Navegando por Assunto "Reaproveitamento (sobras, refugos, etc.)"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComércio de sucata ferrosa e possibilidade de reuso no município de Sorocaba - SP(2019) Ribeiro, EdsonO setor de construção civil, no Brasil é considerado um dos maiores gerador de resíduos sólidos, e tem investido em propostas de reciclagem e reutilização de materiais como alternativa para redução dos seus impactos ambientais. Entre os resíduos que podem ser reutilizados nas construções estão os metais, que normalmente são utilizados para reforço estrutural, esquadrias, portas, janelas, portões, grades, entre outras utilizações. Visto que em boa parte dos municípios, o comércio informal de sucatas acaba assumindo um papel importante na recolocação de parte desses resíduos no mercado, este trabalho procurou traçar um panorama do mercado de sucata na cidade de Sorocaba-SP, discutindo os aspectos técnicos do reuso de sucata ferrosa na construção civil, assim como suas tendências e possibilidades, na perspectiva do desenvolvimento sustentável regional. O estudo aponta que apesar do grande número de estabelecimentos que trabalham com sucata ferrosa, e de boa qualidade e variedade de materiais encontrados nestes estabelecimentos, seu reuso na construção civil ainda é pequeno e limitado pela falta de informações técnicas, e de preparo da mão-de-obra empregada no setor. Na perspectiva de melhorar a sustentabilidade da construção civil, o estudo sugere ações para maior aproximação dos profissionais da construção civil com o comércio de sucata ferrosa, conscientização da mão de obra e treinamentos técnicos para o reaproveitamento desse resíduo como matéria prima nos projetos e construções.
- DissertaçãoEstudo de aproveitamento de lodo proveniente do processo de reciclagem de aparas de polímero(2017) Ferreira, Odirlei AmaroO segmento de produtos fabricados com as aparas de polietileno é um ramo atrativo no ponto de vista de redução de custo para produtos de baixo valor agregado, como sacos de lixo reciclados. Para a eficiência deste processo de reciclagem, são necessários alguns processos mecânicos, como a lavagem de aparas os quais geram resíduos que remontam, em média, a 25.000 litros de lodo por mês ou 300.000 litros por ano. O trabalho investiga soluções para incorporação deste resíduo em massas de tijolos argilosos. Para tanto, foram preparados corpos de provas com um percentual de 0%, 5% e 10% em massa de lodo gerado na estação de tratamento de água (ETA) do processo de lavagem de aparas de polietileno. Os materiais de partida - lodo e argila foram caracterizados previamente através de ensaios de picnométria, difração de raio-X, termogravimétria e análise térmica diferencial (TG/DTA), fluorescência de raios-X (FRX), pH, umidade e granulometria a laser, além de ensaios específicos para atestar a qualidade da argila. Tijolos retangulares queimados a 950°C foram submetidos a ensaios de compressão e densidade relativa. Com base nos resultados de resistência à compressão, podemos afirmar que é viável a utilização do lodo incorporado nesses teores na confecção de tijolos cerâmicos.
- DissertaçãoGuia de educação ambiental unindo redução, reuso, reciclagem, arte e tecnologia(2021) Siqueira, Simone dos SantosEssa pesquisa descritiva qualitativa teve como propositura o desenvolvimento de material didático de educação ambiental a partir das experiências e resultados do Projeto Reciclarte aplicado em uma escola pública na cidade de Indaiatuba. Participaram do projeto alunos do ensino médio em parceria com jovens do Rotary Club de Indaiatuba, que foi também o grande apoiador entre outros como o COMDEMA e a UNISO. Com a finalidade de ir além da conscientização ambiental, através de ações com ideias na redução, reuso e reciclagem de embalagens que geralmente acabam indo para os aterros sanitários, nasceram nove temas trabalhados por grupos de dois à cinco alunos. Foram abordados os problemas dos descartes do óleo de cozinha usado com a ideia do ReciclÓleo para ser coletado em um container adaptado para PET com óleos e, após captado por pessoas autorizadas, serem levados para transformação em biocombustíveis; informações sobre os impactos dos lixões nos lençóis freáticos; produção de composteiras com cascas de frutas, legumes e verduras; ideias para utilização do chorume em água de reuso; reutilização de pneus em floreiras; produção de horta vertical com PET’s e palete; aproveitamento do lixo eletrônico; divulgação de como e onde encontrar os ecopontos fazendo a coleta seletiva do lixo seco e úmido; e informar sobre extinções de espécies como a importância das abelhas e a polinização na natureza. A pesquisa embasada neste projeto teve a fundamentação científica do relato histórico da educação ambiental no Brasil, juntamente com as leis dos resíduos sólidos e da própria educação escolar. No decorrer da pesquisa, é apresentada a arte da reciclagem e como ela é traduzida na educação ambiental, com movimentos artísticos conhecidos como arte reciclada, que, atualmente, inspira uma infinidade de criadores ao longo do mundo. O material didático ilustrado, produzido com objetivo de capacitar professores e gestores ambientais na aplicação de projetos de ação nas escolas e instituições, encontra-se no final desta pesquisa e tem a metodologia que foi aplicada para cada tema, exposições do trabalho das imagens do trabalho no shopping e museus da cidade, e a grata homenagem como um dos melhores projetos na educação em 2019, avaliado pela Fundação Lemann. Todos os trabalhos foram descritos de forma detalhada e a própria pesquisa fundamentada por autores de grande relevância na educação ambiental são citados para gerarem novos trabalhos com ideias, projetos e alternativas de soluções socioambientais sustentáveis.
- DissertaçãoUma proposta para aplicação de conceito de ecodesign e economia circular na indústria moveleira(2020) Mendes, Marcela LopesAs indústrias moveleiras há décadas estão em desenvolvimento crescente no Brasil, através de processo de extração da madeira por meio da silvicultura e a produção dos painéis em Fibras de Média Densidade (em inglês Medium Density Fiberboard) e Partículas de Média Densidade (em inglês Medium Density Partibleboard), esses termos serão vistos no decorrer do texto como MDF e MDP, o custo da produção de móveis ficou mais acessível justificando a tendência gradativa. O aumento do consumo consequentemente gera o aumento de resíduos. As indústrias moveleiras no Brasil em sua maioria são de pequeno e médio porte, muitas têm estrutura familiar e/ou processos pouco industrializados e com poucas informações sobre métodos sustentáveis de direcionar os resíduos. Este estudo tem como proposta apresentar uma alternativa para as indústrias moveleiras que diminuam o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto das sobras de chapa de madeira. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo com cinco industrias da região Sul e Sudeste do Brasil de pequeno e médio porte. A partir da observação do caso de sucesso em uma das empresas pesquisadas, que vem reutilizando resíduos na produção de novos produtos e da análise das necessidades e oportunidades vistas nas demais empresas, buscou-se construir um modelo de negócio com base nos conceitos de ecodesign e economia circular, resultando no desenvolvimento de um guia de estruturação de novo negócios para ser aplicado em outras indústrias do setor, com potencial para reduzir os problemas ambientais destas empresas, aumentar a lucratividade e gerar novos postos de trabalho no setor. Ideias criativas, design inovador, baixo custo de produção, produtos acessíveis ao consumidor final, oportunidade de abertura de novos negócios são as vantagens identificadas no modelo de negócio proposto neste estudo com base no ecodesign e economia circular. A aplicação da proposta vai além dos benefícios aos empresários, é um novo olhar para o mundo, é pensar de forma holística e entender que qualquer ação seja pequena ou grande pode transformar o ambiente em lugar melhor.