Navegando por Assunto "Qualidade (Educação)"
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- TeseAvaliação e acreditação no desenvolvimento da educação superior no Brasil(2015) Cardoso, Roberta MurielUm dos grandes desafios a ser enfrentado no âmbito da educação superior atualmente é o de atestar a qualidade das instituições de educação superior e seus cursos, buscando, por meio de processos de garantia de qualidade, internos e externos, repensar as ações institucionais, rever os procedimentos internos e oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas em educação. A avaliação e a acreditação, como instrumentos de garantia de qualidade, são campos abertos a amplo debate epistemológico e conceitual, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado com o objetivo de formar uma cultura de avaliação no País, para melhorar a qualidade da educação superior. A proposta desta tese foi discutir os processos de garantia de qualidade existentes no Brasil, especialmente o SINAES, verificando o que foi proposto e o que ocorre de fato no dia a dia das IES, discutindo em que medida estes processos contribuem para o desenvolvimento da educação superior no País. A pergunta central do trabalho é: Em que medida os processos de avaliação e acreditação, da forma como estão sendo executados, podem atestar a qualidade da educação superior no Brasil? Para responder à pergunta, foi realizada uma pesquisa caracterizada como analítica, de revisão e descritiva. Quanto aos meios, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que o que ocorre no Brasil atualmente é um processo burocrático de fiscalização e controle, com base em uma prática que não pode ser chamada de avaliação educativa, e por isso, não pode atestar a qualidade das instituições e seus cursos, por não contar com elementos de análise suficientes para tanto. Porém, foi feita uma ponderação sobre o fato de que os processos existentes, em certa medida, movimentam as instituições, trazendo alguma melhoria, por razões diversas. Constatou-se que o que dá fé pública da “qualidade” às instituições e aos cursos no Brasil são os Indicadores de Qualidade (CPC, IGC e ENADE), embora não estejam de acordo com a proposta do SINAES, que foi descaracterizada a partir da utilização destes indicadores. A contribuição que este estudo ofereceu foi a de mostrar que a proposta do SINAES, sistema planejado para o desenvolvimento da avaliação, não funcionou e que este fato prejudica as instituições de educação superior e, consequentemente, o desenvolvimento da educação no País.
- DissertaçãoO que não se diz e não se vê sobre o que se diz e vê: a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA(2014) Lusivo, Cláudia Milaré de ToledoÀ luz da teoria foucaultiana sobre relações de poder, cujos efeitos disciplinares e reguladores subjetivam os sujeitos, bem como da teoria da desigualdade social de Pierre Bourdieu, que desvenda os mecanismos que envolvem o sistema escolar e contribuem para a manutenção das propriedades de classes, esta pesquisa visa analisar a Avaliação Nacional da Alfabetização, inserida no cotidiano escolar como política pública, num contexto biopolítico. Tal pesquisa fomenta o questionamento sobre a relevância desta avaliação no processo de aprendizagem dos alunos e na construção qualitativa da educação escolar, assim como analisa essa avaliação como função de controle e regulação da vida do aluno para um fim capitalista, utilitarista e desigual, em um mundo globalizado, reforçando a distinção natural dos sujeitos pretendida pela burguesia. Foram realizadas análise documental e bibliográfica e observação do cotidiano escolar para reflexão do sistema de avaliação em larga escala instituído aos alunos do ensino fundamental, especificamente ao ciclo de alfabetização. A educação considerada na sociedade brasileira serviço de mercado e não bem público, favorece para que o papel do conhecimento tenha seu valor estratégico nas competências e habilidades competitivas e utilitaristas, desvinculando-se da matriz humanista, formativa e ética. A adoção de valores e interesses da classe dominante como referências para toda a população escolar pressupõe a reprodução social por meio da exclusão por dentro do sistema. Ao destacar a descentralização da oferta da educação básica, expõe-se o paradoxo da centralização do poder na esfera da União. Nesta pesquisa, considera-se o que os sujeitos produzem na sua ambiência social – habitus, a subjetivação e a dessubjetivação desses sujeitos a partir dos mecanismos do biopoder e as relações aí tecidas, buscando no cotidiano escolar, para além da reprodução, o que nele se cria, vislumbrando possibilidades no desmonte do cristalizado.
- DissertaçãoQualidade da educação superior no Brasil: duas perspectivas contraditórias(2012) Aranha, Élvio Franco de CamargoEste trabalho se desenvolve na linha de Pesquisas da Educação Superior, analisando indicadores de qualidade para esse segmento, e prospectando questões pertinentes aos referenciais que balizam o referido conceito entre duas principais vertentes previamente identificadas: a mercantilista/neoliberal e a humanista/social. Os instrumentos avaliativos utilizados na conceituação de qualidade na Educação Superior apontam para a adoção de sistemáticas e modelos oriundos das relações comuns ao mercado, que conflitam com premissas que se inserem na perspectiva humanista-social, acordadas em conferências internacionais, quais sejam CRES 2008 e CMES-UNESCO 1998; 2009. Nesse sentido, é realizada pesquisa bibliográfica em obras de autores que tratam da temática, dando-se ênfase ao material produzido por reconhecidos pesquisadores nessa área acadêmica que fundamentam o referencial teórico metodológico deste trabalho. Esta pesquisa permite uma análise crítico-descritiva, evidenciando a proximidade e a distância entre parâmetros utilizados como indicadores da qualidade na educação superior brasileira e internacional, com relação a parâmetros vinculados ao desenvolvimento humano e social em uma linha de pensamento, e as influências dos fenômenos da globalização neoliberal em outra, permitindo ao leitor uma reflexão sobre a construção desses indicadores. Na tarefa de identificar os elementos básicos formadores dos sistemas de avaliação institucional na educação brasileira contemporânea, é traçada uma linha cronológica para observância de fatos históricos que a impactaram desde o século XVI. Posteriormente, são pinçados parâmetros internacionais relacionados à realidade da América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos e da Europa, que influenciaram na formação dos indicadores hoje utilizados. Finalmente, os indicadores são questionados quanto à sua real natureza, origem e utilidade perante o que se pretende da educação brasileira.
- DissertaçãoQualidade total da empresa à escola: a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelo aluno estagiário do curso de desenho de projetos de mecânica da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes"(1999) Koritiake, Luiz AntonioEste estudo busca identificar a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelos alunos estagiários do curso de Desenho de Projetos de Mecânica da ETE "Fernando Prestes" - Sorocaba SP., sob os efeitos do movimento da Qualidade Total. O autor busca dar uma visão da Qualidade Total quanto à conceituação, o contexto histórico-evolutivo, as abordagens mais significativas e as características de um modelo de gerenciamento, com base nos trabalhos de alguns pioneiros da qualidade. São abordados alguns fatores que estão interferindo na reorganização das empresas e, como conseqûência, provocando transformações no mundo contemporâneo, onde a Qualidade Total passa a ser uma vantagem competitiva e uma forma de exclusão. Neste contexto, a educação passa a ser vista como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, político e social, sendo assim, o autor desenvolve um breve histórico do ensino profissionalizante no estado de São Paulo e no Brasil, analisando as influências do setor empresarial nos rumos da educação. Tendo como base entrevistas com alunos estagiários e com representantes de empresas é possível identificar um perfil desejado para os técnicos de Desenho de Projetos de Mecânica e é possível perceber a influência da Qualidade Total e suas implicações na formação de um profissional, possibilitando uma avaliação do papel da escola e da empresa neste processo.