta que a medicalização tem causado um entorpecimento da criança no seu cotidiano escolar.